Projeto União Sertaneja lança federação no Território do Sisal  
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Mesa de abertura do evento com a participação de diferentes parceiros do Projeto União Sertaneja. Assinatura do Estatuto da Federação. Fala da prefeita de Itiúba, Cecilia Petrina de Carvalho.


No dia 27 de abril, integrantes do Projeto União Sertaneja realizaram a assembleia de fundação da Federação das Centrais de Associações do Território do Sisal, na cidade de Itiúba (BA). A Federação foi planejada, ao longo de vários encontros, por lideranças daquele território e terá como missão fortalecer as associações da região, a economia solidária e promover o desenvolvimento sustentável local com igualdade de gênero.

A assembleia contou com a representação de dez Centrais Associativas do Território e da região, entre outros convidados, que puderam assistir à leitura do Estatuto da Federação e conhecer os integrantes da diretoria. Também integraram a programação apresentações culturais locais como o “reisado” e uma mesa-redonda com parceiros e convidados sobre as temáticas da política associativista.


 
Apresentação dos dirigentes da Federação.   Muitos participantes dos 11 municípios do Projeto União Sertaneja estiveram presentes no evento.

A consultora Daniela Moretti representou o Instituto Aliança (IA). “A fundação de uma Federação é um grande passo para o Território do Sisal. Unir forças e poder contar com uma representatividade formal poderá trazer benefícios mais concretos para a região”, destacou. Há a expectativa de que a Federação possa oferecer maior suporte às centrais após o encerramento do Projeto União Sertaneja, em abril de 2018.

Além de Itiúba, o Projeto acontece nos municípios de Santaluz, Quijingue, Nordestina, Queimadas, Monte Santo, Euclides da Cunha, Filadélfia, Tucano, Cansanção e Araci. Trata-se de uma iniciativa da Associação Humana Povo para Povo Brasil, que conta com o apoio da União Europeia. O Instituto Aliança atua como correquerente do Projeto e é responsável pela execução das ações no âmbito do componente de gênero.

“A criação da Federação é um dos resultados efetivos do Projeto União Sertaneja, resultado do trabalho da Humana como entidade que lidera a execução do Projeto. O IA é correquerente do Projeto e responsável pelo componente de Gênero, mas também vem contribuindo para a constituição da Federação”, explica Mariah Oliveira, diretora do IA e responsável pela coordenação do Projeto pelo Instituto Aliança.

O Projeto União Sertaneja é realizado pela Humana Brasil com recursos da União Europeia nos municípios de Filadélfia, Itiúba, Cansanção, Queimadas, Monte Santo, Euclides da Cunha, Quijingue, Tucano, Nordestina, Araci e Santa Luz, que integram o Território do Sisal no Estado da Bahia. O Instituto Aliança atua como co-requerente na execução desse projeto, no que se refere às ações de ampliação da capacidade de geração de renda das mulheres rurais, em situação de vulnerabilidade.


 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br