IA participa de capacitação da Kindernothilfe (KNH) em Recife  
 
 

Representantes das organizações participantes do evento e parceiras da KNH acompanhados dos facilitadores da oficina e equipes da KNH Brasil e Alemanha. Sérgio Cordiolli, em sistematização de conceitos. Andrea Fehr, diretora do setor Brasil do Departamento da América Latina e Caribe, em abertura da Oficina para Capacitação das Organizações Parceiras. Ilma Oliveira e Márcio Lupi em apresentação de proposta inicial do redesenho do Projeto #RefazendoSonhos.


Entre os dias 19 e 22 de março, representantes do Instituto Aliança (IA) participaram, em Recife (PE), da Oficina de Capacitação em Orientação para Efeitos e Impactos em projetos de enfoque de direitos, promovida pela Kindernothilfe - KNH BRASIL - Regional Sudeste e Centro-Oeste e Estado da Bahia e seus regionais SE/CO e Nordeste.

A oficina contou com a presença de, pelo menos, 10 organizações apoiadas pela KNH, com representantes de diferentes estados, a exemplo da Bahia, do Ceará, de São Paulo e de Pernambuco. A facilitação ficou por conta de Andrea Iglesias e Sérgio Cordiolli, que abordaram temas como: Dimensões da Mudança, Ciclo e Lógica de Projetos, Enfoque de Direitos, Orientação para Efeitos de Impacto e Cadeia de Impactos.


 

Sérgio Cordiolli em facilitação de atividade coletiva com o grupo de organizações.

  Andréa Iglesias em facilitação de atividade coletiva com o grupo de organizações.

O projeto do IA apoiado pela KNH é o #RefazendoSonhos, realizado desde 2016 no município de Simões Filho (BA), com o intuito de contribuir com a prevenção e a redução da violência sexual que afeta crianças e adolescentes. A coordenadora-geral do #RefazendoSonhos, Ilma Oliveira, que esteve presente na capacitação, destacou as aprendizagens adquiridas: “As formações oferecidas pela KNH sempre nos provocam de fora para dentro, ou seja, nos fazem partir dos objetivos gerais, dos impactos previstos nos projetos para a revisitação das nossas estratégias, propostas e atividades. Sermos provocados a pensar nossas ações em cadeia, de forma ampliada e processual, considerando impactos externos, internos e condicionantes, foi o grande destaque deste momento”.

Márcio Lupi, coordenador local do #RefazendoSonhos, que também participou da Oficina, destacou a troca de experiência que teve com representantes das outras ONGs presentes. “Tivemos a oportunidade de refletir e colaborar na cadeia de impactos de outras organizações, ao passo que também nos foi possível partilhar de nossas ações, contando com olhares ‘de fora’ para enriquecer as análises. Apendemos conceitualmente os temas, bem como ampliamos perspectivas por meio da troca de experiências sempre presente na metodologia das oficinas. Ganhamos em muitas direções”, pontuou Lupi.

 

Ilma (Instituto Aliança/BA), Ricardo (Sendec/PE), Nilton (Cipó/BA) e Samantha (KNH/Alemanha) em atividade de subgrupo

  Ilma Oliveira e Márcio Lupi em atividade de subgrupo.

#RefazendoSonhos e KNH - Nos últimos dois anos, o projeto #Refazendo Sonhos mobilizou e/ou formou 125 profissionais, 392 adolescentes, 19 gestores municipais e 139 familiares. Por sua vez, como principal financiadora do projeto - ao lado do movimento Euzaria -, a KNH é uma agência de desenvolvimento que foi fundada em 1959, na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente. Com o objetivo de melhorar as condições de vida de crianças e adolescentes que vivem nos países mais pobres do mundo, apoia mais de 280.000 crianças e adolescentes em 28 países situados na África, América Latina, Caribe, Ásia e no Leste Europeu.

 

Cartaz com avaliação do clima da Oficina - Humorômetro.

  Desenhos criados por adolescentes e distribuídos para os representantes das Organizações como lembrança.

Diagrama do IA com representação dos efeitos e impactos almejados no Projeto #RefazendoSonhos.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br