NEO Brasil discute o futuro do emprego para os jovens

 
 
 

Secretário Fred Amancio, coordenadora NEO Neylar Vilar e palestrante Sofia Esteves. Secretário de Educação e  Esporte de Pernambuco, Fred Amancio,  faz a  abertura do fórum. Participantes do painel “Inovações e exemplos que iluminam o caminho”: Julia Lopes, Raul Cesar e Simone Santos. Alunos da Escola Técnica Ministro Fernando Lyra compartilham os impactos do NEO em sua trajetória educacional.


Numa economia cada vez mais dominada pelo uso de tecnologias, que vão de robôs à inteligência artificial, qual o cenário que estará reservado para os jovens e, em especial, para aqueles que estão se iniciando na carreira profissional? Essa foi a provocação que a Aliança NEO Brasil, iniciativa internacional liderada na América Latina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), BID LAB e pela International Youth Foundation, fez aos participantes do fórum “O Jovem para a Empresa 4.0”, que aconteceu na última terça-feira (12), no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe).

O programa NEO Brasil, executado no Estado de Pernambuco, é produto de uma aliança público-privada coordenada pelo Instituto Aliança e integrada pelas secretarias estaduais de Educação e Esporte - PE, do Trabalho, Emprego e Qualificação, da Mulher, SESI-Unindústria, SENAI-PE, Núcleo de Gestão do Porto Digital, Arcos Dourados e CESAR School, com apoio da Microsoft.

 

Sofia Esteves, especialista em gestão de carreira e colunista da Globo News.

 

Público participa de entrevista “ping-pong” com Sofia.

 

O evento foi enriquecido com a palestra da especialista em gestão de carreira e colunista da Globo News, Sofia Esteves. A partir da sua experiência no mundo corporativo e também como empreendedora social, ela fez uma abordagem sobre os desafios para os jovens nesse novo desenho da economia. Sofia é fundadora e presidente do conselho do Grupo Cia de Talentos, que é uma consultoria de educação de carreiras. A empresa promoveu encontros entre mais de 500 empresas e milhões de profissionais ao longo de 31 anos.

Além da conversa com a especialista, a Aliança NEO Brasil apresentou uma pesquisa sobre a demanda do mercado por profissionais jovens de nível técnico no estado de Pernambuco, bem como a percepção deles enquanto empregados. Do ponto de vista quantitativo, foram analisadas as informações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego, de 2012 a 2017. Também foram realizadas entrevistas com dirigentes e gestores (principalmente da área de recursos humanos) de empresas do comércio, indústria, serviços e tecnologia da informação.

Os destaques do estudo ficaram a cargo de Neylar Vilar, coordenadora do NEO Brasil. “O objetivo da pesquisa foi exatamente diagnosticar as brechas entre as demandas do mercado e a formação dos jovens, visando a estimular e promover as mudanças necessárias”, explicou.

Além da pesquisa, foram apresentadas as iniciativas inovadoras que o NEO vem implementando para melhorar a empregabilidade dos jovens que se formam nas escolas técnicas, como meio para melhorar suas oportunidades de inserção no mundo do trabalho do futuro.

Mediado pela jornalista Andrea Trigueiro, também foram discutidos cases de sucesso que ilustram as muitas razões para as empresas 4.0 contratarem jovens técnicos egressos do ensino médio.

Saiba mais - Até 2018, com um investimento de US$ 137 milhões, o NEO já transformou a vida de mais de 380 mil jovens de 12 países da América Latina e Caribe. A iniciativa aumentou a qualidade dos serviços oferecidos por 239 instituições de formação e orientação profissional mediante a implementação de um Sistema Internacional de Qualidade desenvolvido pelo NEO.



Neylar Vilar apresenta os destaques da pesquisa NEO sobre a demanda do mercado por profissionais jovens de nível técnico no Estado de Pernambuco.

Integrantes da Aliança NEO Brasil, da Secretaria da Mulher, do SENAI e da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação comemoram com Sofia Esteves e Neylar Vilar o sucesso do fórum.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, salas 902/903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br