Coordenadores do IA participam de especialização em Toledo sobre Governança, Direitos Humanos e Cultura de Paz  
 
 

Coordenadores IA Ceará que participaram do curso. Coordenadores com Professor Antonio Argadoña, titular da Cátedra de Responsabilidade Social Corporativa da Universidade de Navarra. Professor Antonio Argadoña proferindo a palestra de abertura: "Responsabilidade Social das Empresas e Instituições - onde estamos?".

Durante o mês de fevereiro, mais de 100 profissionais de 12 países iberoamericanos participaram de cursos de pós-graduação na Universidade de Castilla-La Mancha (UCLM), em Toledo, Espanha, nas áreas de Responsabilidade Social Corporativa (RSE) e Governança, Direitos Humanos e Cultura de Paz. Quatro coordenadores que integram a equipe do Instituto Aliança no Ceará - Eveline Corrêa, Francisco Pontes Neto, Lorena Silveira e Maxmiller Loiola - participaram de uma especialização sobre esses temas.

Liderada pelo professor Juan Ramon de Páramo Argüelles, a especialização em Governança, Direitos Humanos e Cultura de Paz é uma iniciativa do Instituto para Resolução de Conflitos da UCLM (IRC). Seu objetivo é oferecer aos participantes uma visão geral dos Direitos Humanos no contexto internacional, com base nas políticas nacionais, nos instrumentos das Nações Unidas, na experiência europeia e nas ações mais recentes da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

A formação conta com discussões e reflexões sobre características da América Latina contemporânea, consequências e desdobramentos dos fenômenos sociais e econômicos que marcam o cenário latino-americano. Também incorpora um módulo prático para a formulação e avaliação de projetos de desenvolvimento, com abordagem baseada em direitos humanos, que é aplicada nas políticas e projetos de cooperação internacional.

"Os temas abordados, a qualidade e profundidade das discussões, bem como o contato com uma perspectiva mais ampliada de compreensão de temas tão complexos, certamente vai agregar um valor enorme ao nosso trabalho. Vivemos um cenário social de 'liquidez', de fluidez, de volatilidade, de incerteza e insegurança, que exige essa ampliação de horizontes para uma ação mais consciente e consequente. E, para nós que trabalhamos com juventudes, essa perspectiva se mostra ainda mais pertinente e urgente", destaca Eveline, uma das coordenadoras do IA que participaram do curso.


Grupo de coordenadores do IA com estudantes do México e Itália.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br