Projeto de Sustentabilidade ATER realiza cadastro de unidades produtivas  
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
A técnica Simone Oliveira realiza a medição de georreferenciamento na propriedade do agricultor João Oliveira. A primeira etapa da realização do CEFIR é o levantamento de dados cadastrais dos agricultores e da sua propriedade. Técnica Simone Oliveira, do IA, com o casal de agricultores João Oliveira e Maria Anita Oliveira.

O Projeto Sustentabilidade ATER iniciou as atividades do seu segundo ano em abril de 2017, com a realização do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais - CEFIR para 720 Unidades Produtivas Familiares. O Projeto, executado pelo Instituto Aliança, acontece em seis municípios do Extremo Sul baiano: Prado, Itamaraju, Alcobaça, Ibirapoã, Jucuruçu e Teixeira de Freitas.

O CEFIR é obrigatório para todos os imóveis rurais e, em breve, será condição para acesso a qualquer das políticas públicas direcionadas para a agricultura familiar. Até agosto deste ano, técnicos do Instituto Aliança estarão em campo coletando informações, documentos e realizando o georreferenciamento de cada propriedade rural selecionada pelo Projeto. As informações serão lançadas no Sistema de Cadastro Ambiental Rural – SICAR, gerando o Certificado do CEFIR.

Os dados coletados pelos técnicos formarão, ainda, uma base de dados que servirá para o controle do desmatamento florestal, degradação do solo e proteção das Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal, além de auxiliar o produtor rural no melhor planejamento da propriedade.

A engenheira agrônoma Simone Oliveira, técnica do Instituto Aliança, explica que, “com a realização do CEFIR, o Estado vai passar a ter um banco de informações das propriedades rurais, objetivando a regularização ambiental (área de reserva legal, APP, nascentes) dessas propriedades, auxiliando a política de recursos hídricos e também ajudando o produtor a planejar melhor a sua propriedade”. A agricultora Gilcimar P. Lima, da comunidade de Pontinha 2, município de Prado, destaca a fundamental importância do cadastro e seu impacto no meio ambiente da região: “Entendo que este cadastro irá proteger as matas e as águas da nossa região, que estão acabando”.

O Projeto Sustentabilidade ATER é resultado de uma Chamada Pública realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia e tem ações previstas até março de 2019 no Extremo Sul baiano.


O Programa Capacitação de Educadores nas unidades curriculares Projeto de Vida e Mundo do Trabalho das EEEPs e o Núcleo de Trabalho, Pesquisas e Práticas Sociais -NTPPS são apoiados por uma plataforma de parceiros estratégicos entre os quais a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, a Walmart Foundation e o Instituto Walmart, com a parceria técnica do Instituto Aliança.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br