Artesãs apoiadas pelo IA participam da “X Rodada de Negócios de Artesanato da Bahia” e fecham negócios com grandes empresas  
 
 

Daniela Moretti, consultora, Mariah Oliveira, coordenadora-geral do Projeto Saber, Fazer, Empreender, e Elizete Ferreira Lopes, artesã do município de Andorinha/BA. Equipe do Instituto Aliança e da SETRE acompanham a Rodada de Negócios do Sebrae.


Os grupos produtivos de artesanato dos municípios baianos de Andorinha e Itiúba, apoiados pelo projeto Saber, Fazer, Empreender, participaram, nos dias 18 e 19 de abril, da X Rodada de Negócios de Artesanato da Bahia, promovida pelo Sebrae. O evento, que aconteceu na Casa do Comércio, em Salvador, envolveu mais de 80 unidades produtivas de artesanato baiano, que comercializaram os seus produtos com lojistas de todo o Brasil. Nesta edição, foram gerados cerca de R$ 200 mil reais em negócios para os artesãos participantes.

As artesãs, acompanhadas pela equipe técnica do Instituto Aliança (IA), levaram seus produtos de trançado de palha e cerâmica, que foram muito bem avaliados e aceitos pelos compradores. Os produtos foram tão bem aceitos que desencadearam a formalização de uma parceria entre os grupos produtivos e a TokStok, considerada uma das maiores redes de lojas de decoração, com mais de 58 lojas distribuídas em todo o país. “A parceria, seguramente, irá gerar uma grande demanda de produção e consequentemente um grande incremento de renda para os grupos de Itiúba e Andorinha”, comemorou Daniela Moretti, consultora do IA nessa iniciativa.

Rodada de Negócios - A X Rodada de Negócios integra o conjunto de ações do projeto Brasil Original, desenvolvido pelo Sebrae, e tem o objetivo de reposicionar o artesanato perante o mercado, incentivando o aperfeiçoamento técnico e a realização de ações que potencializem uma maior aproximação dos artesãos com o mercado consumidor empresarial. Durante o projeto, são feitas diversas capacitações com artesãos para que os seus produtos sejam mais valorizados, além de ações para promoção comercial do artesanato.

Projeto Saber, Fazer, Empreender - É resultado da parceria do Instituto Aliança com o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE). O Projeto está em seu segundo ano de atuação beneficiando, 200 artesãos nos municípios baianos de Itiúba, Andorinha, Santaluz, Serrolândia, Queimadas e Quijingue.

O espaço na Casa do Comércio, em Salvador, foi pensado para estimular a comercialização dos diferentes produtos artesanais.
Os produtos das artesãs de Andorinha e Itiúba, apoiadas pelo IA, foram apresentados na Rodada de Negócios do Sebrae.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br