IA capacita professores e monitores baianos na metodologia de Projeto de Vida & Mundo do Trabalho

 
 
 

Grupo de professores/monitores, equipe da SEC e do IA no fechamento do primeiro dia de formação. Ilma Oliveira falando com os professores.

“Nesses momentos de diálogo e troca somos ouvidos e é muito importante levarmos essa prática dialógica para as escolas.” Foi assim que o vice-diretor do Centro Estadual de Educação Profissional Carlos Santana, Luiz Henrique, traduziu a importância da I Formação para Unidades Curriculares Projeto de Vida & Mundo do Trabalho, em 2018, realizada pela Secretaria de Educação da Bahia (SEC), por meio da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica (SUPROT), em parceria com o Instituto Aliança (IA). A formação teve como objetivo capacitar professores e monitores do Programa de Assessoramento, Monitoria e Avaliação para multiplicar a metodologia nas unidades escolares do estado.

O I Encontro de 2018 aconteceu no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, no período de 12 a 15 de março e envolveu os professores e equipes das duas escolas pilotos, iniciadas em 2017: Centro Estadual de Educação Profissional Carlos Santana e Instituto Central de Educação Isaías Alves (ICEIA), além dos 26 monitores e integrantes da equipe técnica da SEC. Os monitores são designados para multiplicar a metodologia desenvolvida pelo Instituto Aliança nas escolas de educação profissional dos Núcleos Territoriais da Secretaria de Educação da Bahia.

Durante a formação, o Instituto Aliança apresentou o escopo do Programa Projeto de Vida & Mundo do Trabalho e fez um alinhamento técnico e pedagógico com os participantes.

 

Rodrigo Prata conduzindo uma das discussões da formação.

 

Professora Maria Perpetua Alves participando da dinâmica das tarjetas.

 

Professora Eliana Santos participando da dinâmica das tarjetas.

 

Professores durante dinâmica de grupo.


A fundamentação metodológica foi tema dos primeiros dias, bem como a apresentação das alterações no itinerário formativo dos jovens em decorrência da mudança ocorrida na carga horária das unidades escolares. A metodologia contou com discussões dialógicas, vivências e atividades de dinâmicas de grupo, com o intuito de gerar a participação do grupo. “Que bom que aconteceu a reorganização curricular. Vamos pensar agora em rede e levar para os territórios”, garantiu o professor Jocemar, do grupo de monitores.

No quarto dia de capacitação, o grupo foi dividido em dois: um formado pelos professores das escolas que compõem o Projeto Piloto e o outro formado pelos 26 monitores. O grupo das escolas piloto focalizou o programa a ser implementado no segundo ano da intervenção, das duas disciplinas, sendo feita uma leitura dialogada dos planos de aulas. O grupo dos monitores teve um foco conceitual no tema das “Competências Socioemocionais”, seguida da leitura comentada dos planos do primeiro trimestre e elaboração de um plano de trabalho para a realização de capacitações em cidades polo do interior do Estado, para replicação da metodologia.

“É fundamental que haja espaço nos sistemas de educação profissional para implementar um currículo com uma abordagem para o desenvolvimento de competências, especialmente as competências socioemocionais, largamente presentes no mundo produtivo”, afirmou o coordenador do IA Rodrigo Prata. “A avaliação foi muito positiva, e os monitores expressaram sua alegria, entusiasmo e crença na proposta. A equipe do IA aguarda com expectativa a continuidade desse trabalho", comemora Ilma Oliveira, coordenadora pedagógica do Programa.

Grupo de professores/monitores no fechamento de uma das atividades formativas.
 
 
 
 

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