Instituto Aliança recebe o Prêmio do Global Best Awards para a América do Sul

 
   

A aliança intersetorial construída pelo Instituto Aliança (IA), no Ceará, para dar escala ao programa Com.Domínio Digital (CDD) e transformá-lo posteriormente em política pública recebeu o Global Best Awards. Outorgado pela International Education Business Partnership Network (IPN), a cada dois anos, o prêmio busca valorizar as melhores experiências de parcerias do mundo em diversas categorias e temas em seis regiões geográficas: África, Ásia, Austrália/Oceania, Europa, América do Norte e América do Sul.

Selecionado na categoria "Parcerias no Desenvolvimento de Competências para a Empregabilidade Juvenil" na América do Sul, o Instituto Aliança, junto com a SEDUC Ceará e uma plataforma de parceiros, vem transformando, há seis anos, a metodologia do CDD de desenvolvimento de competências pessoais, sociais e produtivas (competências não cognitivas) em política pública na rede de ensino médio do estado, nas escolas regulares e profissionais.

 
 


O foco tem sido a capacitação de professores da rede na metodologia do IA, que estimula nos jovens a construção dos seus projetos de vida e planos de carreira, assim como a sua preparação para o mundo do trabalho. É objetivo da parceria criar na rede uma capacidade instalada nos professores, para que possam desenvolver, nos jovens, habilidades para a vida e para o trabalho. Além da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, são parceiros dessa iniciativa a International Youth Foundation, o Instituto Walmart, a Fundação SES, a World Education e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, cada um contribuindo com suas forças e possibilidades para o êxito da experiência e em favor de uma educação pública de ensino médio mais focada na realidade e necessidade do jovem.

 
Equipe do IPN : Val Caldwell, gerente de Marketing, Alex Backwood, CEO, e Jane Douglas, gerente administrativa e financeira
  Vencedores do Global Best Awards do IPN 2012 em Durban.

Para Eveline Corrêa, coordenadora pedagógica regional do IA e responsável pela parceria no Ceará, o prêmio é fruto de sementes plantadas, regadas e cuidadas há muito tempo e por muitas mãos. Segundo Eveline, ele sinaliza que o Instituto está no caminho certo. Para Maurício Holanda Maia, Secretário de Educação do Estado do Ceará, o reconhecimento também é resultado da confiança mútua e do trabalho dedicado. Juan Rojas, da Fundação SES, considera que o prêmio foi bem merecido pela qualidade da atuação do IA em relação à questão da empregabilidade juvenil e seu empenho em incidir nas políticas públicas de educação. Juan parabeniza também a participação da SEDUC. "Sem dúvida, a originalidade da intervenção, integrada no currículo do ensino médio, e da parceria com a Secretaria de Educação do Ceará garantiram o sucesso dessa premiação", afirmou Marcelo Alfaro, Oficial de Educação do BID Brasil. "É um privilégio para nós apoiar, documentar e, mais importante, aprender com essa experiência", completou. Para o Instituto Walmart, é uma honra apoiar, no Ceará, essa iniciativa tão inovadora e relevante para o avanço do Ensino Médio no Brasil", concluiu Adriana Mariano, gerente do Instituto.

Os vencedores de cada categoria das seis regiões geográficas do globo receberão seus prêmios na 12ª Conferência Internacional de Parceiros para Educação e Negócios, a ser realizada no Thon City Centre em Bruxelas, de 10 a 12 de setembro de 2014.


 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Frederico Simões, nº 153, Ed. Orlando Gomes, sala 1009 – Salvador, Bahia, Brasil. Cep 41.820-774 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br