Parceria entre Instituto Aliança e Secretaria de Educação do Estado da Bahia realiza novas ações  
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Equipe do IA em formação com educadores. Secretário Walter Pinheiro e superintendente Durval Libânio, em visita ao ICEIA.

No dia 9 de março, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, esteve no Instituto Educacional Isaías Alves (ICEIA) acompanhado pelo superintendente de Educação Profissional, Durval Libânio, pelas diretoras do Instituto Aliança, Adenil Vieira e Ilma Oliveira, e pelo coordenador local do Instituto Aliança, Marcio Luppi. Na ocasião, Pinheiro falou sobre o projeto de reforma da escola, concomitante a uma nova proposta político-pedagógica, coerente com as expectativas das diversas juventudes e dos novos parâmetros para a educação de ensino médio.

“O nosso desafio é mexer não só na parte física, mas envolver mudanças na área metodológica, de forma que a escola seja integrada à cidade e à vida dos estudantes e de suas famílias, assim como aos novos parâmetros da educação de ensino médio”, explicou o secretário. Assim, o ICEIA e o Colégio Estadual Prof. Carlos Sant’Anna – ambos Centros Estaduais de Educação Profissional do Estado da Bahia – adotarão a metodologia de desenvolvimento de competências socioemocionais trabalhada pelo Instituto Aliança, com a implementação dos componentes curriculares Projeto de Vida e Mundo do Trabalho, ainda em 2017.

 

SEC, IA e equipe de gestão do ICEIA.

 

Secretário visita instalações do ICEIA.

Seguindo o cronograma de ações previsto na parceria, entre os dias 3 e 6 de abril, Ilma Oliveira e o coordenador do Programa de Incidência nas Políticas de Ensino Médio, Rodrigo Prata, ofereceram uma capacitação aos professores, coordenadores pedagógicos e pedagogos daqueles Centros. Na ocasião, os profissionais puderam refletir sobre as bases teórico-metodológicas e operacionais dos componentes curriculares e o desenvolvimento do piloto nas duas escolas para disseminação futura na rede estadual. Também conheceram a trajetória desenvolvida no Estado do Ceará, que já incorporou os novos componentes curriculares ao currículo das suas 120 escolas profissionais e se encontra na etapa de transferência da tecnologia para a rede.

Vinte e cinco profissionais participaram da formação, realizada no ICEIA. Os professores destacaram a importância do investimento em um processo de capacitação para a implementação das inovações propostas, assim como demonstraram a expectativa pelo monitoramento, identificando este como um espaço de aprimoramento profissional.

 

Secretário visita Ginásio de Esportes do ICEIA.

 

Professora do ICEIA conversa com secretário Walter Pinheiro.

Para o superintendente Durval Libânio, parcerias entre organizações sociais e o Estado têm importante papel na melhoria da qualidade do ensino médio no país. Percepção endossada pela diretora Adenil Vieira, para quem o desenvolvimento dessa parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA) é uma oportunidade de ampliar e dar escala à experiência vitoriosa desenvolvida pelo Instituto Aliança no Ceará ao longo dos últimos seis anos, beneficiando 100 mil jovens e formando cerca de mil professores.

 

Momento da formação: equipes IA, SEC e professores.

 

Ilma Oliveira, diretora do IA, na formação com professores e equipe da SEC.


Ilma Oliveira falando para professores e equipes da SEC.
Momento final do primeiro dia de formação, com todos os participantes.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br