EEMTIs e coordenadores pedagógicos das EEEPs do Ceará participam de formação do IA  
 
 
Vivência inclusiva sobre a diversidade foi trabalhada com os coordenadores das EEEPs. Professoras dialogaram sobre as temáticas trabalhadas na Formação das EEMTIs.

Cumprindo o Plano de Trabalho para 2018, acordado com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, novas capacitações foram realizadas pelo Instituto Aliança nos meses de abril e maio. No período de 24 a 27 de abril, foi realizada a segunda formação para os professores das 111 escolas de tempo integral do Ceará, e em maio, entre os dias 10 e 11, a II Formação de Coordenadores Pedagógicos para Transferência de Metodologias nas disciplinas Projeto de Vida e Mundo do Trabalho, para cerca de 120 coordenadores das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs).

Ambas as formações, promovidas pelo Instituto Aliança, em Fortaleza (CE), tiveram como objetivo vivenciar os novos planos de aula do segundo bimestre. Foi utilizada uma metodologia participativa, com dinâmicas de grupo, vídeo-debate, exposição dialogada, estudos temáticos, entre outras estratégias.



 
Coordenadora Carol e professores Divonar e Carla Danielle participando da atividade de introdução à pesquisa "Descobrindo Elementos" - Formação EEMTIs.   Estudo sobre o passo a passo da metodologia de pesquisa utilizada pelo NTPPS - Formação EEMTIs.

Diversidade, drogas, relacionamentos afetivos, luto, profissões, cultura organizacional, ética no mundo do trabalho e marketing pessoal foram os principais temas trabalhados na capacitação das EEEPs. O encontro contou também com a apresentação de novos itinerários formativos e de espaços destinados para a troca de experiências entre os coordenadores. “Sempre aprecio as formações do Instituto Aliança. Nelas eu procuro evolução, maturidade, percepção, transformação em dose extra. Renovo minhas energias, modifico algumas crenças. Sinto-me mais preparada e feliz”, comentou a coordenadora da EEEP Leonel Brizola, de Fortaleza, Renata Castro.

A coordenadora da EEEP Antônio Mota Filho, Tamboril, Rita Maria Ferreira do Vale Coriolano, também destacou o impacto positivo das capacitações do IA para sua formação pessoal e profissional e a importância de poder transmitir com propriedade os conhecimentos adquiridos na formação. “Os temas abordados vão muito além de simples conteúdos e métodos a serem repassados aos professores e alunos. São vivências que, primeiramente, nos fazem refletir sobre a importância de existirmos e qual o papel de cada um dentro da sociedade, e após, modificam-nos de tal maneira que não há como retornarmos os mesmos para nossas escolas, famílias e vidas. Cada momento nesses encontros parece ter sido pensado para dar mais sentido à vida – nossa, enquanto educadores, e dos estudantes – em todas as suas dimensões. Tudo é pensado para que pouco ou nada se perca até o momento de repassarmos tais experiências aos colegas professores, principalmente aos professores de Projeto de Vida e Mundo do Trabalho que ficam nas escolas”, ressaltou Rita.



 
Atividades de aquecimento - Formação EEEPs.   Encenação de diferentes tipos de cultura organizacional - Formação EEEPs.
 
Participantes da Formação de Coordenadores das EEEPs.   Coordenadores das EEEPs, em formação.

A participação e o comprometimento dos profissionais durante a capacitação foram destacados pela coordenadora setorial do Instituto Aliança, Joana Brandão. “A II Formação de Coordenadores das EEEPs foi um grande sucesso. Os coordenadores participaram ativamente de todas as atividades propostas, fizeram perguntas, tiraram dúvidas, falaram dos seus acertos, do que ainda precisam melhorar e trocaram experiências relacionadas à formação de professores, o que foi muito rico. Palavras como 'dinâmica, animada, divertida, prazerosa, produtiva, organizada, proveitosa, maravilhosa, leve, acolhedora, enriquecedora, esclarecedora” definiram esta formação, segundo as avaliações dos participantes. O meu sentimento é de que estamos fazendo um trabalho de muita excelência, que tem um alcance muito maior do que podemos imaginar”, comemorou.

No que diz respeito à formação das EEMTIs, o professor Will Abreu, da EEMTI Eunice Wearver, de Maranguape, traz como destaque o fato das formações possibilitarem aprender com as diferenças. “Isso é gratificante e muito rico para nós participantes”, concluiu.

A avaliação final, realizada com os professores das EEMTIs, foi positiva, e, de modo geral, os profissionais relataram o quanto é importante investir na formação vivencial para maior motivação e apropriação da nova metodologia.


O Plano de Trabalho 2018 da parceria IA-SEDUC foi desenvolvido com o apoio de uma plataforma de parceiros, entre eles a SEDUC, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, as Fundações Jacobs e Walmart e Instituto Walmart.



Participantes da formação EEMTIs.
Professores participantes da formação das EEMTIs.
Coordenadores da formação EEEPs.
Formação de coordenadores das EEEPs.
 
 
 
 

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