Escola Social do Varejo recebe novas turmas e realiza Semana de Acolhida  
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Jovens do núcleo Osasco na Semana de Acolhida. Jovens do núcleo de Porto Alegre, Rito de Iniciação - Cesto das Expectativas.

A Semana de Acolhida marcou o início das novas turmas da Escola Social do Varejo (ESV), na primeira quinzena de março. Momento especial de introdução ao processo formativo, a programação da Semana facilita a interação entre os participantes e reforça a responsabilidade destes com sua formação, funcionando como rito de iniciação do grupo.

As atividades servem também para desenhar o perfil de entrada de cada jovem, com observação, pelos educadores, das características, capacidades de conviver com as diferenças, forças e desafios na resolução de conflitos de cada um. Todas estas informações são utilizadas na avaliação inicial do Sistema de Monitoramento e Avaliação (SMA), aplicado no fiml da semana pelos três educadores do Programa e coordenação.

Nas oficinas da Semana de Acolhida, foram também abordadas as competências socioemocionais, assunto muito novo para os jovens, trabalhadas em cada oficina aproximando o subjetivo do objetivo, o teórico do prático, o imaginário do real. A nossa metodologia nesta primeira semana, de uma forma muito acolhedora, reforçou o sentimento de pertencimento desses jovens ao novo grupo, assim como a abertura a novas experiências para a vida deles", complementa o educador Emílio Soares, do núcleo PE

 
Núcleo POA - Dinâmica da Apresentação.   Núcleo Salvador - Dinâmica da Apresentação.
 
Núcleo Osasco - Construindo o Contrato de Convivência.   Núcleo Recife - Cartas das Expectativas.

Foram quase 4 mil jovens inscritos para 500 vagas – 300 distribuídas entre Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul e 200 em Pernambuco. Durante a Semana da Acolhida, os selecionados compareceram maciçamente e começaram a entender a proposta pedagógica do projeto, que lida com temas importantes para o amadurecimento profissional e pessoal.

"Na primeira semana, senti uma grande diferença entre o método de ensino da ESV e o da escola convencional. Foi um choque, mas depois vi que essa forma de ensinar é uma das mais efetivas, pois consigo me concentrar na aula e interagir bastante com os colegas, formando um ambiente agradável, divertido e tão aconchegante que você consegue relaxar e esquecer um pouco dos problemas da vida”, avalia Gessica Franciele Mendonça Azevedo, 18 anos, do núcleo de Porto Alegre. Ela conta que, mesmo no início, o projeto já faz diferença na sua vida: “Algumas das dicas de comportamento são essenciais. Eu coloco em prática e vejo que realmente faz diferença saber se comportar ou se vestir de acordo com cada ambiente. A cada dia do curso, tenho mais certeza de que irei me formar como uma profissional bem qualificada", completa.

Para Jenyfer Kellyane Simões de Oliveira, 18 anos, do núcleo Pernambuco, “os dias foram surpreendentes, divertidos e conseguiram me fazer refletir e me sentir mais motivada para os quatro meses de preparação profissional e pessoal que virão”.

O jovem Maurício José Borges, 19 anos, do núcleo Porto Alegre, considera a metodologia da ESV ótima: “O início do projeto já foi suficiente para mostrar como será o restante. Identifiquei-me e me emocionei com muitas das atividades. Aprendi várias coisas, como falar com certo número de pessoas sem ter tanta vergonha, e estou aprendendo também a importância de trabalhar em grupo"
.

 
Atividade de Integração, núcleo Salvador - Semana de Acolhida.   Participantes da ESV, núcleo Recife - Semana de Acolhida.


Opinião compartilhada por Sther Bernardo, 18 anos, de Osasco (SP): "Nessa primeira semana, já posso dizer que aprendi muito, me conheci mais e tive experiências maravilhosas. Sem dúvida, eu amei cada experiência. No primeiro dia, fizemos um círculo e tivemos que conversar com a pessoa que parasse na nossa frente. Pensei que seria difícil porque não conhecia ninguém. Mas depois percebi que acabei conversando bastante e a timidez foi embora. Já fiz alguns cursos profissionalizantes e confesso que não achei tão legais como estou achando a ESV. Os educadores têm um método de ensinar muito agradável e que deixa todos à vontade para se expressar", avalia a jovem. “A Semana de Acolhida da Escola Social do Varejo foi muito importante e bem aproveitada pelos jovens, pois pudemos conhecer melhor os educadores e participar de atividades de integração com os colegas, construindo relacionamentos e desenvolvendo nossas habilidades. Senti que os educadores têm um olhar diferenciado para cada jovem, percebendo suas afinidades, capacidade de liderança, comunicação, como também, características de comportamentos e iniciativas, relacionadas à timidez, vergonha, medo de se expressar ao falar em público, por exemplo”, pondera  a jovem Nubya Freitas, 17 anos, do núcleo Salvador (BA). 

A Escola Social do Varejo, em 2017, contou com a parceria do Instituto Walmart, da Fundação Walmart, do Instituto Credit Suisse Hedging Griffo e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).


Núcleo Salvador - Atividade de Integração, Semana de Acolhida.
Núcleo Recife - Rito de Iniciação - Cesto das Expectativas.
Núcleo Recife - Dinâmica dos Objetos.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br