Oficina de associativismo mobiliza municípios do interior da Bahia  
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Artesãs participam de dinâmica de integração em Itiúba. Balões no encerramento da oficina no município de Andorinha. Artesãs de Santaluz planejam próximos passos das atividades das Associações no município. O palestrante Fredson Rodrigues de Araújo esclarece dúvidas das artesãs em Serrolândia.

No âmbito do Projeto Saber, Fazer, Empreender, o mês de maio foi marcado pela realização das oficinas de associativismo dos grupos produtivos dos municípios de Santaluz, Itiúba, Andorinha e Serrolândia (BA). As oficinas, que aconteceram de 8 a 11 de maio, tiveram como objetivo estimular a cultura da cooperação, organização associativa, participação, além de abordar as características gerais das formas de gestão associativa e formatos jurídicos que podem ser adotados pelos empreendimentos coletivos.

Os grupos de artesãs participantes do Projeto estão formalizados como associações e, por este motivo, as oficinas despertaram importantes questionamentos e reflexões acerca dos desafios vivenciados no cotidiano. A metodologia participativa estimulou a motivação das artesãs, que participaram ativamente das atividades propostas. De forma criativa e utilizando diferentes atividades e dinâmicas, foram trabalhados conceitos de grupo e instrumentos de gestão associativa.

 
Artesãs de Serrolândia realizam atividade de diagnóstico durante a Oficina de Associativismo.   Muitos abraços no final da Oficina em Serrolândia.

Segundo a artesã Telma Nascimento, do município de Itiúba, o encontro foi muito proveitoso. “Esses aprendizados, cada vez mais, fortalecem o nosso grupo, para que possamos pensar certo e positivo. Que nada venha nos abater, mas, sim, ir além: nossos produtos no mercado, vendendo muito, exportando e divulgando sempre o nome da nossa associação!”

Além da educadora Daniela Moretti, do Instituto Aliança, também participaram das oficinas: Valmira Lopes de Souza, do MOC (Movimento de Organização Comunitária), que esclareceu dúvidas das artesãs de Santaluz sobre os processos de implantação da Associação e disponibilizou apoio e orientação em assuntos específicos; Daria Cristina Andrade Mota de Morais Sousa, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Andorinha, que participou de uma roda de conversa com as associadas, falando do papel da Secretaria e das possibilidades de apoio ao grupo; e Fredson Rodrigues de Araújo, coordenador do Projeto Rede Cultural do Licuri, apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, que participou da Oficina em Serrolândia.

 

 
Artesãs de Santaluz participam de dinâmica de encerramento da Oficina.   Abraços e reconhecimento da importância do trabalho coletivo fizeram parte da metodologia da Oficina.

O Projeto Saber, Fazer, Empreender é apoiado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (SETRE) e encontra-se em sua segunda edição. Na primeira etapa, foram desenvolvidas ações junto aos artesãos dos municípios de Curaçá e Abaré. Atualmente, são beneficiados quatro municípios integrantes dos Territórios do Sisal (Santaluz e Itiúba), Piemonte da Diamantina (Serrolândia) e Piemonte Norte do Itapicuru (Andorinha). Os grupos participantes desta segunda edição trabalham com artesanatos de fibra de licuri, cerâmica e crochê.

A Oficina de Associativismo foi marcada por muitos aprendizados e muita alegria.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br