Projeto Saber, Fazer e Empreender inicia ações nos municípios de Queimadas e Quijingue  
 
 

Reunião de diagnóstico com mulheres da rede produtiva de Quijingue. Avaliação do artesanato produzido pelas artesãs de Quijingue pelo designer Mario Bestetti. Participação do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quijingue, na reunião de diagnóstico com mulheres de Quijingue. Reunião de diagnóstico com mulheres da rede produtiva de Queimadas.

Foram iniciadas nos dias 21 e 22 de fevereiro as ações de diagnóstico do Projeto Saber, Fazer e Empreender II (SFE II) em Queimadas e Quijingue, municípios do Território do Sisal, na Bahia. O encontro teve como objetivo iniciar um mapeamento sobre a situação dos/das artesãos e artesãs nesses municípios. Participaram da atividade cerca de 34 mulheres interessadas em aperfeiçoar suas técnicas de artesanato, além de aprimorar seus conhecimentos em gestão de associativismo.

O Projeto SFE II é desenvolvido pelo Instituto Aliança (IA), em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE). O principal objetivo é promover a organização e o fortalecimento de grupos produtivos de artesãos e artesãs, por meio de capacitações técnicas e gerenciais. “O SFE II contribui para a construção da sustentabilidade socioeconômica e ambiental, oportunizando canais de comercialização, o trabalho associado e coletivo, preservando saberes e fazeres do nosso patrimônio imaterial, gerando trabalho e renda”, explicou Daniela Moretti, integrante da equipe do IA.

As ações de diagnóstico visam mapear os grupos de artesãos e artesãs de Queimadas e Quijingue, considerando aspectos da produção, gestão e comercialização. A partir desse diagnóstico, as informações coletadas serão sistematizadas e analisadas para direcionar os encaminhamentos didáticos e práticos com cada grupo contemplado no projeto. Durante as atividades, o Instituto Aliança aplicou diferentes instrumentos de diagnóstico e avaliação aos artesãos participantes. O primeiro ciclo de oficinas de capacitação nos dois municípios foi iniciado em 19 de março.

Em Quijingue, o encontro contou com a presença do secretário da Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, José Domingos Cavalcante Carvalho, e do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quijingue, José Carlos da Silva Almeida. Ambos participaram com uma fala de boas-vindas e puderam fornecer informações pertinentes à rede de mulheres.

As ações foram realizadas em parceria com as Secretarias de Agricultura Municipais de Queimadas e Quijingue, que, em alinhamento com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, receberam a equipe do Instituto Aliança com atenção e hospitalidade.

Histórico - Inicialmente, o projeto foi desenvolvido nos municípios de Santaluz, Itiúba, Serrolândia e Andorinha. Em 2018, a partir da celebração de Termo Aditivo com a SETRE, as ações foram expandidas para Queimadas e Quijingue, municípios que integram o Território do Sisal na Bahia. O Projeto é fruto do Convênio nº 007/2014 firmado entre o IA e a SETRE.

Produtos apresentados pelas artesãs de Quijingue para avaliação técnica da equipe do IA.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br