IA comemora com o governo do Ceará a inauguração de
40 novas EEMTIs

 
 
 

Jovem empunhando cartaz com o número de escolas integrais de CE. Equipe do IA com a vice-governadora Izolda Cela. Jovens com cartazes com a linha do tempo das EEMTIs. Governador celebra com alunos das EEMTIs.

No dia 1º de fevereiro, o governo do Estado do Ceará celebrou a inauguração de 40 novas Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTIs). Agora serão 111 unidades escolares em funcionamento no Estado. O evento de lançamento foi conduzido pelo governador Camilo Santana e pelo secretário de Educação, Idilvan Alencar, e contou com a presença de autoridades políticas, gestores, professores e alunos. Também estiveram presentes Graça Gadelha, Rodrigo Prata e Sergio Junior, representantes do Instituto Aliança no Ceará.

As novas EEMTIs estão localizadas em 21 municípios, dos quais 13 ofertarão o Ensino Médio em Tempo Integral pela primeira vez. O atendimento abrangerá 6 mil estudantes e garantirá a educação em dois períodos, ensinando as disciplinas básicas e outras optativas, preparando para o mercado de trabalho, prevenindo a violência e formando cidadãos, que é o objetivo da implementação dessas novas escolas integrais, que crescem cada vez mais no Ceará.

 
Governador Camilo Santana e Secretario Idilvan Alencar, durante a solenidade.   Equipe do IA, entre o Secretario Idilvan Alencar e governador Camilo Santana, no evento.

As EEMTIs têm mudado a vida dos jovens. Tínhamos a meta de que o Ceará fosse o estado com mais escolas em tempo integral. Em 2015, quando assumi, não havia nenhuma escola regular assim, e hoje, em 2018, já temos 111. O aluno pode escolher o que fazer no segundo período, seja na área de esporte, cultura, línguas. Isso é dar oportunidade, proporcionar um futuro melhor. Todos nós fazemos parte desse projeto. Hoje, o Ceará tem reconhecimento de nível nacional, pois a melhor educação pública é nossa. Temos que ter muito orgulho, pois esse é o caminho para construir uma sociedade melhor”, comemorou o Governador Camilo Santana.

 

Governador Camilo Santana e Vice Governadora Izolda Cela,dialogando com alunos das escolas integrais.

 

Alunos das escolas integrais comemorando o lançamento das 40 novas escolas.

Durante o evento, a vice-governadora do Ceará, professora Izolda Cela, também reforçou a importância destas escolas no combate a violência urbana existente no interior e capital, e a presença de algumas destas escolas no Pacto para um Ceará Pacífico. O secretário da Educação, Idilvan Alencar, destacou o crescimento do projeto há mais de uma década. “Esse projeto existe desde 2006, quando implantamos a primeira escola profissionalizante de tempo integral, em Brejo Santo. Quando o governador Camilo Santana assumiu, continuou dando apoio à educação profissional, que é feita toda com dinheiro do Estado. Em 2017, chegamos a 117 escolas de Educação Profissional em tempo integral e, agora no começo de 2018, são 111 de Ensino Médio, também de tempo integral, totalizando 228 escolas. É importante destacar o esforço num período de dificuldade econômica, pois o Camilo nunca deixou de investir em educação. O Ceará é o segundo estado com mais escolas em tempo integral do país, atrás só de Pernambuco, mas tem sido o mais veloz na implantação”, afirmou Alencar.

IA no Ceará
- O Instituto Aliança participa ativamente no desenvolvimento curricular destas escolas através do Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS), considerado eixo indutor e integrador na articulação das unidades curriculares dessas escolas. Em março, promoveu a formação de 40 novos coordenadores e professores. “Hoje o Estado do Ceará amplia para 111 escolas de ensino regular em tempo integral e isto é um ganho para a sociedade cearense, haja vista que estas escolas trazem em seu currículo escolar unidades curriculares diversificadas, possibilitando ao estudante uma maior abrangência no desenvolvimento de suas dimensões humanas, potencializando, principalmente, as competências socioemocionais”.

Momento comemorativo no evento.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br