Plataforma EAD estimula liderança e autonomia entre estudantes da Escola Social do Varejo (ESV)

 
 
 

Jovens da ESV EAD - Núcleo Pernambuco utilizando a Plataforma ESV. Patrícia Xavier, Relações Institucionais do Walmart, no Aulão do Varejo - PE.


A Escola Social do Varejo (ESV), que, em 2017, adotou cursos de educação à distância (EAD) para complementar a formação dos jovens, experimenta neste ano uma plataforma EAD criada para o Programa, com 200 jovens participantes da ESV Salvador (BA) e Recife (PE). O novo modelo de formação profissional para o varejo alia formação presencial na área de Desenvolvimento Pessoal e Social com educação à distância, nas áreas específicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Contexto das Relações do Varejo (CRV).

A ESV-EAD foi implementada como projeto piloto durante o segundo semestre de 2017. Agora, com o advento da plataforma ESV-EAD, o curso continua acontecendo em 330 horas, e a diferença é que os jovens da Bahia e Pernambuco fazem duas das disciplinas – TIC e CRV – com orientação e conteúdo navegável à distância, em plataforma desenhada especialmente para o Programa.

Nesse novo formato, em Salvador e Recife, os alunos continuam recebendo auxílio transporte, lanche e o certificado, emitido pela Universidade Estadual do Ceará, como curso de extensão universitária. Após a conclusão da formação, os jovens receberão o apoio e orientação para se colocarem no mercado de trabalho. A área de Desenvolvimento Pessoal e Social (DPS) permanece presencial. Além das oficinas de DPS, uma vez por mês, continuam acontecendo encontros presenciais de inserção e preservaram-se atividades bem avaliadas no modelo presencial, como os aulões e as visitas guiadas.



 
Arthsson Pablo Leite Rodrigues – Núcleo PE utilizando a plataforma ESV-EAD no seu celular.  

Tauany Priscila do Nascimento Santos – Núcleo PE mostra a plataforma ESV no seu celular.

Thafnis Maria Santos, Tauany Priscila Santos, Arthsson Rodrigues e Renata Andrade – Núcleo PE comemoram a nova plataforma da ESV.



"A plataforma EAD tem representado um dos desafios mais gratificantes e muitos aprendizados como educadora. Esta nova modalidade de ensino e metodologia à distância aplicada em nosso programa tem fomentado ainda mais nosso desejo de estarmos abertos ao novo adequando-nos sempre às novas propostas lançadas pelo Instituto Aliança e parceiros. É uma plataforma objetiva e de fácil manuseio e compreensão para quem a utiliza” relatou a monitora EAD na área de CRV, Michelle Moura.

Para os jovens, a plataforma tem estimulado o desenvolvimento de competências relacionadas à autogestão do tempo e a curiosidade por novos saberes. "A plataforma tem várias vantagens: um design interessante, o conteúdo e, sobretudo, porque raramente trava! Aprendi muitas coisas nela com os vídeos, tanto de CRV quanto de TIC. Inclusive, a sua utilização tem me mostrado o quanto preciso me aprofundar em TIC, percebi que sei apenas o básico e não acho que seja o suficiente. Conviver com a plataforma me incentivou a enfrentar desafios e ir um pouco mais além, conhecer outros conceitos, outros temas, desde palavras que não conheço até novos assuntos que eu nem mesmo sabia que existiam antes", avaliou a aluna da ESV Salvador, Ana Paula Oliveira Silva, 18 anos.

O estímulo da modalidade EAD para buscar novos conhecimentos é ressaltado também pela aluna da ESV Recife, Kleyciane Lais Oliveira da Silva: “A plataforma tem dinamismo e faz com que a gente queira fazer sempre as aulas EAD. A plataforma desperta bastante curiosidade, e um dos destaques é o fórum, um espaço criado para conhecermos os outros, mesmo sendo de turnos diferentes. Tem também a palavra viva, que faz com que tenhamos um pouco mais de conhecimento de certas palavras e a oportunidade de tirar nossas dúvidas. A explicação dos conteúdos é muito bem detalhada, então conseguimos absorver bastante coisa. As sondagens são a prova disso, elas deixam evidente o quanto evoluímos”.

Outro aspecto positivo apontado pelos jovens é o desenvolvimento da capacidade de liderança. “A plataforma EAD é uma experiência muito interessante, pois nos aproxima cada vez mais da era da tecnologia, auxiliando-nos a organizar nosso tempo habilmente entre os encontros presenciais e os desafios onlines. Além disso, ensina-nos, até mesmo, a trabalhar em equipe, pois cada desafio requer o desenvolvimento do nosso espírito de liderança e comprometimento aprimorados", explicou a aluna de Salvador, Naiane da Silva Carvalho, 22 anos.


 
Gabriel de Freitas e Renata Andrade dos Santos no Aulão - PE.  

Trabalho em grupo com jovens da ESV e voluntária Rayane Maria – C&A Modas e egressa da ESV 2011.



Segundo o coordenador de Tecnologia do Instituto Aliança, Micaías Paiva, em 2018, o IA deu continuidade à modalidade EAD para possibilitar escalabilidade de maneira eficiente e positiva. “Dos conteúdos à plataforma, tudo foi pensado e desenvolvido pela nossa equipe, e levamos em conta aspectos relacionados à eficiência de desempenho, responsividade, compatibilidade, usabilidade e segurança, requisitos essenciais para um sistema”, afirmou Paiva.

Em seus depoimentos, os educadores e estudantes da ESV PE revelaram o quanto estão aprovando o sistema e os esforços do IA para qualificar cada vez mais o seu trabalho. “A plataforma é autoexplicativa, possuindo todas as informações necessárias para conclusão das atividades, com isso possibilitando um fácil manuseio pelo site de maneira rápida e eficaz”, destacou o educador Jocimar Albuquerque. A organização dos conteúdos foi elogiada pela jovem Erica Eduarda Nascimento do Rêgo: “A boa organização permite um bom acesso aos conteúdos apresentados e nos desafia a conhecer diferentes fontes de informação e a buscar novos conhecimentos”. Já Matheus Adriano destaca a possibilidade de interação com os docentes que a plataforma oferece: “O fórum é algo inovador, nele podemos tirar dúvidas, tem a palavra viva, que enriquece nosso vocabulário, incluindo a participação dos educadores, que muito nos incentiva”.

Histórico - Ao longo dos seus oito anos, a ESV já capacitou, com o apoio do Instituto e Fundação Walmart e de uma rede de parceiros, cerca de oito mil jovens para o ingresso no mercado de trabalho. Cerca de 80% daqueles que concluíram o curso conseguiram oportunidades de emprego. Com a implementação do ESV/EAD, espera-se ampliar o escopo do Programa e acompanhar a tendência mundial de inserir no itinerário formativo o ensino à distância.

Patrícia Xavier, relações institucionais do Walmart, no Aulão da ESV PE, atividade complementar que foi mantida no novo modelo.

Grupo com os jovens da ESV EAD e voluntários no Aulão PE.

Grupão com os jovens da ESV EAD e voluntários no Aulão - PE.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br