Cerca de 350 educadores são certificados pela Aliança NEO Brasil

 
 
 

Neylar Lins, coordenadora do NEO Brasil, celebra resultados que vão beneficiar 50 mil jovens. Alexandre Valença, secretário da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, Angella Mochel, secretária de Qualificação e Trabalho, coordenadora da NEO BR e Fred Amâncio, secretário da Educação. Adenil Vieira, diretora do IA, com Fred Amâncio, secretário da Educação. Marcela Cox, da CESAR School, entregando diploma ao Prof. Alexandre Paz, do SENAI. Denilson Rafael Calado, estudante pernambucano.


Formando jovens para o trabalho do futuro
foi o nome do evento realizado pela Aliança NEO Brasil (New Employment Opportunities) no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, no dia 18 de dezembro de 2018. Tendo como mestre de cerimônia e mediadora a jornalista Andréa Trigueiro, o evento marcou a certificação de 350 educadores e multiplicadores da Secretaria de Educação de Pernambuco, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Federal de Educação de Pernambuco (IFPE) capacitados pela CESAR School na inovadora metodologia “Educação 3.0”.



 
Por meio de vídeo, Elena Heredero, do BID, cumprimenta os participantes.  

Fred Amâncio, secretário de Educação de Pernambuco.

 

 
Neylar Lins, coordenadora do NEO Brasil, apresenta os resultados e próximos desafios.  

Adenil Vieira salienta a satisfação em ser a agência executora do NEO no Brasil.



Com um público de 140 pessoas e a presença de três secretários de Estado e quatro diretores das instituições integrantes da Aliança NEO Brasil na mesa de abertura, a solenidade marcou o encerramento da capacitação oferecida para mais de 350 educadores ao longo do ano de 2018. O objetivo foi preparar os profissionais para enfrentar os desafios inerentes aos novos contextos e modalidades de aprendizagem e preparar os jovens para responder às exigências e demandas do trabalho do futuro.

Na mesa de abertura, o secretário de Educação Fred Amâncio ressaltou o diferencial de Aliança NEO ser formada por instituições de diferentes setores que trabalham juntas em favor da empregabilidade da juventude pernambucana, possibilitando, assim, uma visão ampla da questão e a sinergia de recursos e esforços. De forma unânime, os demais participantes da mesa de abertura: Alexandre Valença, secretário da Secretaria de Micro e Pequena Empresa (SEMPTEQ); Silvia Cordeiro, secretária da Mulher; Marivaldo Rosas, diretor do IFPE, e Cristina Barbosa, diretora do Senai, ressaltaram a relevância da iniciativa NEO e reafirmaram seu compromisso com a continuidade das ações.



 
Alexandre Valença, secretário da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação.  

Juliana Araripe, palestrante do CESAR.

A programação do evento incluiu também a palestra Os Desafios do Trabalho do Futuro, feita pela coordenadora de projetos da CESAR School, Juliana Araripe, e o painel Educação 3.0: a experiência em Pernambuco, mediado pela jornalista Andréa Trigueiro. O painel contou com a participação de três educadores capacitados e um representante dos estudantes, o jovem Denilson Rafael Calado, que cursa o primeiro ano do Curso Técnico em Administração, da Escola Técnica Estadual (ETE) José Alencar Gomes da Silva, de Paulista (PE). Durante sua fala, Denilson ressaltou que as ações iniciais do projeto já vêm fazendo diferença nas suas habilidades de comunicação, iniciativa e autoestima.

“A intenção é que esse esforço conjunto de governo e organizações da sociedade civil em favor de uma educação de melhor qualidade tenha resultados na escola, preparando os nossos jovens para atender às demandas do mercado de trabalho”, destacou a diretora do Instituto Aliança (IA) – agência executora do NEO no Brasil –, Adenil Vieira, lembrando, ainda, que este é um dos principais objetivos do trabalho que o IA vem desenvolvendo ao longo dos últimos 17 anos. A coordenadora geral do projeto, Neylar Lins, complementou: “Esta articulação interinstitucional faz parte da estratégia adotada pela iniciativa NEO nos dez países da América Latina e Caribe onde o projeto acontece”.



 
Secretário da Educação entrega diploma a Silvano Ramos, da ETE Epitácio Pessoa, representando os gestores da SEEPE.  

Diretor do IFPE entrega diploma ao Prof. José Mário, representando os professores do IFPE.

Saiba mais - Graças à iniciativa da Aliança NEO Brasil, mais de 55 mil alunos de 107 escolas técnicas e centros de formação de Pernambuco serão beneficiados a partir de 2019. No Brasil, a Aliança NEO é constituída pelo Ministério da Educação; Ministério do Trabalho; Governo do Estado de Pernambuco, por meio das Secretarias de Educação, da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação e da Mulher; Serviço Social da Indústria (SESI); Senai; Arcos Dourados e pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital. A iniciativa ainda conta com a CESAR School como parceiro colaborador e a Microsoft como apoiadora.

 
Adenil Vieira, diretora do IA, entrega certificado a Emilly Silva como uma das multiplicadoras da Educação.  

Socorro Rodrigues entrega certificado a Flávio Ferreira da Silva, representando os professores da Educação

 
Cristina Barbosa entrega certificado a Andréa Ramos, multiplicadora do SENAI.  

Alunos presentes no evento se informam melhor sobre o NEO.

Secretários e dirigentes do Governo, diretores do SENAI e do Instituto Aliança presentes no evento.

Equipe do Instituto Aliança, agência executora do NEO no Brasil.

Equipe de capacitação da CESAR School: Marcela Cox, Tancicleide Gomes, Janaína Branco e Arthur Silva.

Plateia integrada por mais de 140 participantes, entre dirigentes, educadores, jovens e demais convidados.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br