Programa do IA em Piracicaba recebe visita da Fundação Jacobs

 
 
 

Equipe IA, Fundação Jacobs, alunos e equipes das escolas EE Mello Moraes e Dr. Jorge Coury.

Desde 2011, mais de 200 mil estudantes foram beneficiados por programas de incorporação de competências socioemocionais aos currículos de ensino médio desenvolvidos pelo Instituto Aliança (IA) em parceria com as Secretarias de Educação dos Estados do Ceará (Seduc), São Paulo (Diretoria de Ensino de Piracicaba) e Bahia. Foi para acompanhar de perto os resultados deste trabalho que a consultora da Fundação Jacobs - sediada em Zurique, Suíça -, Cláudia Guimarães, esteve, entre os dias 10 e 12 de abril, em Piracicaba (SP), um dos municípios brasileiros que são beneficiados com a replicação da iniciativa.

Acompanhada da diretora do IA Ilma Oliveira, a consultora pôde ver como o projeto é replicado na rede de ensino médio de Piracibada/Programa de Educação Integral. Cláudia percorreu as Escolas Estaduais Melo Moraes e Dr. Jorge Coury, ambas com oferta de ensino fundamental e médio. Teve a oportunidade de conversar com gestores, professores e estudantes sobre a metodologia e conteúdos desenvolvidos pelo IA na rede de ensino. “As aulas são diferentes do que acontecia antes do Instituto Aliança. Nós alunos somos sempre surpreendidos com novos temas e atividades, que nos fazem pensar no dia a dia e o caminho que temos que seguir”, destacou a aluna Vitória Santos. Já o dirigente de educação na região, professor Fábio Negreiros, reforçou a importância das ações desenvolvidas no município, colocando-se disponível para o apoio em uma possibilidade futura de continuidade das ações.

O coordenador local do IA em Piracicaba, Diego Britto, fez um relato emocionado: “Minha história com Piracicaba foi e sempre será um grande presente recebido! A chegada à cidade foi impactante, mas o corre-corre de nosso cotidiano e a força das crenças que nos alimentam resultaram, em dois anos, no apoio a 17 escolas, 40 professores e 4500 alunos. Mas a experiência foi bem maior que isso, foi um espaço adicional para que eu pudesse crescer, compartilhar as crenças que nos movem e nos moverão sempre, e foram muitos dias (e noites) de árduo trabalho, mas de muita paixão pelo que se faz”.

O comprometimento dos profissionais envolvidos no Programa e o impacto na vida dos adolescentes beneficiados foram percebidos e destacados pela consultora ao final da visita. “Uma das coisas que mais me chamaram a atenção em Piracicaba foi o quanto professores e administradores escolares ressaltaram que o ‘pulo do gato’ no processo de ensinar a disciplina de Projeto de Vida foi dado pelo Instituto Aliança. Vários disseram que o manual com o método, elaborado e distribuído pelo Estado, já existia desde 2014. Mas quem deu corpo e alma ao curso, quem aproximou o material escrito da realidade foi o Aliança”, destacou Cláudia após as visitas e conversas com os gestores. Já pensando numa continuidade das ações, indagou: “Como manter essa alma viva, como perpetuar essa aproximação? Como oferecer o suporte necessário para quem já foi treinado e para quem vai treinar outros para que se sintam confiantes com a apropriação da metodologia do Aliança?”.

Para Ilma Oliveira, diretora do Instituto Aliança, a experiência de Piracicaba demonstra a possibilidade de replicação, com êxito, da iniciativa desenvolvida no Ceará. “Os depoimentos dos estudantes foram marcantes e se sucederam apontando para a importância da convivência com o diferente; do aprendizado da empatia, colocando-se, de forma muito concreta e solidária, no lugar do outro; do apoio mútuo ‘eu conheço meu colega pelo olhar’ e se perguntando por que todas as escolas não têm essa oportunidade”, destacou Ilma.

Equipe da EE Dr. Jorge Coury recebe Cláudia Guimarães e Ilma Oliveira.
Alunos acolhedores da EE Mello Moraes apresentam a escola para Ilma Oliveira e Cláudia Guimarães.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br