Projeto de Inclusão Comunitária é finalista do 5º Prêmio Objetivos do Milênio Brasil

 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Solange Leite, Daiane W. Santos e Luana Braga, representantes do Projeto de Inclusão Comunitária, no 5º Prêmio ODM Brasil. Daiane Santos e o Prefeito de Cachoeiro de Itapemirim com sua equipe. Solange Leite e Daiane Santos durante a mostra de boas práticas de ODMs. Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Marcelo Neri, no painel Diálogos sobre os ODMs.

Representantes do Projeto de Inclusão Comunitária, desenvolvido em Itapemirim (ES) pelo Instituto Aliança, em parceria com a Chevron Brasil Petróleo e, até setembro de 2013, a Petrobras, participaram no dia 23 de maio, em Brasília (DF), da entrega do 5º Prêmio ODM Brasil, que reconheceu as melhores práticas de gestão municipal e de organizações da sociedade civil que contribuíram para o alcance das Metas do Milênio, a melhoria da qualidade de vida da população e as transformações sociais do país.

Durante a cerimônia de premiação, que contou com a presença da Presidenta Dilma Roussef, Solange Leite, diretora do Instituto Aliança e coordenadora geral do projeto, recebeu das mãos do Secretário Nacional de Relações Político-Sociais e coordenador do Prêmio ODM Brasil, Wagner Caetano, a placa que certifica a organização como finalista da 5ª Edição do Prêmio. O Projeto de Inclusão Comunitária ficou entre os 60 finalistas de todo o país. Ao todo foram 1.090 práticas inscritas. Do Espírito Santo, além da equipe do Projeto de Inclusão Comunitária, participou da premiação o Prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione, que recebeu o troféu pelo Programa de Formalização dos Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual.

 
Wagner Caetano e Solange Leite.   Gilberto Carvalho, Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, durante a abertura da Arena da Participação Social.

Representando as mulheres participantes do Projeto de Inclusão Comunitária, esteve no evento Daiane W. Santos, integrante da Associação das Mulheres Produtivas de Bom Será – Grupo Moda Bom Será. "É muito importante para a gente esse reconhecimento. Estou muito feliz de estar aqui representando mulheres guerreiras e batalhadoras que fazem parte do projeto de Inclusão Comunitária, pelo qual tenho muito carinho e respeito. Sempre agradeço pela oportunidade de crescer como pessoa e como profissional", salientou Daiane.

A cerimônia de premiação fez parte do encerramento da Arena da Participação Social, evento promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, que teve início no dia 21 de maio e reuniu representantes de organizações da sociedade civil, gestores públicos, especialistas e convidados internacionais para dialogar sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) e a Construção da Agenda Pós-2015. Além do 5º Prêmio ODM, fizeram parte da programação da Arena painéis sobre os avanços dos ODMs no Brasil, oficinas e mostra de projetos, assim como debates sobre as perspectivas para a formulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 
Durante a mostra de boas práticas de ODMs, foram distribuídos materiais gráficos do Projeto.   Solange Leite apresentando o Projeto de Inclusão Comunitária.

Desde 2011, o Projeto de Inclusão Comunitária tem mobilizado grupos de mulheres que desenvolvem atividades voltadas para áreas produtivas, estimulando a geração de trabalho e renda, além de promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres. Cento e cinquenta e sete mulheres foram capacitadas através do apoio a três associações produtivas: a Associação das Mulheres Produtivas de Bom Será - Moda Bom Será (de confecção artesanal com aplicações e bordados em tecido); a Associação das Mulheres Produtivas de Artemis - UNICOST (de confecção de camisas, moda praia e bolsas com tecidos e plástico, além de roupas para proteção de pescadores, a partir de oleado); e a Associação das Mulheres Produtivas de Itaipava - Águia de Saneantes (de produção de sabão em barra utilizando óleo de cozinha reciclado e outros produtos de limpeza, como desinfetante, sabão e sabonete líquido, aromatizantes, etc.). Além das três associações produtivas apoiadas pelo Inclusão Comunitária, um novo grupo foi formado, o Cia. do Salgado, que fabrica salgadinhos para festas e congelados.

Para Solange Leite, é uma honra para o Instituto Aliança ver seu trabalho reconhecido nacionalmente: "O Projeto de Inclusão Comunitária investe na qualificação técnica, gerencial e relacional de mulheres para que tenham acesso ao trabalho e renda, condição fundamental para a superação da pobreza e redução das desigualdades sociais. Daí sua colaboração com ODMs como 'Acabar com a fome e a miséria' e 'Igualdade entre os sexos e valorização da mulher'". Solange explica que também faz parte das estratégias do projeto a articulação entre os diferentes atores e a operação das associações com base na economia solidária, com práticas de produção, comercialização e consumo, baseadas na cooperação, igualdade, autogestão e respeito ao ser humano e ao meio ambiente. Ou seja, o objetivo "Todos juntos pelo desenvolvimento" faz parte do seu DNA.

Certificado.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Frederico Simões, nº 153, Ed. Orlando Gomes, sala 1009 – Salvador, Bahia, Brasil. Cep 41.820-774 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br