IA e SEDUC realizam formação em 71 escolas de Tempo Integral  
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Mayara Tâmea, da Coordenadoria de Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem-CODEA, na abertura da formação. Professores das Escolas Integrais participam de atividades e vivências no decorrer da formação. Equipe do IA responsável pela capacitação.

De 21 a 23 de fevereiro, o Instituto Aliança, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), desenvolveu a primeira formação do ano para 119 professores das 71 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) que participam do projeto Núcleo de Trabalho, Pesquisas e Práticas Sociais (NTPPS).

A formação teve como objetivo elaborar planos de aula da 1ª e da 2ª série e aprofundar os princípios e metodologia utilizados no NTPPS, como componente da Proposta Político-Pedagógica das EEMTI. No segundo dia, os 71 gestores das escolas também participaram e enriqueceram a discussão com reflexões sobre os diferenciais aportados pela experiência.

 
Prof. Jovan Sousa, da EEMTI Custodio da Silva Lemos, no município Horizonte.   Profa. Jaqueline Sampaio, do Colégio Estadual Wilson Gonçalves, no município do Crato.
 
Professores em atividade de grupo.   Depoimento do prof. Wiliam Silva, da EEFM Plácido Aderaldo Castelo, de Fortaleza, sobre a experiência com o NTPPS.

Para a professora Regiane Freire, da EEMTI Cornélio Diógenes, do município de Jaguaribe, a formação foi um espaço de reflexão e mudança em sua prática pedagógica. “Saí com a certeza de que posso e sou capaz de transformar a vida dos meus estudantes através do NTPPS”, afirmou. Para o coordenador escolar Rubens Souza, da EEMTI de Minerolândia, a formação permitiu um maior entendimento sobre a proposta pedagógica do NTTPS. “Se eu já apoiava a proposta, agora estou mais convicto do quanto o NTPPS possibilita um novo modelo pedagógico para a escola”, assegurou.

O NTPPS tem como propósito atuar como componente indutor de pedagogias ativas, desenvolvimento de competências socioemocionais, uso da pesquisa como ferramenta para a interdisciplinaridade e ampliação do pensamento complexo e como lugar de estruturação do projeto de vida. A Rede de Ensino Médio do Ceará é uma das únicas no país a desenvolver uma ação estruturada, articulada com o currículo, visando uma formação integral e integrada dos alunos do Ensino Médio.

Não por acaso, as 160 escolas cearenses onde o NTPPS foi implantado têm se destacado pelo ambiente instigante de produção de trabalhos de forma colaborativa, pela investigação científica e pelos projetos de vida dos alunos, apresentando em avaliações externas indicadores impactantes de melhoria em várias dimensões - que incluem aumento de competências socioemocionais ligadas à autoestima, à amabilidade, à capacidade de expressão e à capacidade de trabalhar em grupo. Também registram aumento das médias em português e matemática.

A experiência, desenvolvida desde 2012, passa agora por uma adaptação: além das ações que já desenvolvia, o NTPPS deverá potencializar o projeto de vida, integrando seu desenvolvimento à escolha, pelos alunos, das disciplinas eletivas que irão compor a parte diversificada de seus itinerários formativos.

Para a orientadora da Célula de Formação Docente da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Iane Nobre, o NTPPS tem um papel fundamental como articulador do currículo e a formação realizada com os professores foi de extrema relevância para o sucesso da sua implementação nas escolas.

O Núcleo de Trabalho, Pesquisas e Práticas Sociais (NTPPS) é apoiado por uma plataforma de parceiros estratégicos entre os quais a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, a Walmart Foundation e o Instituto Walmart, com a parceria técnica do Instituto Aliança.



Participantes da formação: professores e equipes técnicas da SEDUC e IA.
Participantes no encerramento da formação.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br