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Adriana Boscov, gerente de Qualidade, fez monitoramento presencial da implantação dos Planos de Melhoria com representantes das escolas. Uma das ações do Plano de Melhoria é a multiplicação da metodologia Educação 3.0.
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Entre os dias 25 e 29 de março, a gerente de qualidade do Programa New Employment Opportunities (NEO) da International Youth Foundation, Adriana Boscov, esteve em Pernambuco para monitorar a implantação dos Planos de Melhoria de 29 unidades de formação profissional de jovens de 60 municípios e capital, beneficiadas pelo NEO Brasil, projeto executado pelo Instituto Aliança. O monitoramento é feito com base no Sistema NEO de Qualidade.
A partir da combinação de oito dimensões, com dezessete padrões e 92 indicadores, o Sistema NEO de Qualidade é uma ferramenta fundamental, que assegura que o ecossistema de empregabilidade juvenil aprimore processos e produtos, apoiando organizações de formação, de orientação e de intermediação profissional de jovens para o mundo do trabalho, a olharem para si próprias e, à luz dos parâmetros do Sistema de Qualidade, alinhar novas ações ou ajustes.
A Aliança NEO Brasil utiliza o seu Sistema de Qualidade desde abril do ano passado, quando 29 escolas iniciaram o processo de autoavaliação, elaboração e implantação de Planos de Melhoria. “Como parte do componente de Fortalecimento Institucional, foram definidas 24 escolas técnicas da Secretaria de Educação de Pernambuco e 5 escolas técnicas do SENAI para a aplicação do Sistema NEO de Qualidade, de forma que, a partir de autoavaliação institucional, pudessem ser desenvolvidos Planos de Melhoria a serem implantados pelos aliados, com apoio do NEO”, esclareceu Neylar Lins, coordenadora-geral do Programa NEO Brasil.
Gestores definiram os indicadores mais relevantes para elaborar o Plano de Melhoria. |
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Entre os dias 25 e 28 de março aconteceram os encontros de monitoramento. |
Na última semana de março, gestores das escolas e suas equipes revisaram a execução do Plano de Melhoria, apresentando as evidências de realização, fazendo observações sobre os processos que estão vivenciando e discutindo estratégias para o alcance pleno dos indicadores dessas ações.
“Ao participar do Sistema de Qualidade NEO, é possível identificar os pontos fortes e os de melhorias necessárias de cada escola, através da autoavaliação, e a partir de um Plano de Melhoria desenvolvido pelas próprias escolas com os dirigentes da Secretaria de Educação e do SENAI de Pernambuco foi possível criar oportunidades de melhoria com o mesmo fim para todas as escolas, mas de forma customizada a cada realidade”, apontou Adriana Boscov, que acompanha a implantação do Sistema.
Histórico – Entre maio e junho de 2018, as 29 unidades de formação profissional que são beneficiadas pelo NEO realizaram a autoavaliação: um trabalho que envolveu equipes de cada escola, definidas pelos seus gestores/diretores. Essas equipes eram formadas por profissionais de diversas áreas – gestão, administração e acadêmica. Com base na identificação do cumprimento, cumprimento parcial ou não cumprimento dos indicadores de cada uma das dimensões e padrões, as escolas olharam para dentro de suas estruturas, dos seus processos e das suas ações, construindo um autorretrato da sua situação em relação ao parâmetro ideal.
Após o trabalho interno de cada uma das equipes das escolas, cada uma das 29 avaliações e respectivas evidências foram analisadas pela Gerente de Qualidade. “Meu papel, como Gerente de Qualidade, é garantir que o processo de autoavaliação ocorra da forma devida, orientando sempre que necessário, indicando alguma incompatibilidade entre evidência e avaliação de cumprimento de determinado indicador e depois monitorando a implantação das ações de melhoria propostas”, explica Adriana Boscov, da IYF.
As ações de melhoria, definidas nos Planos de Melhoria, constituem-se na segunda etapa da implantação do Sistema NEO de Qualidade na Aliança NEO Brasil. Construído a partir de uma seleção de indicadores avaliados como cumpre parcialmente ou não cumpre, e considerando a viabilidade em termos de recursos e prazo, os Planos elencam ações, que uma vez implantadas irão impactar a qualidade dos serviços oferecidos e aproximar ainda mais as unidades do cumprimento dos parâmetros NEO. “As escolas passam por um monitoramento dessas ações em três etapas durante o ano, quando devem apresentar evidências de suas ações. Este processo está gerando um enorme aprendizado sobre sistematização das ações nas escolas, criando um manual de boas práticas a ser disseminado por toda a rede de escolas técnicas do Estado”, concluiu Adriana.
Próximos passos – Até o final de julho de 2019, as escolas que executaram o Plano de Melhorias voltarão ao processo de autoavaliação. Essa nova autoavaliação, no entanto, vai revelar as boas consequências de as escolas terem executado o Plano de Melhorias. Com a apresentação de outras evidências que comprovem o cumprimento pleno dos indicadores das oito dimensões de qualidade, as escolas recebem o Certificado do Sistema NEO de Qualidade. |
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