Projeto Inclusão Comunitária desenvolve e implanta o Sistema Informatizado de Gestão de Empreendimentos Solidários

 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Seminário de apresentação do SIGES para as integrantes dos grupos produtivos. Capacitação do grupo Moda Bom Será realizada pelos integrantes do IA, Micaías Paiva e Naiara Camões. O grupo Águia de Saneantes acessa o SIGES pelo computador e por meio do aplicativo do aparelho celular.

O Projeto Inclusão Comunitária, executado pelo Instituto Aliança (IA), com o apoio da Chevron Brasil, em Itapemirim, no Espírito Santo, desenvolveu um Sistema Informatizado de Gestão de Empreendimentos Solidários (SIGES), que está sendo utilizado desde março para registro de toda comercialização e faturamento dos cinco grupos produtivos de mulheres apoiados.

O SIGES pode ser acessado pelo endereço www.siges.pic.org.br ou em plataforma mobile (já disponível para IOS e Android), possibilitando o cadastro e acompanhamento on-line de produtos, clientes e vendas. A ferramenta possibilitará o registro seguro e transparente das informações de comercialização e faturamento dos grupos, além de estimular o uso de tecnologia e consolidar os aprendizados relacionados à gestão administrativa e financeira, fatores fundamentais para o crescimento e sustentabilidade desses empreendimentos.

Na semana de 17 a 20 de março, a coordenação do Projeto realizou oficinas de capacitação para uso do SIGES, garantindo a sua imediata implantação. No primeiro dia, ocorreu uma apresentação do Sistema para todas as mulheres integrantes dos grupos. A partir do segundo dia, foi estabelecido um cronograma de capacitação mais aprofundado com pelo menos duas representantes de cada grupo. Os grupos produtivos também receberão computadores e impressoras para poder acessar o Sistema.

"Ao longo das atividades, as mulheres participantes do Projeto demonstraram muito entusiasmo e receptividade em relação à nova ferramenta. Apesar de algumas dificuldades iniciais com o uso da tecnologia, logo todas perceberam que o SIGES era de fácil manuseio e com uma linguagem simples. O uso do Sistema pelo celular também despertou muito interesse e curiosidade. Logo todas estavam cadastrando seus produtos e simulando vendas e controles", explica a coordenadora local Luana Braga.

"Isso será muito bom, agora tudo vai ficar bem organizado. Gostei muito, não é difícil mexer", comentou Rejane de Souza, integrante do grupo Moda Bom Será. Maria José, 72 anos, também integrante do projeto, conta: "Pensei que fosse mais difícil, mas eu consegui usar no celular, estou muito feliz!”.

O Projeto Inclusão Comunitária visa ampliar a inserção social e produtiva de mulheres e jovens do município de Itapemirim, por meio da sua formação pessoal e social e da qualificação profissional contextualizada às oportunidades de trabalho e renda existentes no próprio local onde vivem. Em três anos atuando no município, o projeto já beneficiou mais de 150 mulheres.

Integrantes dos grupos produtivos e equipe técnica do Projeto Inclusão Comunitária – ES.

 

 

 

 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Frederico Simões, nº 153, Ed. Orlando Gomes, sala 1009 – Salvador, Bahia, Brasil. Cep 41.820-774 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br