Grupos de mulheres de Itapemirim, no Espírito Santo, relatam suas histórias de sonhos e conquistas em livro

 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Em clima de comemoração, o lançamento do livro “Rumos da vida: histórias de sonhos, escolhas e superação” foi um sucesso.

Gerar oportunidades econômicas para mulheres no Espírito Santo, capacitando-as e inserindo-as no mercado de trabalho, através do desenvolvimento de pequenos negócios. Assim pode ser definido o Projeto de Inclusão Comunitária, patrocinado pela Chevron e desenvolvido pelo Instituto Aliança, em comunidades do município de Itapemirim. Os resultados deste trabalho e as histórias de transformação e conquistas poderão ser conferidos agora no livro "Rumos da vida: histórias de sonhos, escolhas e superação", lançado em Itapemirim, no dia 21 de março, no auditório da Universidade Aberta do Brasil.

O livro, fruto de uma parceria entre a Chevron e o Museu da Pessoa, compartilha com os leitores, as trajetórias de vida de participantes dos projetos sociais desenvolvidos pela Chevron. Ao longo de 125 páginas e 47 histórias, a obra traz recortes de momentos importantes na vida de mulheres integrantes do Projeto Inclusão Comunitária e de outros apoiados pela Chevron Brasil, a partir de seus próprios relatos de sonhos e superação.

 

 
Luciana de Souza Oliveira, integrante do Grupo Delícias de Graúna, uma das personagens do livro.   Momento especial para Andreia Souza de Oliveira Rosário, integrante do Grupo Delícias de Graúna, autografando seu primeiro livro.

O Museu da Pessoa, parceiro executor do Projeto do livro, tem como objetivo democratizar a construção da memória social por meio da valorização de histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade. Todo material coletado por eles através da técnica da história de vida é organizado e disseminado por meio de produtos culturais como livros, exposições, documentários, sites, etc., contribuindo com a difusão das memórias individuais e coletivas.

O lançamento contou com a participação das integrantes dos grupos produtivos de Itapemirim e seus familiares e da equipe do Instituto Aliança - a Diretora, Solange Leite, o Coordenador de Projetos, Tadeu Mucazel, e Síntia Câmara, Coordenadora Local. A Chevron Brasil Petróleo foi representada por Lia Blower, Gerente de Comunicação e Responsabilidade Social, e a Petrobras, que também patrocina o Inclusão Comunitária, por Juliane Aguilar de Castro Alves e Silvana Fontana Carneiro Inocêncio. O Prefeito de Itapemirim, Dr. Luciano Paiva, também esteve presente, acompanhado dos secretários municipais Zildo Baiense, de Assistência Social e Governo, Gedson Alves, de Comunicação, e José Arthur Marchiori, da Pesca, além da Subsecretária de Defesa Social, Márcia Ambrósio. A Prefeitura de Marataízes também compareceu, sendo representada pela Secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho, Angelina Faria. Também prestigiaram o evento Olga Silva Semprini, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), e Jorge Viana, Presidente da APEDI – Associação dos Pescadores e Armadores de Rede do Distrito de Itaipava.

 
Mulheres do Projeto de Inclusão Comunitária.

  Equipe do Instituto Aliança ao lado de Lia Blower – Chevron e Olga Silva Semprini – SENAR.

Durante o lançamento, Lia Blower parabenizou as mulheres pela dedicação ao Projeto, pela garra e pelo comprometimento: "O livro representa a valorização e a importância do trabalho de vocês. É um orgulho para a Chevron fazer parte desta história". Ela destacou ainda que a iniciativa demonstra um dos valores da Chevron de apoiar de forma permanente os países e as comunidades onde a empresa opera.

"Cada história é única. O livro 'Rumos da vida: histórias de sonhos, escolhas e superação', conta da força de vontade, da persistência, do caminho percorrido, do encontro com o projeto e dos sonhos e esperanças deste povo de Itapemirim", destaca Márcia Prezza, Colaboradora de Formação do Museu da Pessoa. "O livro é a garantia de que as histórias de vocês servirão de inspiração e incentivo para que outras mulheres tenham esperança e acreditem em si mesmas", complementou.

Solange Leite, coordenadora do Projeto, destacou o valor das mulheres do município: "As mulheres de Itapemirim são tão importantes, que estão contando suas histórias para o mundo. Agora têm que continuar sonhando e buscando, e a administração municipal declarou que está pronta para apoiar. Precisamos continuar confiando em nosso trabalho".

 

 
Luseni da Silva Santana, do grupo UNICOST, recebe autógrafo de Márcia Prezza, do Museu da Pessoa.
  Livro "Rumos da vida: histórias de sonhos, escolhas e superação".

O Prefeito de Itapemirim, Dr. Luciano Paiva, recebeu das mãos de Lia Blower e de Luciana Souza de Oliveira e Daiana Santos de Souza, personagens do livro, o primeiro exemplar autografado por todas as mulheres, que, com suas histórias, contribuíram para a construção da publicação. "É com muita honra e carinho que recebo este livro e garanto a todas vocês: o município de Itapemirim se orgulha por ter mulheres tão batalhadoras e guerreiras e se compromete a continuar dando todo apoio ao Projeto de Inclusão Comunitária", disse o Chefe do Executivo.

Encerrando o evento, os livros foram distribuídos para todos os presentes, que puderam, de forma descontraída e informal, conversar com as itapemirinenses, personagens do livro, conhecer mais sobre o Projeto de Inclusão Comunitária e autografar seus exemplares. O livro será distribuído também nas escolas públicas, instituições de cultura e bibliotecas de todo o país.

 

Mulheres do Projeto de Inclusão Comunitária esbanjando felicidade ao lado de seus familiares e de
Lia Blower.

 

 
 
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Frederico Simões, nº 153, Edf. Orlando Gomes, sala 1009 – Salvador, Bahia, Brasil. Cep 41.820-774 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br