Em semana de monitoramento, NEO avalia a implementação do seu Sistema de Qualidade  
 
 

Adriana Boscov, gerente de Qualidade, fez monitoramento presencial da implantação dos Planos de Melhoria com representantes das escolas. Uma das ações do Plano de Melhoria é a multiplicação da metodologia Educação 3.0.

Entre os dias 25 e 29 de março, a gerente de qualidade do Programa New Employment Opportunities (NEO) da International Youth Foundation, Adriana Boscov, esteve em Pernambuco para monitorar a implantação dos Planos de Melhoria de 29 unidades de formação profissional de jovens de 60 municípios e capital, beneficiadas pelo NEO Brasil, projeto executado pelo Instituto Aliança. O monitoramento é feito com base no Sistema NEO de Qualidade.

A partir da combinação de oito dimensões, com dezessete padrões e 92 indicadores, o Sistema NEO de Qualidade é uma ferramenta fundamental, que assegura que o ecossistema de empregabilidade juvenil aprimore processos e produtos, apoiando organizações de formação, de orientação e de intermediação profissional de jovens para o mundo do trabalho, a olharem para si próprias e, à luz dos parâmetros do Sistema de Qualidade, alinhar novas ações ou ajustes.

A Aliança NEO Brasil utiliza o seu Sistema de Qualidade desde abril do ano passado, quando 29 escolas iniciaram o processo de autoavaliação, elaboração e implantação de Planos de Melhoria. “Como parte do componente de Fortalecimento Institucional, foram definidas 24 escolas técnicas da Secretaria de Educação de Pernambuco e 5 escolas técnicas do SENAI para a aplicação do Sistema NEO de Qualidade, de forma que, a partir de autoavaliação institucional, pudessem ser desenvolvidos Planos de Melhoria a serem implantados pelos aliados, com apoio do NEO”, esclareceu Neylar Lins, coordenadora-geral do Programa NEO Brasil.

 

Gestores definiram os indicadores mais relevantes para elaborar o Plano de Melhoria.

 

  Entre os dias 25 e 28 de março aconteceram os encontros de monitoramento.


Na última semana de março, gestores das escolas e suas equipes revisaram a execução do Plano de Melhoria, apresentando as evidências de realização, fazendo observações sobre os processos que estão vivenciando e discutindo estratégias para o alcance pleno dos indicadores dessas ações.

“Ao participar do Sistema de Qualidade NEO, é possível identificar os pontos fortes e os de melhorias necessárias de cada escola, através da autoavaliação, e a partir de um Plano de Melhoria desenvolvido pelas próprias escolas com os dirigentes da Secretaria de Educação e do SENAI de Pernambuco foi possível criar oportunidades de melhoria com o mesmo fim para todas as escolas, mas de forma customizada a cada realidade”, apontou Adriana Boscov, que acompanha a implantação do Sistema.

Histórico
– Entre maio e junho de 2018, as 29 unidades de formação profissional que são beneficiadas pelo NEO realizaram a autoavaliação: um trabalho que envolveu equipes de cada escola, definidas pelos seus gestores/diretores. Essas equipes eram formadas por profissionais de diversas áreas – gestão, administração e acadêmica. Com base na identificação do cumprimento, cumprimento parcial ou não cumprimento dos indicadores de cada uma das dimensões e padrões, as escolas olharam para dentro de suas estruturas, dos seus processos e das suas ações, construindo um autorretrato da sua situação em relação ao parâmetro ideal.

Após o trabalho interno de cada uma das equipes das escolas, cada uma das 29 avaliações e respectivas evidências foram analisadas pela Gerente de Qualidade. “Meu papel, como Gerente de Qualidade, é garantir que o processo de autoavaliação ocorra da forma devida, orientando sempre que necessário, indicando alguma incompatibilidade entre evidência e avaliação de cumprimento de determinado indicador e depois monitorando a implantação das ações de melhoria propostas”, explica Adriana Boscov, da IYF.

As ações de melhoria, definidas nos Planos de Melhoria, constituem-se na segunda etapa da implantação do Sistema NEO de Qualidade na Aliança NEO Brasil. Construído a partir de uma seleção de indicadores avaliados como cumpre parcialmente ou não cumpre, e considerando a viabilidade em termos de recursos e prazo, os Planos elencam ações, que uma vez implantadas irão impactar a qualidade dos serviços oferecidos e aproximar ainda mais as unidades do cumprimento dos parâmetros NEO. “As escolas passam por um monitoramento dessas ações em três etapas durante o ano, quando devem apresentar evidências de suas ações. Este processo está gerando um enorme aprendizado sobre sistematização das ações nas escolas, criando um manual de boas práticas a ser disseminado por toda a rede de escolas técnicas do Estado”, concluiu Adriana.

Próximos passos – Até o final de julho de 2019, as escolas que executaram o Plano de Melhorias voltarão ao processo de autoavaliação. Essa nova autoavaliação, no entanto, vai revelar as boas consequências de as escolas terem executado o Plano de Melhorias. Com a apresentação de outras evidências que comprovem o cumprimento pleno dos indicadores das oito dimensões de qualidade, as escolas recebem o Certificado do Sistema NEO de Qualidade.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br