Seminário marca início das ações do NEO em Pernambuco  
 
 

Adriana Franco, AmY Zangari, Juan Hernandez e Adriana Boscov, da IYF, ladeando Neylar Lins, coordenadora do NEO Brasil, pelo Instituto Aliança. Prof Marivaldo Rosas, diretor-geral do IFPE/Campus Recife. Neylar abrindo o evento e falando para os participantes do encontro.


Ampliar as oportunidades de emprego dos jovens na América Latina e Caribe. Este é o objetivo do Programa New Employment Opportunities (NEO) cujo início das ações em Pernambuco foi marcado por um seminário. Realizado no dia 18 de abril, na sede do Campus Recife do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), o evento contou com a participação de dirigentes e gestores de cerca de cem escolas técnicas da Secretaria de Educação do Estado, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do IFPE, além de representantes de outras organizações parceiras e outros convidados.

Marivaldo Rosas, diretor-geral do IFPE/Campus Recife, e Maria Medeiros, secretária executiva de Educação Profissional da Secretaria de Educação de Pernambuco fizeram a abertura do evento. Em suas falas, reconheceram e valorizaram a iniciativa do NEO para aperfeiçoar os serviços de apoio à empregabilidade dos jovens pernambucanos, a partir de padrões internacionais.

Ao longo da programação, a coordenadora-geral do NEO no Brasil, representantes do CESAR School e da International Youth Foundation compartilharam informações e orientações sobre os dois principais serviços que serão oferecidos pelo NEO às instituições: o Programa de Capacitação em Educação 3.0, voltado para 350 educadores da rede pública de educação profissional de Pernambuco, e o Programa de Fortalecimento Institucional, que apoiará 30 escolas de educação profissional para melhorar a qualidade dos serviços de formação, orientação profissional e intermediação laboral.

O Programa de Capacitação em Educação 3.0 será conduzido pelo CESAR School e tem como objetivo auxiliar os educadores a enfrentarem os desafios decorrentes do cenário atual e futuro, tornando-os mais aptos a prepararem os jovens para a realidade de um mundo digital, globalizado e imediatista e a adequarem os processos de ensino-aprendizagem aos cenários esperados, com ações sistemáticas de planejamento e implementação de novas metodologias e estratégias didáticas, entre outros.

"Educação é preparar os estudantes para o mundo em que irão viver. Nós vamos preparar nossos estudantes para esse mundo novo da mesma forma que seria no ambiente de trabalho. Nossas escolas devem refletir melhor o que o mundo lá fora realmente é”, destacou a gerente de projetos do CESAR School, Marcela Cox, ao citar o professor Jim Lengel, da Universidade de Boston. O Programa é composto por quatro módulos, que incluem, entre outros temas: Economia Criativa e Digital, Profissional do Futuro, Inovação em Práticas Pedagógicas, Ferramentas Digitais de Trabalho Colaborativo, Organização e Gestão de Equipes e Construção de Plano de Ação para Educação por Projeto.

 

Secretária executiva de Educação Profissional da Secretaria de Educação de Pernambuco, Maria Medeiros, ao lado da coordenadora-geral do NEO, Neylar Lins.

 
Marcela Cox, gerente de projetos do CESAR.

Já o Programa de Fortalecimento Institucional será conduzido pela International Youth Foundation (IYF). Inclui entre os temas trabalhados: Pertinência da Formação para os Jovens, Estrutura e Desenho do Currículo de Formação, Serviços de Orientação Vocacional e Monitoramento e Avaliação dos Serviços de Formação e Inserção no Mercado de Trabalho. O Programa apoiará 30 escolas de educação profissional a fazerem uma autoavaliação sobre a qualidade dos serviços de formação, orientação profissional e intermediação laboral que oferecem, baseado no “Guia de padrões de qualidade” desenvolvidos pelo NEO. A partir deste resultado, as escolas definirão Planos de Melhoria e receberão apoio do NEO para implementar ações prioritárias que promovam melhores oportunidades de empregabilidade para os alunos. “Se um jovem tem acesso a serviços de formação, orientação vocacional e intermediação laboral de qualidade, ele se torna mais empregável”, ressaltou Juan Carlos Hernandez, da IYF.

Saiba mais sobre o NEO
- NEO é uma iniciativa liderada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin) e Divisão de Mercados do Trabalho do BID (LMK), pela International Youth Foundation (IYF) e pelos seguintes parceiros: Arcos Dorados, Fundação Caterpillar, CEMEX, Fundação Forge, Microsoft, SESI e Walmart. No final de 2017, a iniciativa NEO estava presente em dez países da América Latina e do Caribe: Chile, Colômbia, El Salvador, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Brasil. Desde sua criação em 2012, o NEO já melhorou as oportunidades de emprego para mais de 250 mil jovens por meio de associações público-privadas, capacitações e serviços de emprego de qualidade.

IA e NEO - No Brasil, o Instituto Aliança (IA) atua como Agência Executora do NEO. As ações do Programa em Pernambuco envolvem, entre outras, a articulação e integração de programas e políticas públicas relacionadas ao emprego juvenil no Estado, o fortalecimento da qualidade dos serviços de educação profissional, orientação vocacional e intermediação laboral, pesquisa de mercado e geração de conhecimento para influenciar a replicação da iniciativa.

Aliados e parceiros do NEO.

Encerramento do evento que deu início aos trabalhos da IYF no NEO Brasil.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br