Jovens da Escola Social do Varejo participam da III Feira da Aprendizagem Profissional na Bahia

 
 
 

Jovens do grupo de Teatro Aprendiz em Cena mostram a carteira de trabalho orgulhosos. Apresentação da peça, no Fórum, fez os jovens refletirem sobre suas próprias vidas. Margareth Menezes com os jovens do Aprendiz em Cena. A peça - dividida em alguns atos - apresentou que é possível vencer apesar das adversidades e vulnerabilidade social.


A Escola Social do Varejo (ESV-BA) participou, no dia 5 de novembro, da III Feira da Aprendizagem Profissional. O evento, realizado pelo Fórum Baiano de Aprendizagem (FOBAP) em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho (SRT/BA) e a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda do Estado da Bahia (SETRE), oportunizou o encontro entre jovens, empresários e empresas certificadoras de aprendizagem. O momento foi importante para a sensibilização das empresas, visando à inserção de um número cada vez maior de jovens aprendizes no mercado de trabalho.

A programação foi realizada em dois momentos: manhã e tarde. No turno matutino, as atividades foram direcionadas para as empresas que receberam orientações quanto ao cumprimento da cota de aprendizagem, no Hotel Wish. A secretária de Trabalho da Bahia, Gerta Schultz, afirmou em sal fala o quanto é maravilhoso ver o compromisso de muitas empresas com a aprendizagem juvenil, mas ressaltou que ainda há muito a se fazer para que se tenha um número cada vez maior de jovens no mercado de trabalho.

 

A jovem Micaelle Cruz descontraída durante a peça.

 

A peça retratava a vida de muitos daqueles que assistiam.

 

Já no turno vespertino, a programação impactou os jovens que compareceram ao Teatro Castro Alves (TCA) e puderam presenciar a entrega do Selo de Boas Práticas na Aprendizagem Profissional para as 50 empresas homenageadas, além de assistir às apresentações da Companhia de Teatro “Aprendiz em Cena”, da Orquestra NEOJIBÁ e da cantora Margareth Menezes. “Hoje foi um dia espetacular, pois sou de uma cidade interiorana bem pequena, onde não há um teatro. Nunca tinha ido a um. A ESV me proporcionou este momento maravilhoso, num lugar incrível. Estou muito, muito feliz”, disse, suspirando, a jovem da ESV, Daniela Andrade.

O tema do encontro: “Aprendizagem Profissional: um caminho construído por todos” foi destacado a todo instante. Percebia-se a integração entre empresários e juventude, num momento que oportunizou o protagonismo juvenil. “Foi gratificante ver estes jovens adentrando ao TCA. Para alguns, foi a primeira oportunidade de conhecer um teatro e não poderia ter sido de melhor maneira. Ver jovens ocupando todos os espaços, do palco à plateia, com brilho e esperança no olhar, só nos reforça a crença em um futuro melhor!”, afirmou educadora de Desenvolvimento Pessoal e Social do Programa, Francine Torres.

Jovens e equipe local no foyer do Teatro Castro Alves aguardando o evento, da parte da tarde, se iniciar.

A Coordenadora de Inserção, na Bahia, Bárbara Pereira, complementou: “Proporcionar aos jovens participarem desta atividade mostrou que, mesmo com a retração atual do mercado de trabalho, eles têm condições de se inserirem. Ouvir as empresas, a secretária do Trabalho da Bahia (Gerta Schultz) e a coordenadora da Aprendizagem Profissional (Tais Arruti) inspira a todos para irem à luta em busca de vagas!”.

Os participantes da ESV estavam cheios de agradecimentos sobre o acontecimento. Os jovens saíram motivados para os novos desafios de empregabilidade, além de ampliarem seus horizontes. “Agradeço a todos por me proporcionarem momentos assim, gratidão é a única palavra que me define”, disse a jovem Sandra Silva. “O FOBAP acertou no tema 'Aprendizagem Profissional: um caminho construído por todos', que foi propício para demonstrar que nada se faz sozinho e que o empenho de cada um é fundamental para a construção de um novo futuro. Agradecemos a todos vocês que tornaram esse momento inesquecível! Ficará para sempre na nossa memória”, concluiu a auditora fiscal do Trabalho, Marli Pereira.

Saiba mais - O Programa da Escola Social do Varejo, em Salvador, é financiado pelo Instituto Grupo BIG.


Reunião no Hotel Wish com empresários.

Apresentação da Orquestra Neojibá, no TCA.

O Teatro Castro Alves, um dos mais símbólicos da Bahia, recebeu os jovens de portas abertas, no turno vespertino do evento.

Jovens mostram orgulhosos os ingressos para entrada no espetáculo.

Equipe e jovens da ESV BA na expectativa do início das apresentações do evento, no TCA.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, salas 902/903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br