Lilian Prado, egressa do Programa Aliança com o Adolescente, recebe prêmio da Rede Globo  
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Lilian Prado, ex-participante do programa Aliança com o Adolescente. Egressos do programa Aliança com o adolescente: quatro deles integram a equipe Acreditar. Equipe do Acreditar visita uma  empreendedora.  

No dia 1º de abril, no programa Caldeirão do Huck, cinco brasileiros receberam o prêmio Inspiração, uma iniciativa da Rede Globo de Televisão para reconhecer o trabalho de lideranças sociais.  Entre os homenageados estava Lilian Prado, diretora-executiva da organização Acreditar. Moradora de Glória do Goitá, no agreste pernambucano, Lilian foi uma das jovens participantes do Programa Aliança com o Adolescente, que deu origem ao Instituto Aliança.

O prêmio foi entregue a Lilian, por meio de videoconferência, pelo "padrinho" e prêmio Nobel Muhammad Yunus, fundador do Banco Grameen, que, assim como a Acreditar, apoia iniciativas de microempreendedores.

 

Lilian Prado é homenageada no programa Caldeirão do Huck.

 
Lilian agradecendo a homenagem.

Segundo Lilian, o Aliança com o Adolescente marcou o início da sua trajetória de empreendedora social. Entre 1999 e 2004 o programa formou adolescentes em microrregiões do Nordeste brasileiro. Em Pernambuco, na Bacia do Goitá, a iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Serviço de Tecnologia Alternativa - SERTA.

“Quando descobri o empreendedorismo, eu vi que isso ia mudar as nossas vidas e que os jovens não iam precisar sair de Pernambuco”, lembra Lilian, que tinha 17 anos em 2001, ano em que começou a participar do Aliança com o Adolescente. Daí, surgiu a ideia de criar o “banco dos sonhos” com o objetivo de gerar oportunidades para que jovens protagonistas desenvolvessem seus projetos.



 

Jeruza Souza, da Fasso Artesanto, empreendimento idealizado para retratar a cultura Local. Acreditar apoiou o surgimento da ideia.


 

José Emerson, empreendedor na área das hortaliças orgânicas.

 
Jovem do Programa de Microcrédito do Acreditar.
 

Leandro Silva, jovem empreendedor em seu estúdio.

A iniciativa ganhou força sob a gestão dos próprios jovens, e, em 2006, eles optaram pela institucionalização e fundaram a Acreditar, que oferece microcrédito a pessoas que não têm acesso a pequenos empréstimos em bancos convencionais. A Acreditar também promove educação financeira e orientação para que os empreendedores apoiados consigam gerir, com sucesso, os seus empreendimentos.

“Cerca de 75% da nossa carteira de microcrédito é requisitada por mulheres que estão começando ou já negociam nos ramos da alimentação, saúde, beleza ou agricultura”, explica Lilian. “A evidência dos impactos positivos dos negócios na vida das famílias, em especial dos filhos, levou a Acreditar a tomar a questão de gênero como uma prioridade do seu escopo de atuação”, afirma. Mas os resultados positivos da Acreditar vão além do benefício às famílias participantes, pois o fortalecimento dos empreendimentos populares incide sobre a economia local por meio da geração de renda.

Para Adenil Vieira, diretora do Instituto Aliança, o sucesso da Acreditar evidencia que a aposta feita pelo Programa Aliança com o Adolescente estava correta: é possível gerar o desenvolvimento local integrado e sustentável em microrregiões nordestinas, mobilizando a força política e a capacidade empreendedora de uma massa crítica de adolescentes protagonistas.


Lilian Prado e Luciano Huck durante a homenagem.

Equipe Acreditar.

Egressos do Programa Aliança com o Adolescente.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br