Projeto Gerações Futuras capacita profissionais e adolescentes em MG e RN  
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Grupo de adolescentes de João Câmara, em formação. Renato Fragoso (CPFL), Janielle Linhares (Turismo/SMG), Graça Gadelha (IA), Nivaldo Oliveira (Educação/SMG) e Otoniel Baracho (CMDCA/SMG) na abertura da capacitação de São Miguel do Gostoso/RN. Profissionais de Parazinho na 1ª formação. Graça Gadelha (IA) e Renato Fragoso (CPFL) na abertura da capacitação de João Câmara/RN.

Entre os meses de abril e maio, a equipe do Instituto Aliança, por meio do Projeto Gerações Futuras, uma das iniciativas do Programa Raízes, desenvolvido pela CPFL Renováveis, realizou o I Ciclo de Capacitação dos Profissionais e dos Adolescentes nos municípios de Unaí (MG), João Câmara, Parazinho e São Miguel do Gostoso (RN). Foram oito eventos realizados, sendo quatro voltados para profissionais e quatro para adolescentes.

A capacitação dos profissionais totalizou 24 horas e teve como ponto de partida a apresentação dos principais resultados do Diagnóstico Situacional da Criança e Adolescente de cada município, com destaque para a identificação das potencialidades e dos pontos de melhoria em cada território.

 
Renato Fragoso (CPFL) faz apresentação para participantes da capacitação de São Miguel do Gostoso/RN.   Capacitação dos profissionais da Rede de Proteção de João Câmara/RN.

Com a utilização de metodologia participativa – sob a coordenação de Graça Gadelha e Sandra Santos, da equipe do Instituto Aliança - foram abordados temas relacionados à garantia dos direitos de crianças e adolescentes na perspectiva do fortalecimento das redes locais, com foco no aprofundamento dos seguintes tópicos: Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes; Sistema de Garantia de Direitos; Redes de Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes; Atendimento a crianças e adolescentes em situação de violência sexual e Participação e Protagonismo.

No município de Unaí-MG, a capacitação dos profissionais ocorreu entre 17 e 20 de abril, no auditório do Sebrae, e contou com a participação de 59 integrantes da Rede de Proteção a Crianças e Adolescentes do município, além do prefeito, José Gomes Branquinho, da secretária da Assistência Social, Claudia Oliveira, e dos representantes da CPFL e da Transforma Aí, Renato Fragoso e Rafael Ferreira, respectivamente. “A capacitação foi excelente e me deu mais segurança para o meu trabalho no dia a dia. Já estou colocando os conteúdos na minha prática”, garantiu a secretária da Assistência Social.

No município de João Câmara-RN, a ação ocorreu entre os dias 10 e 12 de maio, no Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFRN. Participaram 45 profissionais e atores estratégicos locais, além do prefeito, Maurício Caetano, e dos secretários municipais Ozélia Medeiros (Secretaria Municipal de Trabalho e Habitação e Assistência Social), Manoel Bernardo (Saúde), Silvano Carlos (Educação), Gean Carlos (Esporte) e Benedito Alves (Cultura). Também estiveram presentes a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Rosimeire Câmara, e Aílton Dias, representante do Conselho Tutelar; a promotora Sandra Angélica, da Coordenadoria das Promotorias de Justiça da Infância do MPRN; Renato Fragoso, representante da CPFL Renováveis, Samuel Protetti e Felipe Raposo (ambos representando a Transforma Aí); Diogo Vallim e Fernando Assad (convidados da CPFL e representantes da Giral); e a vereadora Kelly Cristina.

Em São Miguel do Gostoso, a capacitação ocorreu entre 8 e 10 de maio, nos auditórios do Centro Municipal de Cultura e da Câmara de Vereadores. Contou com a participação de 19 profissionais da Rede de Proteção e de autoridades locais, como os secretários da Educação, Nivaldo Batista, e do Turismo, Janielly Linhares. Também esteve presente o presidente do CMDCA, Otoniel de Sousa Barracho.

“Para mim e meus colegas do Conselho Tutelar, esta capacitação foi importante porque nos ajudou no esclarecimento de dúvidas que tínhamos. Certamente contribuirá para o 'agir certo' quando surgirem as situações. Só tenho a agradecer e já estamos esperando para dar continuidade”, celebrou Eva Carolina, conselheira tutelar de São Miguel do Gostoso.

No município de Parazinho-RN, a capacitação ocorreu nos dias 4, 5 e 12 de maio, na Escola Estadual Senador Jesse Pinto Freire e no Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFRN. Participaram 29 profissionais e atores estratégicos, além das autoridades locais: Eriberto Freire, Secretário de Habitação e Assistência Social, e Geyber Miranda, Secretário de Meio Ambiente.

“A capacitação foi fantástica. Momento de muita aprendizagem e enriquecimento profissional. Com certeza, o que aprendemos será de fundamental importância para nossas ações e também para a resolução de questões que chegam até nosso ambiente de trabalho”, declarou Maraíza Venâncio, assistente social do CRAS de Parazinho.

Uma estratégia importante do Projeto Gerações Futuras é a participação de adolescentes de cada município no planejamento e realização de uma campanha de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, junto com os profissionais da Rede de Proteção que estão sendo capacitados. Também está previsto que os adolescentes tenham um papel protagônico na sensibilização de suas próprias famílias e amigos em relação aos temas do projeto.

 
Adolescentes de São Miguel do Gostoso/RN preparam Memorial durante a capacitação.   Formadora Ana Claudia Machado facilita atividade na 1ª capacitação de adolescentes de São Miguel do Gostoso/RN.

Realizada com uma metodologia participativa e vivencial, em formato de oficina, a capacitação dos adolescentes, neste primeiro ciclo, teve 08 horas de duração para cada grupo. A primeira oficina aconteceu em Unaí (MG) no dia 18 de abril, com a presença de 25 adolescentes, coordenada por Andréa Righi, formadora da equipe do Instituto Aliança. No Rio Grande do Norte, ocorreu no período de 08 a 12 de maio, sob a coordenação de Ana Cláudia Machado e Glaucia Luz, com a presença de 19 jovens em São Miguel do Gostoso, 20 em João Câmara e 23 em Parazinho.

 
Grupo de adolescentes de João Câmara/RN com Ana Claudia Machado e Glaucia Luz, formadoras do IA.   Adolescentes do grupo de São Miguel do Gostoso/RN.

Além da boa adesão à proposta do Projeto e engajamento com as ações futuras a serem realizadas, os adolescentes ampliaram a percepção e a identificação das vulnerabilidades existentes, especialmente a ocorrência de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes nos municípios, como expresso por Remilly Michelly, de 16 anos, de João Câmara: "Tem muitos homens que vêm de fora que acabam cometendo a violência sexual... eles passam de carro e ficam mexendo com as meninas".

 
Adolescentes de Parazinho/RN fazem apresentação durante a capacitação.   Adolescentes de Parazinho/RN em atividade de grupo.

No seu depoimento, Victor Ricardo, 17 anos, do grupo de João Câmara, enfatizou a importância do espaço para a fala e para a escuta dos adolescentes. "A gente não tem diálogo com os adultos, não tem espaço... eles não perguntam o que a gente acha...". O mesmo ponto de vista foi referendado por Ruama de Lima Santos,18 anos, de Parazinho: "É bom você ser acolhido, é bom ter diálogo, ter discussão para conhecer melhor as coisas".

Para mais informações sobre Projeto Gerações Futuras e Programa Raízes, acesse: www.cpflrenovaveis.com.br

O Programa Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral –EEMTI que participam do projeto Núcleo de Trabalho, Pesquisas e Práticas Sociais (NTPPS) é apoiado por uma plataforma de parceiros estratégicos entre os quais a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, a Walmart Foundation e o Instituto Walmart, com a parceria técnica do Instituto Aliança.


Integrantes da Rede de Proteção de São Miguel do Gostoso/RN.
Profissionais das Redes de Proteção de João Câmara e Parazinho/RN.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br