Mais de 300 educadores participam de formação do NEO Brasil  
 
 

Instrutores da Cesar School prontos para formação. Professores e equipes do NEO e da Cesar School no início das atividades de capacitação. Modernas instalações são marca da CESAR School. Professores sendo capacitados para integrarem ao ambiente escolar as necessidades da nova economia.

As ações do NEO Brasil foram iniciadas em maio,  com a Capacitação em Educação 3.0, desenvolvida e implementada pela  CESAR School  para 350 educadores das escolas de educação profissional da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEEPE) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Combinando períodos de formação e de acompanhamento que se estenderão até 2019,  a capacitação visa  auxiliar os educadores a lidarem com os desafios inerentes aos novos contextos e arranjos de aprendizagem, tornando-os aptos a prepararem os jovens para a realidade de um mundo digital e imediatista. A capacitação busca ainda que os educadores possam adequar os processos de ensino-aprendizagem para os cenários futuros esperados, com ações sistemáticas de planejamento e a implementação de novas metodologias e estratégias didáticas.


 

O papo é sobre os desafios dos novos contextos da aprendizagem.

 

Atividade em busca dos novos processos de ensino-aprendizagem.

Um Manual Pedagógico foi desenvolvido pelos especialistas da CESAR School para orientar os educadores que irão atuar como multiplicadores  na disseminação da Capacitação em Educaçao 3.0 em toda a rede de ensino de ambas as instituições.

A CESAR School é membro Colaborador  da Aliança NEO Brasil e integra o Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, que conta com mais de 200 empresas, que estão conectadas a centenas de outras entidades em todo o mundo.


 

Cenário prevê ações de planejamento, novos métodos e estratégia didática.

  Educadores vivenciam processos de ensino-aprendizagem.

“Tenho certeza de que somando a renomada experiência do CESAR com a reconhecida capacidade da SEEPE e do SENAI de implementarem mudanças estruturais de referência nacional, o legado do NEO será sem dúvida uma referência internacional de inovação”, afirmou a coordenadora do NEO no Brasil, Neylar Lins, na abertura da capacitação da primeira turma.

Já para a analista de educação do SENAI Pernambuco, Andrea Ramos, a sua experiência como participante da Capacitação em Educação 3.0 promovida pela CESAR School, no contexto do NEO Brasil, é inovadora e importante. “Desde a vivência no espaço pedagógico criativo até a interação com os jovens facilitadores, passando pelas inovadoras estratégias e ferramentas pedagógicas, todo o processo de capacitação dado pela CESAR School faz toda a diferença, tira o educador da zona de conforto e lhe prepara para experimentar o novo na sala de aula”, disse.

Para a coordenadora de Biblioteca da Escola Técnica Lucilo Ávila Pessoa, em Recife, Lucinda Pessoa, o projeto que será implementado após a capacitação é “a revitalização de um espaço escolar, criando a Praça da Poesia”. Entre os meses de maio e junho foram capacitadas quatro turmas de 25 educadores das escolas de educação profissional da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEEPE-PE) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

“Ao mostrar as ferramentas hoje já disponíveis, temos mais vontade de aprender e aprofundar. Além do mais, ter esses momentos de partilha e colaboração entre os professores é muito importante. Nossa rede fica mais fortalecida”, destacou a professora de Administração da Escola Técnica Estadual José de Alencar Gomes da Silva, do município de Paulista-PE, Helen Alves.

De acordo com a diretora do Instituto Aliança, Agência Executora do NEO no Brasil, Adenil Vieira, “o CESAR tem reconhecimento internacional na área de tecnologia e é considerado uma ilha de excelência no país e no mundo. Estamos felizes de tê-los como parceiros, pois o que aprendemos com eles agrega valor ao nosso trabalho e indiretamente qualifica a formação dos nossos jovens”.

 

Neylar, do NEO, acredita na inovação como alavanca pedagógica.

 

Lucinda exibe seu projeto para criação de uma praça da poesia.


 

Professora Helen sente-se fortalecida com as trocas entre colegas.

 

Mesa com papéis, cadernos, canetas, post-its e ideias: tudo junto.

Pausa para a foto na CESAR School, endereço onde 350 educadores serão capacitados na metodologia Educação 3.0.

CESAR School é parte do Porto Digital, no Recife, e integra uma ilha de inovação e tecnologia em benefício do conhecimento.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br