Iniciativa NEO Brasil é lançada em Pernambuco  
 
 
Frederico Amâncio,  Neuma Lira, da Secretaria da Mulher PE, e Neylar Lins. Secretário Frederico Amâncio assina o Acordo. Aliados NEO e demais presentes no evento.

No mês de março, duas iniciativas importantes marcaram o Programa New Employment Opportunities (NEO), que promove a empregabilidade para jovens na América Latina e Caribe, aproximando a formação profissional da demanda das empresas por profissionais qualificados, por meio da capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social.

A primeira foi o Quarto Encontro Anual de Aprendizagem do NEO Regional, em El Salvador, que aconteceu nos dias 25 e 26. Durante o evento, diretores de organizações da sociedade civil e coordenadores NEO de dez países compartilharam as soluções mais inovadoras que são implementadas no Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Peru e República Dominicana com relação ao tema da empregabilidade dos jovens em situação de vulnerabilidade social.



 
Palavras do secretário de Educação de Pernambuco, Frederico Amâncio, na assinatura do Acordo.   Paulo Dutra, secretário de Educação Profissional, e diretores de Escolas Tecnicas.

Já no dia 26, em Recife (PE), representantes da Aliança NEO Brasil assinaram o Acordo de Governança, que formaliza o compromisso de dez instituições (Ministério da Educação, Secretaria de Educação de PE, Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de PE, Secretaria da Mulher de PE, Instituto Federal de Educação, SESI-Unindústria, SENAI PE, Núcleo de Gestão do Porto Digital, Arcos Dourados e CESAR) em unir esforços e recursos com o objetivo de melhorar as oportunidades de emprego e trabalho para mais de 70 mil jovens doestado.

Foi nessa ocasião que foi firmado o Acordo de Cooperação Técnica entre o IA e o secretário de Educação do Estado de Pernambuco, Fred Amâncio, para implementação das ações do NEO no âmbito das escolas técnicas do estado. “Esse programa é importante para que os jovens que estão saindo das escolas técnicas possam estar cada vez mais próximos das demandas do mercado de trabalho”, destacou Amâncio.


 
Frederico Amâncio, Marcio Amorim, do
SESI-UNINDÚSTRIA, e Neylar Lins.
  Frederico Amâncio, Adriana Felix, do IFPE, e
Neylar Lins.

No Brasil, o Instituto Aliança atua como Agência Executora do NEO. As ações do Programa em Pernambuco envolvem, entre outras, a articulação e integração de programas e políticas públicas relacionadas ao emprego juvenil no Estado, o fortalecimento da qualidade dos serviços de educação profissional, orientação vocacional e intermediação laboral, pesquisa de mercado e geração de conhecimento para influenciar a replicação da iniciativa.

Ao todo, 128 unidades educacionais da Secretaria de Educação do Estado, do SENAI e do Instituto Federal de Educação serão beneficiadas pela iniciativa. “A proposta, além de buscar soluções inovadoras para atacar o problema do desemprego juvenil, visa também buscar uma forma nova via alianças multissetoriais para enfrentar este desafio”, afirmou a coordenadora-geral do NEO no Brasil, pelo Instituto Aliança, Neylar Lins.


NEO é uma iniciativa liderada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin) e Divisão de Mercados do Trabalho do BID (LMK), pela International Youth Foundation (IYF) e pelos seguintes parceiros: Arcos Dorados, Fundação Caterpillar, CEMEX, Fundação Forge, Microsoft, SESI e Walmart.


 
Jéssica é uma jovem NEO de El Salvador e contou para os participantes do encontro como foi essa oportunidade.   Neylar Lins é reconhecida/homenageada pela sua persistência em efetivar o Programa NEO no Brasil.


 
Representantes do Brasil recebendo lembranças de El Salvador.   Atividade sobre formação de redes no evento internacional.


 
Atividade de reflexão sobre sustentabilidade. Equipe México e Brasil.


  Atividade de reflexão sobre sustentabilidade. Equipe México e Brasil.
 
Neylar Lins e Adriana Franco, do IA, em atividade de integração entre países do NEO.


  Atividades de integração regional entre países do Programa NEO.

Atividades de integração regional entre países do Programa NEO.

Atividades de integração regional entre países do Programa NEO.

Atividades de integração regional entre países do Programa NEO.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br