Encontro marca início da implementação do desenvolvimento das competências socioemocionais no ensino fundamental do Ceará

 
 
 

Encontro com coordenador da CREDE 08, orientadora da CECOM e secretários municipais de Educação da Região do Baturité. Apresentação da Política Municipal do Desenvolvimento das Competências Socioemocionais pelo coordenador da CREDE 08, JamPierry, para os participantes do encontro. Coordenador da CREDE 08, orientadora da CECOM e secretários municipais de Educação em reunião na SEDUC com secretário executivo e COPEM para apresentação da Política Municipal de Desenvolvimento das Competências Socioemocionais.

“Este é um encontro em que o pensar, o sonhar e o sentir se entrelaçam, na busca de reflexões e atitudes que façam nascer, crescer e florescer habilidades e competências que transformem a sociedade em um lugar melhor para viver.” Foi com essas palavras emocionadas que o coordenador da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 08, o professor Afonso Jampierry, deu as boas-vindas aos 35 participantes do encontro, ocorrido no dia 3 de outubro em Baturité (CE), na sede da CREDE 08.

O motivo do encontro não poderia ser mais inspirador: com a presença dos 13 secretários de Educação municipais da região e de seus respectivos gerentes de ensino; de técnicos do MAIS PAIC – Programa de Aprendizagem na Idade Certa, da representante da Secretaria Estadual de Cooperação com os Municípios (COPEM); do Instituto Aliança e de toda a equipe da CREDE 08, iniciou-se uma discussão coletiva sobre a adaptação do currículo do Fundamental – séries finais, para a inclusão do tema do desenvolvimento das competências socioemocionais.

O Instituto Aliança vem construindo, desde o primeiro semestre de 2019, com a equipe técnica da CREDE 08, um desenho de adaptação da metodologia desenvolvida pelo Instituto Aliança para a rede pública de ensino médio do Ceará, por meio do Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) – presente no currículo das escolas regulares, e das disciplinas “Projeto de Vida” e “Mundo do Trabalho” – presentes na rede de EEEPs, para implementação de um programa semelhante, do 6º ao 9º ano, a etapa final do ensino fundamental.

Antes mesmo de seu início, a proposta já começou a se expandir: a Comissão Temática das Micro e Pequenas Empresas (Compem), em reunião recente, no dia 23 de setembro, solicitou ao Instituto Aliança uma proposta de incorporação de técnicos e municípios das demais 19 CREDEs do Estado do Ceará, para que possam também se instrumentalizar para implementar este desenho metodológico – que se mostrou exitoso e sustentável – em todas as redes municipais que demonstrarem interesse e capacidade logística para realizar esta adaptação.

 

Reunião na SEDUC com secretário executivo para apresentação do projeto de desenvolvimento de uma Política Municipal do Desenvolvimento das Competências Socioemocionais.

 

Apresentação da Política Municipal do Desenvolvimento das Competências Socioemocionais para a SEDUC.


Assim, no encontro de Baturité, a coordenadora regional do Programa Diretor de Turma, Socorro Brandão, da CREDE 03, fez-se presente e manifestou formalmente o interesse em também implementar o Programa naquela CREDE já a partir do início do próximo ano, tendo também contribuído com sua experiência para as discussões acerca dos ajustes necessários ao currículo do ensino fundamental.

A equipe do Instituto Aliança vem aprofundando os estudos sobre o ensino fundamental à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC), de forma a iniciar um desenho preliminar dos itinerários formativos para os quatro anos. “Nossa expectativa e entusiasmo com a proposta são enormes. Construir de forma coletiva as estratégias que permitirão, concretamente, a integração do desenvolvimento das competências socioemocionais ao currículo das séries finais do Fundamental significa chegar a escolas municipais, escolas rurais, pré-adolescentes e adolescentes, que, desta forma, também terão um espaço-tempo intencionalmente criado para que possam ampliar sua percepção sobre sua identidade, sobre tudo que os conecta ao seu entorno, sobre seus sentimentos, sobre seus sonhos e aspirações”, destacou Eveline Corrêa, coordenadora do Instituto Aliança no Ceará.

Saiba mais
- O objetivo do Projeto é articular e planejar a implementação de uma política municipal de desenvolvimento de competências socioemocionais, emancipatórias e cidadãs para o ensino fundamental II da rede pública de municípios da região do Maciço do Baturité, no Ceará. Esse Projeto vem sendo discutido desde abril de 2019, pelo Instituto Aliança, e a 8ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 08) e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará.




 

Encontro com os secretários municipais de Educação para apresentação do modelo de atendimento da Política Municipal da CREDE 08.

 

Encontro com os cecretários municipais de Educação para apresentação do modelo de atendimento da Política Municipal da CREDE 08.

 

Vivência de integração entre os secretários, coordenador da CREDE 08, coordenadores municipais, SEDUC e Instituto Aliança.

 

Apresentação dos participantes do Encontro na CREDE 08.

Coordenador da CREDE 08, orientadora da CECOM, secretários e coordenadores municipais, SEDUC e Instituto Aliança.

 
 
 
 

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