IA e SEDUC realizam formação em 71 escolas de Tempo Integral |
De 21 a 23 de fevereiro, o Instituto Aliança, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), desenvolveu a primeira formação do ano para 119 professores das 71 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) que participam do projeto Núcleo de Trabalho, Pesquisas e Práticas Sociais (NTPPS). A formação teve como objetivo elaborar planos de aula da 1ª e da 2ª série e aprofundar os princípios e metodologia utilizados no NTPPS, como componente da Proposta Político-Pedagógica das EEMTI. No segundo dia, os 71 gestores das escolas também participaram e enriqueceram a discussão com reflexões sobre os diferenciais aportados pela experiência.
Para a professora Regiane Freire, da EEMTI Cornélio Diógenes, do município de Jaguaribe, a formação foi um espaço de reflexão e mudança em sua prática pedagógica. “Saí com a certeza de que posso e sou capaz de transformar a vida dos meus estudantes através do NTPPS”, afirmou. Para o coordenador escolar Rubens Souza, da EEMTI de Minerolândia, a formação permitiu um maior entendimento sobre a proposta pedagógica do NTTPS. “Se eu já apoiava a proposta, agora estou mais convicto do quanto o NTPPS possibilita um novo modelo pedagógico para a escola”, assegurou. O NTPPS tem como propósito atuar como componente indutor de pedagogias ativas, desenvolvimento de competências socioemocionais, uso da pesquisa como ferramenta para a interdisciplinaridade e ampliação do pensamento complexo e como lugar de estruturação do projeto de vida. A Rede de Ensino Médio do Ceará é uma das únicas no país a desenvolver uma ação estruturada, articulada com o currículo, visando uma formação integral e integrada dos alunos do Ensino Médio. Não por acaso, as 160 escolas cearenses onde o NTPPS foi implantado têm se destacado pelo ambiente instigante de produção de trabalhos de forma colaborativa, pela investigação científica e pelos projetos de vida dos alunos, apresentando em avaliações externas indicadores impactantes de melhoria em várias dimensões - que incluem aumento de competências socioemocionais ligadas à autoestima, à amabilidade, à capacidade de expressão e à capacidade de trabalhar em grupo. Também registram aumento das médias em português e matemática. A experiência, desenvolvida desde 2012, passa agora por uma adaptação: além das ações que já desenvolvia, o NTPPS deverá potencializar o projeto de vida, integrando seu desenvolvimento à escolha, pelos alunos, das disciplinas eletivas que irão compor a parte diversificada de seus itinerários formativos. Para a orientadora da Célula de Formação Docente da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Iane Nobre, o NTPPS tem um papel fundamental como articulador do currículo e a formação realizada com os professores foi de extrema relevância para o sucesso da sua implementação nas escolas.
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