Política Estadual de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais é lançada no Ceará  
 
 

Secretário adjunto, Rogers Mendes, entre equipe do IA e da SEDUC no evento de lançamento da política das CSEs. Secretário Idilvan Alencar abrindo evento. Fala de Eveline Corrêa, do IA, como um dos principais parceiros que contribuem para o desenvolvimento de CSEs no ensino médio de CE. Estudantes da Escola César Cals apresentam o NTPPS.

A Política Estadual de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais (CSEs) para a rede pública estadual de ensino do Ceará foi lançada no dia 22 de fevereiro. A cerimônia foi presidida pelo secretário de Educação do Ceará, Idilvan Alencar, e contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela, diretores, professores, estudantes e representantes de instituições parceiras, entre elas o Instituto Aliança (IA), que há 10 anos atua com a SEDUC no desenvolvimento de competências socioemocionais em 119 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) e 111 Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTIs).

Nove iniciativas compõem o conjunto das ações da Política de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais. São elas: Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS), cujo desenho e implementação vêm sendo realizadas pelo Instituto Aliança e a SEDUC-CE; Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT); Juventude em Ação; Psicólogos Educacionais; Mediação Social e Cultura de Paz; Educação, Gênero e Sexualidade na Escola; Aprendizagem Cooperativa; Comunidade de Aprendizagem; Projeto de Vida e Mundo do Trabalho, também desenhado e implementado pelo IA.

 
Representante do IA, Eveline Corrêa, com a coordenadora do Programa Cultura de Paz e Mediação de Conflitos, Betania Raquel.   Equipe IA com estudantes da Escola César Cals e Cecilia Freitas, da SEDUC.

Durante sua fala, o secretário Idilvan Alencar ressaltou a enorme relevância do desenvolvimento das competências socioemocionais no ensino médio, contribuindo para que os jovens estejam mais bem preparados para a entrada na vida adulta. "O sucesso na educação não é uma questão apenas de obter bom desempenho em avaliações. São as habilidades socioemocionais que têm o poder de, verdadeiramente, mudar a juventude deste país", ressaltou.

 
Apresentação por estudantes da EEEP Miguel Gurgel de Projeto de Vida e Mundo do Trabalho.   Eveline Corrêa e Pontes Neto, do IA, com estudante e núcleo gestor da EEEP Miguel Gurgel.

Impacto - Nos estandes montados no pátio da Secretaria, quem esteve presente no evento teve a oportunidade de escutar os estudantes das EEEPs Miguel Gurgel e César Cals falarem sobre o impacto das iniciativas desenvolvidas pela SEDUC em parceria com o IA – Projeto de Vida e Mundo do Trabalho e o NTPPS – em suas trajetórias. “Projeto de Vida e Mundo do Trabalho são matérias imprescindíveis em uma Escola Profissionalizante. Sem elas, fica difícil para nós, estudantes, vislumbrarmos as verdadeiras possibilidades que se apresentam nessa época de nossas vidas”, afirmou Matheus Machado, aluno da EEEP Miguel Gurgel.

“São 10 anos de parceria, e neste ano ultrapassamos 200 Escolas com o NTPPS, com resultados muito positivos, com depoimentos impactantes, com trajetórias de sucesso de escolas e jovens – que se colocam mobilizados para, na prática, traduzir o ideal freiriano de uma ação educativa verdadeiramente capaz de tornar a relação ensino-aprendizagem um ato de recriação e ressignificação de resultados”, celebrou a coordenadora do Instituto Aliança no Ceará, Eveline Corrêa.

O coordenador Francisco Pontes Neto, presente no lançamento, reforçou: "Nosso grande inspirador, Paulo Freire, já ensinava há 50 anos sobre a importância da consciência crítica, libertadora. Dessa forma, o jovem pode ter, durante os três anos do ensino médio, a oportunidade de pensar sobre sua vida, com suas potencialidades, sonhos, angústias, fragilidades e, sobretudo, sua vontade de crescer e praticar sua cidadania".

Outdoor com as “Big Fives” e número de escolas que já praticam a política de CSEs na rede.
 
 
 
 

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