Instituto Aliança recebe, pela segunda vez, o Prêmio FIES

 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
Organizações premiadas em atividade, sob a coordenação de Andrea Saul, do FICAS.

O Instituto Aliança recebe novamente o Prêmio FIES, dessa vez na categoria formação de educadores (Educação para o Trabalho), com o Projeto Formação de Educadores para Programas de Inserção Socioprodutiva de Jovens. A premiação aconteceu no evento realizado no Itaú Clube, em São Paulo, de 23 a 25 de fevereiro, quando representantes das 15 instituições selecionadas pelo edital de 2012 se reuniram. Desde 2005 o Programa de Investimento em Programas Sociais do Fundo Itaú Excelência Social (PIPS FIES) apoia programas de organizações da sociedade civil que atuam na área de educação. Representaram o IA, no encontro, Francisco Pontes Neto e Sérgio Oliveira Júnior, Coordenadores do Ceará, estado onde será implementado o projeto premiado.

A programação, coordenada pelo FICAS, contou com atividades práticas, abordando o tema da avaliação, promovendo a integração entre as organizações e esclarecendo as características do apoio do FIES, que se estenderá por dois anos. Além disso, o evento propiciou momentos de confraternização e reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas organizações. "A troca de experiências possibilitou a reflexão de novos saberes e práticas. Abordamos temas que são de grande relevância para o nosso trabalho como, por exemplo, avaliação. Também conhecemos a realidade de cada organização, o que possibilitou o fortalecimento de vínculos institucionais". afirma Pontes Neto. "O encontro aconteceu de forma leve e descontraída. Compartilhamos vivências e situações reais de cada projeto e, desta forma, construímos, de maneira lúdica, uma discussão valiosa em torno dos temas abordados. Embora, na maioria das organizações, a avaliação fosse um tema já trabalhado, a reflexão sobre esse conteúdo permitiu uma análise mais crítica da questão, o que certamente impactará na melhoria dos processos", comentou Sérgio Júnior.

 

 
Organizações em atividade.   Participantes em momento de confraternização.

Criado em 2004, o Fundo Itaú Excelência Social (FIES) aplica seus recursos em ações de empresas socialmente responsáveis. O Prêmio FIES direciona 50% da taxa administrativa do fundo do Banco Itaú em forma de atendimento técnico e financeiro. Implementado com o apoio da Fundação Itaú e parceria técnica da FICAS, o FIES busca fortalecer programas de atendimento direto e de formação de educadores nas categorias de Educação Infantil, Educação Ambiental e Educação para o Trabalho. Desde a sua implantação até 2012, o fundo já destinou mais de R$ 20 milhões a programas educacionais de 116 ONGs, beneficiando mais de 24 mil participantes dos projetos premiados.

"A iniciativa apoiada pelo FIES será de grande relevância, pois se trata da instituição de uma tecnologia educacional e social inovadora, com resultados já identificados nas redes de ensino médio profissional e regular do estado do Ceará", declarou Ilma Oliveira, Diretora do IA e responsável pela implementação da proposta premiada. Segundo ela, o Prêmio possibilitará o desenvolvimento de transferência dessa tecnologia, atendendo a cerca de 61.000 adolescentes do estado, através dos educadores e coordenadores envolvidos. "A formação desses profissionais é fundamental para a garantia da qualidade do trabalho e para a disseminação junto aos seus pares nas escolas públicas", explica. "Só temos a reconhecer e agradecer ao FIES por essa escolha, contando com o importante apoio para esta ação estratégica e relevante", afirma Ilma.

 

Grupo de representantes das organizações premiadas.

 

 
 
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Frederico Simões, nº 153, Edf. Orlando Gomes, sala 1009 – Salvador, Bahia, Brasil. Cep 41.820-774 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br