Parceria entre #RefazendoSonhos e Euzaria vai ao ar
no Janelas da Inovação, programa do Canal Futura

 
 
 

Kiko Kislansky, da Euzaria, participando da oficina de comunicação com os adolescentes. Equipe local do #RefazendoSonhos com as equipes da Euzaria e da TV Futura. Kiko falando sobre projeto de vida com a turma da manhã do #RefazendoSonhos.


No último dia 19 de abril, o projeto #RefazendoSonhos (#RS) recebeu a visita de uma equipe do Canal Futura para conhecer um pouco mais de perto a história da parceria entre o Instituto Aliança e a Euzaria, grupo baiano que trabalha com a ideia de ‘empreendedorismo com propósito’, buscando dar um sentido novo à comercialização dos artigos que oferece aos clientes e às campanhas que executa.

Observar e registrar as atividades do dia desenvolvidas pela equipe do projeto com a turma de educandos/as de 2018, primeiro semestre, foram os objetivos da visita. As imagens capturadas pelo Canal Futura fazem parte da montagem do programa Janelas da Inovação, fruto da parceria entre a TV e a Fundação Telefônica Vivo. Com previsão de ir ao ar em setembro, o programa é apresentado pela filósofa e escritora Viviane Mosé e viaja pelo Brasil revelando iniciativas educacionais inspiradoras, que transformam diferentes realidades.

“Eles preferiram não sugerir nenhuma programação fechada, e sim observar a rotina do núcleo. Achamos ótima esta ideia, pois foi possível conhecer nossa proposta na prática, dentro da ambiência da sala de aula, junto com as educadoras e com os adolescentes presentes. Não podia ter sido melhor”, comemorou o coordenador local do projeto, Márcio Lupi. A equipe de reportagem pôde acompanhar uma aula sobre Comunicação que abordou o tema ‘comunicação falada’, que, por sua vez, instigou os participantes a se aventurarem em diversos desafios/dicas de dicção, respiração, volume, entre outros exercícios.

Para as irmãs gêmeas Vanessa e Vivian Ferreira, de 13 anos, o momento foi uma boa oportunidade para contarem um pouco de suas histórias e comentar o impacto do #RefazendoSonhos em suas vidas: “A gente não costumava participar muito das aulas na escola. Nós somos boas alunas, sempre fomos, mas depois de entrar aqui no projeto nós somos as primeiras a levantar para ir na frente, lá na sala, sempre que a professora chama alguém. A gente quer sempre fazer o melhor agora, quer crescer”, afirmou uma das irmãs.

Parceiro financiador e entusiasta das experiências de educação transformadoras, Kiko Kislansky também falou de sua participação na atividade: “Mais uma vez, foi impressionante ver o poder de transformação que este projeto tem. Foi lindo ver o quanto esses garotos e essas garotas amam estar aqui e o quanto valorizam esta oportunidade. Cada adolescente transformado tem o poder de transformar a comunidade ao seu redor. Por isso, para a Euzaria, é um privilégio poder contribuir com uma iniciativa tão significativa”.

Saiba mais - O projeto #RefazendoSonhos surgiu em 2016 e é uma parceria entre o Instituto Aliança, a Kindernothilfe-KNH e os empreendedores baianos da Euzaria. Por sua vez, o Canal Futura é uma experiência de comunicação para transformação social que opera a partir de um modelo de produção televisiva educativa, participativa e inclusiva, não comercial, não governamental, sem fins lucrativos e de interesse público, com base em parcerias que articulam e mobilizam uma rede social em vários estados brasileiros.




Equipe local do #RefazendoSonhos durante a visita.


Momento de descontração e alegria após alinhamentos feitos ao final da visita.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br