KNH visita Projeto #Refazendosonhos em Salvador  
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Participantes da visita no núcleo de Simões Filho (BA). Ilma Oliveira, diretora do IA, Zé Pimenta, parceiro do Euzaria, educadores e visitantes durante a certificação.

A equipe da Kindernothilfe (KNH) esteve em Salvador para uma visita de acompanhamento, avaliação e convivência ao Projeto #Refazendosonhos, realizado em parceria com o Instituto Aliança (IA). A visita aconteceu nos dias 6 e 7 de abril. Andrea Fehr, diretora do setor Brasil do Departamento da América Latina e Caribe, veio da Alemanha para o evento. Do escritório de Minas Gerais, compareceram Christiane Rezende, coordenadora regional Sudeste, Bahia e Centro-Oeste, e Ítalo Silva, assessor financeiro, ambos da Kindernothilfe no Brasil.

 
Andréa Fehr, da KNH Alemanha, fala aos adolescentes e profissionais certificados.
 
Christiane Rezende, do escritório KNH SECO-Brasil, parabeniza os certificandos.

Na tarde do primeiro dia, a pauta concentrou-se sobre os expressivos resultados do primeiro ano do projeto: 229 adolescentes matriculados, 4% evadidos, 193 concluintes, 172 certificados pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), 87% de frequência e 15 projetos de intervenção elaborados e executados. No componente de formação dos profissionais, foram 40 qualificados para abordagem e atendimento dos casos de violência sexual, com cinco planos de ação elaborados para implementação em 2017, todos certificados pela UECE. Quanto aos familiares, 23 integrantes foram referenciados nos serviços de atendimento (CRAS/SCFV) do município de Simões Filho e certificados pelo IA.

 
Parceiros da Euzaria certificam adolescente.
 
Kiko Kislansky, da Euzaria, felicita os certificandos.

Sandra Santos, coordenadora técnica do #Refazendosonhos, relembra a caminhada do primeiro ciclo de formação. “Ainda em 2015, iniciamos as primeiras discussões daquilo que seria o Projeto, a partir das provocações feitas pela KNH. De lá para cá, deparamo-nos com muitos desafios, mas muitas aprendizagens também. Trabalhar na perspectiva da prevenção e redução da violência sexual que afeta crianças e adolescentes sempre será uma forma de renovar propósitos pessoais e revisitar estratégias que geram esperanças para tantas vítimas indefesas. Nossos resultados foram bons, mas é preciso continuar num ritmo cada vez maior e mais atento, pois há muito o que ser feito”, pontua Sandra. O Projeto tem duração prevista de cinco anos, com ações estendidas até 2020.

 
A profissional Elisabete Amparo fala sobre a importância da sua certificação.
 
Adolescentes e profissionais dão seus depoimentos.

Na sexta-feira pela manhã, a visita continuou no núcleo de formação, em Simões Filho, reunindo adolescentes, familiares, profissionais e gestores municipais – a exemplo da secretária do Desenvolvimento Social da Mulher e da Cidadania, Tatiane Barbosa, e da primeira-dama e vereadora do município, Kátia Oliveira. O momento foi marcado por depoimentos sobre as mudanças significativas ocorridas na vida dos familiares e pela partilha de reflexões e lembranças do período formativo. O encerramento aconteceu à noite, com a certificação dos adolescentes e profissionais, que contou com a presença de familiares, representantes do Movimento Euzaria (outro apoiador do #Refazendosonhos), gestores locais, equipe de formação do projeto e do prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino.

 
Tatiane Barbosa, secretária SEDESC, agradece a
parceria com o Instituto Aliança.
 
Andrea Fehr, da KNH, aplaude as falas dos familiares.

Na ocasião, Ilma Oliveira, coordenadora-geral do projeto e diretora do Aliança, destacou o novo momento das ações do Instituto no município: “Hoje é um dia muito especial de celebrações e conquistas importantes. Estamos há oito anos em Simões Filho e, pela primeira vez, temos acesso e diálogo efetivo com a gestão municipal. É um momento de traçar caminhos e pensar na qualificação de parcerias, com foco no atendimento de adolescentes e jovens, especialmente no que diz respeito à prevenção e ao enfrentamento das violações de direitos. Torço para que possamos, juntos, nos unir por esta causa tão importante e que abraçamos aqui há tantos anos”.


A KNH tem por objetivo participar da construção de um mundo onde crianças e adolescentes têm a oportunidade de viver com dignidade, explorando seus potenciais, tendo como princípios a participação e o apoio ao desenvolvimento autogerido, bem como a defesa dos direitos da criança e do adolescente. A visita a Salvador trouxe muito desta perspectiva e, ao mesmo tempo, provocou a equipe técnica a aprimorar estratégias de intervenção para as ações futuras.


Familiares, profissionais e adolescentes na dinâmica sobre proteção de vulneráveis.

Momento da visita ao núcleo de Simões Filho, com a equipe da KNH, adolescentes, familiares, educadores e parceiros.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br