IA promove III Formação Regionalizada 2019 dos programas
de incidência em políticas públicas no Ceará

 
 
 

Apresentação dos professores na III Formação da Sefor. Professores do Projeto de Vida compartilham experiências entre seus pares e com a escuta da formadora Gecilvone Passos. Samuel Sales, professor formador, na condução de atividade do Projeto de Vida. Professora da 1ª série do NTPPS apresenta apontamentos sobre a pesquisa desenvolvida por seus alunos.


O Instituto Aliança (IA) realizou durante o mês de outubro a III Formação Regionalizada para professores dos programas de incidência em políticas públicas para o ensino médio no Ceará: o Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais e as unidades curriculares Projeto de Vida e Mundo do Trabalho, ambos presentes nos currículos das escolas profissionais do estado. Ao todo, 240 professores e professoras das escolas de Fortaleza participaram da formação.

Esta foi a terceira e a última capacitação prevista no Plano de Trabalho acordado pelo IA com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará para 2019. Os objetivos foram aprofundar os princípios e a metodologia dos programas do IA, de modo a instrumentalizar os profissionais para conteúdos do 4º bimestre e avaliar os resultados alcançados com este novo modelo formativo.

 

As formadoras Lorena Fidélis e Jordhanna Botelho durante escuta ativa aos professores de 3ª série do NTPPS.

  Troca de experiência entre os professores da formação.
 

Professor da 3ª série NTPPS em atividade vivencial sobre relacionamentos.

  Professores de Projeto de Vida com os formadores Samuel Sales e Gecilvone Passos.
 

Emanuelle Canafistula e Willian Carneiro, professores formadores da turma 2ª série do NTPPS.

  Professores do NTPPS participando de vivência.

A atividade foi conduzida por professores já capacitados anteriormente pela equipe do Instituto Aliança. A professora formadora Cris Sousa, de Projeto de Vida, agradeceu a oportunidade em fazer parte: “Obrigada pela oportunidade e confiança, vivemos momentos de muito aprendizado! Muita satisfação em fazer parte de um projeto tão significativo”.

A avaliação final da III Formação das escolas de Fortaleza, realizada com os professores, foi positiva, e, de modo geral, os profissionais relataram o quanto é importante investir na formação vivencial para maior motivação e apropriação da nova metodologia.

“Nesses momentos, aprendemos muito com a experiência dos colegas. A interação com os demais professores, a socialização das metodologias aplicadas nos planos e o auxílio das formadoras”, partilhou o professor Rafael Gomes da Silva Paiva, da EEMTI Waldemar Falcão. A professora Roberta Pontes, da EEMTI Matias Beck, também agradeceu: “Muita gratidão a vocês pela confiança em nós e no nosso trabalho, que é feito com tanto amor!”.

Expansão
- Nas demais Regionais, a III Formação será realizada no mês de novembro, em função da proposta da SEDUC de, no mês de outubro, concentrar todos os esforços no apoio aos estudantes para participação no ENEM. No total, as três capacitações realizadas atenderam o universo de 100% de professores lotados nos programas e integram a estratégia do IA de realizar a transferência da metodologia para as escolas cearenses. ”O IA espera que os resultados da formação repercutam, desde o princípio, na qualidade do trabalho dos professores em sala de aula e no desenvolvimento dos estudantes”, destaca Eveline Corrêa, coordenadora regional do Instituto Aliança no Ceará. “Para o Instituto Aliança, esta ação formativa regional é o coroamento do processo de empoderamento dos profissionais, no âmbito da transferência da metodologia, para a Rede de Escolas”, concluiu Eveline.

 

Professores da 2ª série do NTPPS em atividade vivencial com as formadoras Roberta e Adriana.

  Professores do Projeto de Vida reunidos.

Formadora Ana Paula com os professores de Mundo do Trabalho.

Professora da 1ªsérie do NTPPS apresenta apontamentos sobre a pesquisa desenvolvida por seus alunos com os formadores Eduardo Albuquerque e Luiza Martins

Equipe do Instituto Aliança, articuladores, formadores e professores reunidos na III Formação Regionalizada do NTPPS/PV/MT da SEFOR.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, salas 902/903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br