IA certifica 40 técnicos da Rede de Ensino Médio do Ceará

 
 
 

Equipe de coordenação do Instituto Aliança, secretário de Educação Rogers Mendes e equipe técnica da SEDUC. Atividade "Sombra das Árvores" conduzida pela coordenadora Eveline Corrêa.

Realizado nos dias 03 e 04 de abril, o I Encontro de Certificação de Formadores, promovido pelo Instituto Aliança, conferiu a 40 técnicos da Rede de Ensino Médio do Ceará o certificado de conclusão do curso de Incidência em Política Pública de Educação. Foram contemplados com a certificação profissionais das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDEs) e da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR), além de integrantes da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (CODEA) e da Coordenadoria de Educação Profissional (COEDP).

 
Na atividade "Os parceiros da caminhada” os participantes falaram sobre pessoas que influenciaram sua caminhada.   Fechamento do Rito Inicial com a fala do secretário de Educação, Rogers Mendes.

A coordenadora dos Programas do IA no Ceará e uma das mediadoras do curso, Eveline Corrêa, explicou que o Encontro de Certificação é uma atividade de extrema relevância dentro do ciclo de desenvolvimento do Programa. Segundo ela, a Certificação de Formadores constitui um dos últimos passos da estratégia de sustentabilidade da intervenção do IA: é um programa de formação com foco na instrumentalização daqueles que, a longo prazo, se responsabilizarão pela manutenção dos Programas desenvolvidos em parceria com a SEDUC, formando novos professores na metodologia desenvolvida pelo IA ou provendo suporte/supervisão àqueles que já têm alguma experiência na implementação dos programas.

 
Participantes na atividade inicial: Rito do Trem.   Durante curso, participantes foram convidados a refletir sobre sua caminhada.

No âmbito das ações do Programa, está prevista até setembro a realização de cinco Encontros de Certificação de Formadores. Além de momentos presenciais, essa Formação inclui tarefas realizadas à distância e um período de estágio e supervisão, bem como a apresentação de um trabalho escrito, enfocando algum aspecto da metodologia estudada. “A perspectiva é outra, uma vez que nosso propósito é que esse técnico tenha ampliada a sua relação formativa integrando, numa perspectiva freiriana, o ‘saber-fazer’ e o ‘saber-ser-pedagógico’. A formação abrange, para além dos conteúdos e técnicas a serem repassadas, um olhar sobre o cuidado e o suporte sistemático a esse professor-profissional, que será nosso elo com o estudante na ponta”, comentou Eveline.

A certificação de formadores da parceria IA-SEDUC vem sendo realizada com o apoio de uma plataforma de parceiros, entre eles a SEDUC, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, as Fundações Jacobs e Walmart e Instituto Walmart.

Equipe do Instituto Aliança Ceará e coordenadora pedagógica nacional, Ilma Oliveira.
Finalização da atividade do Rito Inicial, com entrega simbólica aos coordenadores do IA (Guardiões do Trem) de suas expectativas, compromissos, dificuldades e mensagens positivas, que serão abertas no momento final da formação.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br