Programa VIA certifica profissionais de Curral Novo do Piauí  
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Michelle Oliveira, do Instituto Votorantim, entregando certificado para Maria Odete Nascimento. Daniela Gerdenits, da Votorantim Energia, entregando certificado de Fabiana Nunes. Antônio do Nascimento, representante do prefeito, entregando certificado para Nalva Macedo, secretária de Assistencia Social. Luan Araújo, da Votorantim Energia, entregando certificado de Sandecleia Macedo.

O Programa VIA - Votorantim pela Infância e Adolescência contribui com a proteção e promoção dos Direitos das Crianças e Adolescentes dos municípios de Curral Novo do Piauí (PI), Araripina e Santa Filomena (PE), região onde ocorre o empreendimento Ventos do Piauí. Ao longo do segundo semestre de 2016, o VIA concentrou suas ações em Curral Novo, onde certificou 25 profissionais da Rede de Proteção como multiplicadores de ações educativas sobre os Direitos de Crianças e Adolescentes (DCA) e sobre a prevenção da violência sexual. No primeiro semestre de 2017, o Programa será implantado nos municípios de Araripina e de Santa Filomena.

Iniciativa da Votorantim Energia e do Instituto Votorantim, em parceria técnica com o Instituto Aliança, o VIA desenvolve ações em três frentes. Junto ao poder público, qualifica e articula atores da Rede de Proteção das Crianças e Adolescentes. Junto às comunidades, atua na prevenção e enfrentamento das violações dos DCAs, com especial atenção para a violência sexual. Por fim, o VIA busca também a sensibilização e conscientização dos trabalhadores das empresas contratadas pela Votorantim Energia, por meio de rodas de conversa sobre os DCAs e as consequências da violação desses direitos, especialmente no que tange à exploração sexual.

Em Curral Novo do Piauí, aconteceram reuniões com os gestores públicos e foi elaborado um diagnóstico sobre a situação da infância e adolescência no município, além do mapeamento dos atores da Rede de Proteção. Os resultados foram discutidos com os gestores municipais, entre os quais secretários da Educação, da Saúde e da Assistência Social, diretores e coordenadores de serviços, presidente do CMDCA e representantes do Conselho Tutelar, que obtiveram maior conhecimento sobre seus dados e ficaram sensibilizados em relação às vulnerabilidades que afetam o desenvolvimento de crianças e adolescentes do município. Na ocasião, encaminhamentos foram definidos conjuntamente, visando melhorar o cenário local.

Dos profissionais que integram a Rede de Proteção de Curral Novo, 25 foram formados como multiplicadores de ações educativas sobre os Direitos de Crianças e Adolescentes e sobre a prevenção da violência sexual. A formação teve 60 horas, divididas em três módulos, e utilizou uma metodologia participativa, com técnicas que levaram ao desenvolvimento de uma nova visão e uma nova atitude em relação às questões abordadas, além de gerarem motivação e compromisso com o trabalho educativo e preventivo nas instituições.

Para Sandecleia Modesto de Macedo, profissional de saúde da comunidade de Baixios dos Belos, durante a formação “houve um fortalecimento dos vínculos na Rede. Nós profissionais ganhamos um presente, algo que as universidades nunca nos ensinaram. Uma metodologia para trabalho com crianças e adolescentes bem diferenciada”. Sandecleia afirma ainda: “Eu me comprometo e me sinto motivada a dar continuidade ao projeto, porque eu acredito! Nas oficinas, a gente conseguiu ver nas crianças o despertar. Interesse e cuidado nunca são demais!”

No evento de certificação ocorrido em fevereiro deste ano, as instituições municipais receberam ainda cinco acervos técnicos com DVD, cartilhas, ilustrações, folhetos, livros e outros materiais educativos para apoiar a atuação dos profissionais formados, que continuarão a receber o apoio técnico da equipe do Instituto Aliança à distância.

Patrícia da Silva Oliveira, professora e educadora multiplicadora do Colégio Estadual São Francisco de Assis, afirmou sentir-se honrada e agradecida por ter participado da formação. “Quantas vezes nós somos omissos e coniventes, de certa forma, com a violência. Agora, depois dos temas trabalhados, nós podemos ter momentos de discussões, para compartilhar ideias e executar os Planos de Ações. Abriu a mente da gente! Muitas de nós tinham receio de falar em público sobre esses assuntos com nossos jovens. Agora, temos autonomia e nos sentimos fortalecidas para lidar com esses conteúdos”, assegura.

“Sentimos que fizemos diferença para levar o VIA para a região, pois, além de trabalhar técnicas inovadoras a serem aplicadas na realidade local, também envolvemos os trabalhadores da obra, demostrando a importância que a Votorantim Energia enxerga no tema e o entendimento de que tal ação agrega valor ao negócio”, destaca Daniela Gerdenits.

Educadoras Multiplicadoras do Programa VIA de Curral Novo.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br