Instituto Aliança marca presença no XIX Encontro Internacional Virtual Educa

 
   
 

Apresentação cultural no Virtual Educa. Secretário de Educação, Walter Pinheiro, e o Superintendente da SUPROT, Durval Libânio, na abertura dos trabalhos.

O Instituto Aliança participou do XIX Encontro Internacional ‘Virtual Educa 2018’, realizado em Salvador-BA, entre 5 e 8 de junho, no Centro de Formação e Eventos da Secretaria da Educação do Estado Isaías Alves (antigo ICEIA), no bairro do Barbalho. Considerado um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologia aplicadas à educação, o Virtual Educa reuniu representantes de vários países e promoveu o debate, ações e experiências exitosas no campo educacional do Brasil, da América Latina, da África e do Caribe.

Com o tema “Educação para transformar a sociedade em um espaço multicultural único”, a 19ª edição do Encontro teve sua abertura oficial realizada no dia 4 de junho, no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, com a presença do governador Rui Costa, do secretário de Educação do Estado, Walter Pinheiro, e do secretário-geral do Virtual Educa, José Maria Antón.

 
Equipe do IA e SEC nas novas instalações do ICEIA, após apresentação do trabalho.   Solange Leite (IA) e alunos, professores e gestores das escolas com cursos de alternância.

“Será uma semana inteira de troca de experiências entre educadores de vários países. Nós temos que conhecer aspectos positivos da educação. Aquela escola em que o professor ficava de costas para os alunos, escrevendo no quadro, já foi embora. É preciso mais interação, outras formas de comunicação e acesso. Quanto mais intercâmbio e trocas nós fizermos, mais chances temos de acertar e inovar na educação”, afirmou o governador Rui Costa.

A programação contou com conferências, oficinas, uma programação voltada ao público juvenil, além de diversos fóruns que debateram, entre outros, temas como desenvolvimento tecnológico, inclusão, formação, educação superior, educadores para a era digital e pesquisa, desenvolvimento e inovação. Durante os quatro dias foram apresentados trabalhos acadêmicos de educadores, estudantes e outros profissionais da educação, além de palestras de escritores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros envolvendo a temática da educação no século XXI e sua interface com a inclusão, a diversidade, o meio ambiente, a inovação, a tecnologia e a formação docente.

O secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro, destacou que a realização do evento na Bahia marca a expansão do novo padrão pedagógico da educação no Estado. “Agora em junho, entregaremos acesso à internet banda larga em todas as nossas escolas. Hoje já temos 434 pontos no Estado, levamos a educação para lugares remotos. Essas ações representam o uso da tecnologia para expandir a ferramenta tecnológica, mas, ao mesmo tempo, para expandir todo um novo conceito pedagógico de uma nova escola. Isso é o Virtual Educa. Isso é o desafio do Programa Educar para Transformar, pautado pelo governador Rui Costa”, disse Pinheiro. E completou: “Queremos aprender com as experiências de fora e disponibilizar as nossas aqui da Bahia como a cobertura com fibra óptica em todas as escolas de Salvador e a interligação de 434 pontos do Estado onde temos a chegada da educação via satélite. Este é um espaço de integração de conhecimentos”.

 
Wendell Machado apresentando artigo sobre a parceria IA-SUPROT no Painel “Educação ao Longo da Vida”.   Participante do painel realizando pergunta aos representantes das experiências apresentadas no painel “Educação ao Longo da Vida”.

IA no Virtual Educa - O Instituto Aliança teve duas importantes participações no Virtual Educa. A primeira, integrando o fórum “Educação ao Longo da Vida”, com a apresentação da experiência desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica (SUPROT), com o artigo publicado em coautoria, de Ilma Oliveira e Wendell Machado, intitulado “Projeto de Vida e Mundo do Trabalho: competências socioemocionais na rede de Educação Profissional Pública da Bahia”. A apresentação destacou o percurso realizado no projeto piloto, a partir de 2017, com a universalização das disciplinas para toda a rede de educação profissional.

A outra participação do IA ocorreu no âmbito Projeto de Implantação da Pedagogia da Alternância em 13 unidades escolares com oferta de educação profissional de nível médio, contribuindo para uma melhor e mais completa formação dos alunos dessas unidades, jovens e adultos agricultores/as familiares, oportunizando a continuidade do percurso formativo e ampliando suas possibilidades de inserção social e profissional. O relato da experiência foi feito por um grupo de gestores, professores e alunos das escolas de Santo Amaro, Ipiaú, Wagner, Arataca, Prado e Medeiros Neto.

De acordo com o Superintendente da Educação Profissional, Durval Libânio, o Virtual Educa oportunizou o conhecimento de novas práticas no campo educacional. “A participação no Virtual Educa possibilitou o compartilhamento de práticas já realizadas na Rede, a exemplo das duas experiências apresentadas pela parceria SUPROT/IA no trabalho voltado ao desenvolvimento de competências socioemocionais com os estudantes”, ressaltou.

Participantes internacionais em momento cultural.

Visão panorâmica do auditório onde se realizaram as conferências do Virtual Educa.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br