Instituto Aliança promove o 1º Encontro de Jovens Agricultores em Prado (BA)

 
 
 

Estufa para multiplicação de mudas, visita ao Sistema Agroflorestal, avicultura e visita a criação de ovinos.

Foi realizado nos dias 25 e 26 de abril, na Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, em Prado (BA), o “Primeiro Encontro de Jovens do Campo”, para filhos de produtores rurais do Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Promoção da Sustentabilidade (SDR – BAHIATER). Participaram do evento 45 jovens dos municípios de Itamaraju, Prado, Alcobaça, Teixeira de Freitas, Ibirapuã e Jucuruçu, além da equipe técnica do Instituto Aliança e alunos do curso de Agroecologia da Escola Egídio Brunetto.

Diante de um cenário em que cada vez mais os jovens têm deixado as propriedades rurais familiares em busca de oportunidades nas cidades, causando um processo de “envelhecimento do campo”, o evento teve como objetivo trabalhar o tema da Agroecologia e suas possibilidades para a agricultura familiar. A programação contou com momentos teóricos e práticos, passando por diversos sistemas produtivos orgânicos como: pimenta-do-reino, café, plantas medicinais, hortaliças, sistemas agroflorestais, pecuária leiteira, ovinocultura e avicultura. Além de trocar experiências, os jovens agricultores também tiveram a oportunidade de elaborar um plano de ação para que possam aplicar as práticas agroecológicas em suas comunidades.

A escolha da Escola Egídio Brunetto para sediar o evento não foi por acaso. A Escola integra o Projeto Pedagogia da Alternância, iniciativa do IA em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, que objetiva a implantação de uma proposta educacional que respeite as peculiaridades regionais, valorize o modo de vida do homem rural, seus costumes e valores, conseguindo adequar-se às complexidades existentes na agricultura familiar.

Para Simone de Oliveira, técnica do Instituto Aliança (IA) e responsável pela coordenação do evento, a escolha da escola foi extremamente acertada para a realização do encontro, uma vez que o espaço e a equipe pedagógica contribuíram de forma determinante para o alcance dos objetivos propostos.

 
Visita à estufa de plantas medicinais.

  Visita à criação de bovinos e sala de ordenha.

Saiba Mais - O Projeto Sustentabilidade ATER é resultado de uma Chamada Pública realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, por meio da BAHIATER, e tem ações previstas até março de 2019 no Território do Extremo Sul da Bahia. O IA atua como entidade executora da chamada da ATER, no território do Extremo Sul da Bahia, desde dezembro de 2015.

Oficina de cultivo de café orgânico.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br