Fóruns de Cidadania são realizados nos NTPPS do Ceará

 
 
 

Banner do evento na EEMTI Padre José Alves de Macedo. Estudantes na entrada do I Fórum da EEMTI Padre José Alves de Macedo, município de Icó. Professora Grazi e alunos da EEMTI Dr. João Almir de Freitas Brandão no Fórum. Coordenadora do IA Lorena Vasconcelos e alunos no fórum da EEMTI João Nogueira Jucá. Participantes do I Fórum Cidadão da EEMTI Tabelião Pinto Quezado, município de Aurora.

Os Fóruns de Cidadania foram os grandes destaques dos meses de abril e maio nas Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) do Ceará. Há um ano, os Fóruns foram incluídos no currículo do Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) com o objetivo de estimular a reflexão sobre temáticas do cotidiano e seu impacto na vida dos jovens. Nos Fóruns, o professor participa como mediador do processo e auxilia os alunos nas etapas: escolha do tema, estudos, organização, convidados e na realização.

 
Professores de núcleo da EEMTI Padre José Alves de Macedo, município de Icó, com o coordenador do IA, Rodrigo Prata, no Fórum.   Aline Fernandes, da EEMTI Padre José Alves de Macedo, apresentando seu trabalho "Fenômeno Bullying" no Fórum.

Em 2018, o macrocampo sugerido foi o mundo do trabalho. De acordo com a coordenadora-geral dos programas de incidência na rede de ensino médio do Instituto Aliança (IA) no Ceará, Eveline Corrêa, a ideia central é problematizar e pensar superações diante dasexperiências de jovens, mulheres, pessoas com deficiência e as novas demandas dos profissionais do século XXI, como, por exemplo, as novas tecnologias e o empreendedorismo. "Inserir a prática do fórum cidadão no itinerário do Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) para alunos da 3ª série do ensino médio, tem como principal objetivo reforçar a importância de trocar experiências, agregar valor a temas de interesse público, bem como fortalecer o protagonismo juvenil/estudantil, ocupando de forma qualitativa os espaços da escola e suas comunidades. Desejamos, assim, contribuir com uma escola pública mais dinâmica, articulada com temas de relevância social e alunos mais engajados, cada vez mais empoderados dos seus projetos de vida, sejam eles profissionais ou pessoais”, afirmou Eveline.



 

Alunos da 3ª série da EEMTI João Nogueira Jucá colocando em prática o protagonismo no Fórum “A Juventude no Mercado de Trabalho, os impactos do desemprego nos jovens”.

 

Fórum na EEMTI João Nogueira Jucá, com a participação da coordenadora do IA, Lorena Vasconcelos, coordenador da escola Filipe Passos e professores contribuindo nas reflexões sobre o tema.

Na preparação dos fóruns, os estudantes elegem assuntos de seu interesse, pesquisa e realizam debates em que diferentes pontos de vista são mediados. Com isso, vivenciam uma experiência de leitura crítica e aprofundada da realidade e dos fenômenos que mobilizam a juventude.

Ao todo, em 2018, foram realizados onze fóruns com a participação de 1200 alunos e 52 professores. Estão previstos mais treze para esse semestre, entre maio e junho. A proposta do Fórum possibilita ainda envolver os setores ligados à educação dos municípios onde os estudantes residem, como saúde, cultura, esporte, lazer e assistência social.

Para a coordenadora setorial do Instituto Aliança, Dannuta Albuquerque, foi muito gratificante poder participar do 1º Fórum Cidadão na EEMTI Tabelião Pinto Quezado, que aconteceu em 11 de abril: “Poder acompanhar o desenvolvimento e condução dos alunos nas ricas discussões mostra o quanto o Núcleo é fundamental no desenvolvimento do protagonismo dos alunos e na construção de um projeto de vida significativo e alinhado com seus desejos e sonhos. O Fórum 'Terminei o Ensino Médio: trabalho ou faculdade?' trouxe discussões sobre a escolha do curso de graduação, os desafios do primeiro emprego, além da participação de representantes da comunidade de Aurora e alunos de 1ª e 2ª série que puderam participar ativamente desse grande núcleo de discussões e debates sobre o futuro dos nosso alunos", contou a coordenadora. A professora Lidiany Mesquita, da EEMTI Ayrton Senna da Silva, cujo Fórum aconteceu em 11 de maio, ressaltou que “atividades como o Fórum possibilitam vivências que contribuirão, sem dúvida, para a vida acadêmica e profissional dos alunos; pois oportunizam momentos diversos em que o protagonismo e as competências socioemocionais são exercitadas".

 

Alunos da EEMTI Ayrton Senna da Silva escolheram como tema para o Fórum “As perspectivas para além do Ensino Médio”, gerando ricas discussões.

 

Fórum na EEMTI Ayrton Senna da Silva contou com envolvimento e participação dos alunos.

 

Fórum Estudantil da EEMTI Dr. João Almir de Freiras Brandão, em São Benedito

 

Fórum Estudantil - Debate sobre Igualdade de Direitos.

 

Professora Grazi e alunos da EEMTI Dr. João Almir de Freitas Brandão, em São Benedito.

 

Abertura do Fórum da EEMTI Dr. João Almir de Freitas Brandão na Câmara Municipal de São Benedito.


Na EEMTI Padre José Alves, o 1º Fórum Cidadão, realizado em 11 de maio, também surpreendeu. “O evento foi um verdadeiro sucesso, com o engajamento dos estudantes das três turmas de 3ª série da escola, promovendo mesas-redondas e palestras sobre temas relevantes do mundo do trabalho, destacando-se 'Universitário e mundo do trabalho: caminhos a serem percorridos', 'O valor social do salário', 'Gênero no mundo do trabalho'. A segurança e a apropriação dos estudantes na preparação para o Fórum demonstram claramente o desenvolvimento de competências que favorecem seus desempenhos escolares, assim como traz informações importantíssimas de atualidades, que podem contribuir para o ENEM", destacou o coordenador do Instituto Aliança Rodrigo Prata.

A professora Cícera Maria Leite, da EEMTI Tabelião Pinto Quezado, atuante nos NTPPS desde 2016, avalia que o sucesso dos Fóruns confirma a importância dos Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais nas EMMTIs e o quanto vale a pena o trabalho que os educadores realizam nas escolas. “Nosso Fórum foi muito proveitoso. Tivemos a colaboração de pessoas da comunidade, representando áreas do mercado de trabalho. Ficamos muito felizes com o desempenho dos meninos. No Fórum, eles mostraram que, realmente, vale a pena o nosso trabalho, que eles conseguem dirigir-se ao público e se expor. Eles conseguiram demonstrar com clareza ao que vieram e mostraram que o Núcleo na nossa escola realmente funciona! Foi muito esforço, trabalho e dedicação, mas nossos alunos fizeram valer a pena”, comemorou Cícera. “O que fazer? Usar logo o mercado de trabalho como uma primeira experiência ou ingressar em uma faculdade?” foi um dos principais temas debatidos no Fórum da EEMTI, considerando o contexto local, onde a grande maioria dos estudantes é moradora da zona rural.

Aluna da EEMTI Tabelião Pinto Quezado, Maria Isabelle Lira Saraiva, da 3ª série, destacou a importância do tema “Currículo: contribuição das eletivas, cursos e monitorias dentro da escola de tempo integral”, que foi debatido durante o I Fórum Cidadão: “A gente viu a importância de trabalhar esse subtítulo porque muitas pessoas não sabem que o tempo integral oferece um currículo muito extenso para os alunos, tanto para o mercado de trabalho como também para a faculdade”. A aluna comentou também que o tema “Gravidez precoce: pode atrapalhar os estudos ou a entrada no mercado de trabalho?” ajudou as alunas a perceberem o quanto uma gravidez indesejada pode atrapalhar o desenvolvimento delas no futuro. Por fim, Maria Isabelle avaliou a importância do NTPPS em sua formação: “Não ajuda somente no nosso socioemocional, mas também nas decisões que nós tomamos dentro de nossas vidas pessoais e profissionais, como foi a decisão sobre os temas a serem discutidos no Fórum”.

Saiba Mais - Os Fóruns de Cidadania foram introduzidos no currículo do Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) em 2017, após cinco anos da implementação do NTPPS na rede de ensino médio das escolas regulares, de tempo parcial e integral, visando estimular a reflexão sobre temáticas do cotidiano e seu impacto na vida dos jovens. O NTPPS foi criado, em 2012, pelo Instituto Aliança em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, tendo como matriz referencial os "Protótipos Curriculares para o Ensino Médio" produzidos pela Unesco com o apoio do Ministério da Educação.

O NTPPS é fruto da parceria entre o Instituto Aliança (IA) e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE) e vem sendo apoiado por uma plataforma de parceiros estratégicos, entre os quais o Banco Interamericano de Desenvolvimento, a Walmart Foundation e o Instituto Walmart.



Alunos participantes da mesa de discussões do I Fórum da EEMTI Tabelião Pinto Quezado, professoras de NTPPS Cícera Maria Leite e Adriana Rodrigues e gestor João Paulo.


Estudantes da 3ª série da EEMTI Padre José Alves de Macedo participando do I Fórum de NTPPS.

Composição da mesa na abertura do Fórum da EEMTI Dr. João Almir de Freitas Brandão na Câmera Municipal de São Benedito.

 
 
 
 

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