Mais de 100 agricultoras e agricultores participam de workshop do IA sobre Mulheres e Idosos no Campo  
 
 

Registro do workshop “Mulheres e Idosos no Campo”, com a presença do secretário de Agricultura, Marcos Vinicius Chácara, da vice-prefeita, Nivia Chácar,a e da equipe do Instituto Aliança em Ibirapuã. Feira de Trocas e Oportunidades no workshop de Alcobaça. Ação de Saúde do Idoso no workshop de Jucuruçu. Ação de Saúde da Mulher no workshop de Ibirapuã.

O Instituto Aliança realizou na semana de 19 a 22 de fevereiro o workshop “Mulheres e Idosos no Campo: Direitos, Saúde e Oportunidades” para mulheres e idosos participantes do Projeto Sustentabilidade ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) no Território do Extremo Sul da Bahia. O workshop aconteceu nos municípios de Alcobaça, Itamaraju e Ibirapuã e teve apoio das prefeituras por meio de diferentes secretarias. Mais de 100 agricultoras e agricultores – em sua maioria mulheres - participaram da atividade.

No primeiro dia, os participantes tiveram atendimentos na área da saúde, assistência social e jurídica. No atendimento com orientações jurídicas, houve ênfase nas questões relacionadas aos direitos dos idosos. Nos atendimentos relacionados à saúde foram oferecidas informações sobre saúde bucal, aferição de pressão, vacinação, nutrição. Todos os beneficiários foram atendidos por profissionais da área disponibilizados pelas prefeituras dos municípios.

"Estou muito feliz hoje com meus amigos, com todas essas pessoas. Gostei muito de tudo hoje aqui! Vou embora, mas vou sonhar à noite com essa linda festa que eu assisti aqui hoje", comemorou a agricultora do município de Ibirapuã, Maria da Ajuda Vanderlei Lucas. Além dos atendimentos, também foram realizadas oficinas de confecção de bijuterias com garrafas pet, maquiagem, sabonetes, fitoterapia, entre outras. Nos momentos recreativos foram valorizados os saberes das mulheres presentes que trouxeram suas cantigas de roda e cantigas regionais.

"Quero parabenizar o Instituto Aliança por ter feito esse encontro maravilhoso para mulheres e idosos do campo. As pessoas não têm noção do que foi mobilizado para fazer esse encontro e quando você chega aqui e todo mundo que participou fala que gostou, que tirou muito proveito e conhecimento, interagiu com as pessoas. Isso é muito bom e a gente fica muito gratificado!", ressaltou o Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente de Ibirapuã, Vinícius Chácara.

Feira de Trocas - No segundo dia de atividades, o ponto alto foi a Feira de Trocas, onde todos puderam expor sua produção e negociar os produtos que trouxeram das comunidades através de trocas com outros produtores. O dia foi encerrado com apresentações musicais com o com músicas do cancioneiro popular.

"Foi fantástico esse encontro. Eu tive muitos aprendizados e pretendo levar para a minha comunidade o que eu aprendi aqui, para que eles também possam desenvolver as suas atividades. A Feirinha foi fantástica! Nós pudemos expor os nossos produtos para que fosse vendido e também fazer trocas com as novas colegas. Que assim permaneça, que a nossa união cresça e que não venha desanimar!", disse animada a agricultora do município de Alcobaça, da Comunidade 3 de Agosto, Clenilda Lima Ressureição.

A alegria de Clenilda foi compartilhada pelos demais participantes do workshop que deixaram suas avaliações no Mural Coletivo construindo no momento de encerramento da atividade. Na avaliação final, foi unânime a satisfação de todos os participantes que pontuaram a importância do evento, pois conheceram novas pessoas, aprenderam coisas importantes, trocaram experiências, além de vivenciarem momentos de lazer.

O Projeto - O Projeto Sustentabilidade ATER é resultado de uma Chamada Pública realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, através da Bahiater e tem ações previstas até março de 2019 no Território do Extremo Sul da Bahia.

Feira de Trocas e Oportunidades no Workshop de Jucuruçu.
I Workshop de Mulheres e Idosos do Campo em Alcobaça.
Instituto Aliança e Equipe da Secretaria de Ação Social de Ibirapuã em ação no Workshop Mulheres e Idosos do Campo.
Cestinha de material reciclado produzido no Workshop Mulheres e Idosos do Campo de Alcobaça.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br