|
Registros dos 10 anos das EEEPs: encontro dos alunos nos dias 22 e 23 de março; fala de abertura do governador Camilo Santana no dia 20 e painel sobre boas práticas, no dia 21, com participação de Adenil Vieira e Eveline Corrêa, do IA. |
Março foi um mês especial para o Ceará. O Estado e parceiros comemoraram dez anos de implantação das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs). E há muito o que ser celebrado: já são 119 unidades escolares espalhadas em 94 municípios; já foram formados 76.320 estudantes ao longo desses dez anos e 60% deles estão inseridos no mercado de trabalho ou em universidades.
De acordo com o secretário de Educação do Estado, Idilvan Alencar, a implantação das EEEPs é a política pública que trouxe mais benefícios para o Ceará. Ele destacou o pioneirismo no desenvolvimento do projeto e defendeu a expansão: “Nossa meta é chegar às 140 escolas nesse modelo”. Para celebrar as conquistas e traçar os próximos passos, o governo do Ceará reuniu seus parceiros, entre eles o Instituto Aliança, no seminário “10 anos das Escolas Estaduais de Educação Profissional no Ceará: Repensando o Ensino Técnico Profissional para os Desafios do Futuro". Também participaram dos quatro dias de celebração gestores, professores e jovens beneficiados pelas ações.
Secretário Idilvan Alencar, na abertura do evento, destaca a importância das EEEPs. |
|
João Marcelo Borges, especialista de educação do BID, fala sobre a importância das competências socioemocionais. |
O evento aconteceu entre os dias 20 e 24 de março e contou com a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, do secretário da Educação, Idilvan Alencar, e de representantes das instituições parceiras, entre estes, Adenil Vieira e Eveline Corrêa, do Instituto Aliança (IA). O painel “Educação e Trabalho: As competências e habilidades necessárias ao profissional para o século XXI” marcou a abertura do Seminário e contou com palestras de João Marcelo Borges, especialista em educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), parceiro do Instituto Aliança (IA), e da Secretaria de Educação (SEDUC) na cooperação técnica entre as três instituições; da professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Rejane Andrade; e do economista da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Guilherme Muchale.
No painel “Educação Profissional no contexto da Reforma do Ensino Médio” foi debatido o cenário da educação profissional no contexto político atual, com mediação da diretora de Articulação e Expansão de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC-MEC), Fernanda Marsaro; do especialista do Centro Paula Souza, Almério de Araújo; e do Secretário de Educação do Estado da Paraíba, Aléssio Trindade.
Jussara Batista, coordenadora da COEDP, na abertura do evento. |
|
Eveline Corrêa, coordenadora regional do IA, participa de painel sobre boas práticas. |
No dia 21 de março, os palestrantes discutiram os desafios da educação profissional e apresentaram as boas práticas de gestão com seus resultados. Entre os convidados, estavam a professora do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), Maria José Feres; o coordenador do CAEd, professor Manuel Palácios; o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e consultor do CAEd, Marcelo Feres, e a diretora do Instituto Aliança, Adenil Vieira.
O Instituto Aliança participou do painel sobre Boas Práticas, no qual apresentou a experiência de parceria com a SEDUC/COEDP (Coordenadoria de Educação Profissional), no fortalecimento da qualidade do currículo das EEEPs, por meio da implementação de duas unidades curriculares: “Projeto de Vida” e “Mundo do Trabalho”, envolvendo capacitação de professores, elaboração do material didático e o monitoramento à implementação. “Esse currículo complementar é compreendido como essencial para a integração dos conteúdos em um todo significativo; e para um olhar singular sobre cada estudante: sua experiência de vida; seu contexto familiar, social, escolar; seus sonhos, desejos, motivações”, explicou Adenil Vieira.
Jussara Batista, coordenadora da COEDP, na abertura do encontro com alunos. |
|
Imagem do auditório, no Encontro dos Alunos, dias 23 e 24 de março. |
“Em 2012, quando a SEDUC nos convidou a pensar em como levar os temas de Projeto de Vida e da orientação para a entrada no Mundo do Trabalho para as Escolas Profissionais, foi um grande desafio. Isso significava pensar em um currículo estruturado para duas disciplinas que complementariam a Base Comum do Currículo: Projeto de Vida e Mundo do Trabalho. Buscamos então levar nossa experiência com juventudes e com esses dois temas, para o desenvolvimento dessas disciplinas que hoje – passados seis anos de sua implementação – são consideradas por mais de 90% dos estudantes como um dos grandes diferenciais deste modelo de escola”, afirmou Eveline Corrêa, coordenadora regional do Instituto Aliança no Ceará e também palestrante no evento.
A inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional de Baturité, a 119ª EEEP do Ceará, também fez parte das comemorações. No dia 22 de março, o governador Camilo Santana entregou mais uma escola para o estado. No mesmo dia, no Condomínio Espíritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza, aconteceu a abertura do encontro com alunos e representantes das EEEPs, coordenado pelo Instituto Aliança e SEDUC. O encontro, de dois dias, contou com a participação de cerca de 400 estudantes, que puderam, por meio da arte, expressar o sentido e o impacto das EEEPs em suas vidas e na vida de suas famílias e comunidades.
“Nós, do Instituto Aliança, celebramos com o governo do Estado e a SEDUC/COEDP, com toda a Rede de Educação Profissional e com todos os que construíram – com crença, determinação, competência, visão de futuro e muito amor – essa linda e inspiradora história”, comemorou Adenil Vieira, diretora do IA, presente nos dois primeiros dias do evento comemorativo.
Oficina Dobraduras, no Encontro com Alunos, conduzida pela coordenadora do IA Eveline Corrêa. |
|
Aluna na Oficina de Teatro de Bonecos expressa o significado das Escolas Profissionais. |
Expressão de aluno da EEEP na Oficina Teatro de Bonecos. |
|
Aluna expressa por meio da arte suas percepções e sentimentos. |
Histórico - A educação para o trabalho perpassa o ideário constitucional brasileiro, conferindo maior amplitude à concepção do direito à educação, compreendida em diálogo com o mundo do trabalho, o que lhe atribui sentido e identidade social. Em 2008, a Rede Estadual de Ensino Médio do Ceará inaugurava um importante marco em sua história, com a construção de 25 EEEPs – Escolas Estaduais de Educação Profissional. Foram as primeiras Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral da rede pública do Estado e incorporavam a proposta de uma educação de qualidade que permitisse aos jovens, além da formação básica, uma formação técnica.
O programa começou com 25 escolas. No ano seguinte, foram mais 26 unidades. Atualmente, são 119 EEEPs em todo o Estado e reúnem 50 mil alunos matriculados em 53 cursos, em 94 municípios. Na capital, são 21 escolas profissionais. Nessas unidades, é ofertado o ensino médio integrado à educação profissional, com duração de três anos, com funcionamento diário em tempo integral, das 7h às 17h. Dessa forma, os alunos aprendem uma profissão ao mesmo tempo em que fazem os três últimos anos da educação básica. Durante o terceiro ano, o governo do estado propicia o acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado. Para isso, os alunos recebem uma bolsa. Ao todo, 4,5 mil empresas são parceiras nos programas de promoção de estágio profissional, com a previsão de atendimento de 15 mil estudantes.
Alunos finalizam produto na Oficina de Estandarte. |
|
Oficina de Teatro, durante encontro de alunos. |
O currículo desenvolvido nessas escolas é composto por disciplinas da base nacional comum (currículo do Ensino Médio), da formação profissional, além de uma parte diversificada, que abrange componentes curriculares como: Empreendedorismo, Projeto de Vida, Mundo do Trabalho, Formação para a Cidadania, Projetos Interdisciplinares, Horários de Estudo e Língua Estrangeira Aplicada. A carga horária total trabalhada ao longo dos três anos do ensino médio integrado à educação profissional é de 5400 horas.
As EEEPs contam com uma estrutura pedagógica adequada com laboratórios de Informática, de Biologia, Física, Química e Matemática, biblioteca com acervos específicos da área da formação técnica, além dos laboratórios tecnológicos de acordo com o curso implantado na escola. Desde 2011, as escolas construídas são padronizadas e oferecem 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico-administrativo, laboratórios para cursos específicos, além de ginásio poliesportivo e teatro de arena.
Encontro com alunos das EEEPs do Ceará. |
|
Apresentação do produto final da Oficina de Estandarte. |
A criação das EEEPs se consolida a partir de alguns consensos, que, por sua vez, são provocados pela revisão dos currículos para o ensino médio, que apontam a necessidade de a escola possibilitar aos alunos integrarem-se ao mundo contemporâneo nas dimensões fundamentais da cidadania e do trabalho.
Por tratar-se de um modelo de Escola de Tempo Integral com foco na formação profissional, as EEEPs apresentam alguns diferenciais: um currículo com uma base comum de 2620 horas, complementadas com o ensino técnico e a parte diversificada, totalizando 5400 horas de carga horária ao final dos três anos; a disponibilização de 54 diferentes modalidades de ensino técnico; e ações complementares na parte diversificada, em que se destacam o Programa Professor Diretor de Turma; e as unidades “Projeto de Vida” e “Mundo do Trabalho”, implementadas no currículo com o apoio do Instituto Aliança, que capacitou os professores, criando uma capacidade instalada na rede e elaborou o Material Pedagógico para professores e alunos dessas disciplinas.
Aluna da Oficina Sombra. |
|
Aluno da Oficina Sombra. |
Coordenador do IA Renê Dinell com alunos da Oficina Sombra. |
Oficina Sombra no encontro com alunos. |
Integrantes do Instituto Aliança, SEDUC e professores das oficinas pedagógicas no encontro com alunos. |
Alunos das EEEPs do Ceará, equipes da SEDUC e do Instituto Aliança. |
Registro do apoio dos parceiros, no Centro de Eventos de Fortaleza. |
|
|