NEO Peru e NEO Brasil comemoram resultados do Programa

 
 
 

Da esquerda para a direita: Jorge Quezada, coordenador do NEO Chile, Gladys Echeverria, coordenadora NEO Peru, Elizabeth Minaya, especialista BID Peru, e Neylar Vilar, coordenadora NEO Brasil. Equipe do NEO Brasil e da International Youth Foundation, responsáveis pela apresentação dos resultados do sistema de qualidade NEO.


Para conhecer e comemorar os resultados finais obtidos pela Aliança NEO Peru, a coordenadora do NEO Brasil, Neylar Vilar, participou do evento realizado no dia 10 de setembro, em Lima, Peru. A cerimônia contou com a participação de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Peru), autoridades de ministérios, empresários e outros aliados no país. A condução ficou por conta da jovem Gladys Acasiete, formada pelo NEO, que foi a mestre de cerimônias e também protagonizou os vídeos com histórias de sucesso apresentados durante o evento.

Entre os resultados comemorados, o Centro de Serviços de Treinamento e Desenvolvimento do Trabalho (CAPLAB) – entidade com mais de vinte anos de experiência que liderou a Aliança NEO PERU, financiada pelo BID – destacou que ao longo de três anos 17.000 jovens de Lima e Callao foram inseridos no mercado de trabalho formal. Outro impacto do Programa foi a certificação internacional de qualidade de 21 instituições provedoras de serviços de apoio à empregabilidade dos jovens, mediante treinamento técnico e desenvolvimento de habilidades socioemocionais para pessoas com idades entre 16 e 29 anos.

“Para que o ensino técnico seja de qualidade, é preciso abordar questões de treinamento pessoal e socioemocional dos jovens. Neste momento em que o país está passando por uma crise de valores e crises éticas, é muito importante reforçar nos jovens a capacidade de entender a si mesmos como valiosos e de entender os outros da mesma maneira. Os sonhos que eles têm podem ser desenvolvidos, nós apenas lhes oferecemos as ferramentas e entenderemos que existem oportunidades reais para eles”, explicou Gladys Farje, coordenadora do CAPLAB.

Para a representante do Instituto Aliança – agência executora do NEO no Brasil –, Neylar Vilar, “os resultados alcançados no Peru estimulam e inspiram as ações no Brasil”. Durante o evento, ela e o coordenador do NEO Chile, Jose Quesada, tiveram a oportunidade de apresentar os resultados consolidados da iniciativa NEO em âmbito regional.

 
Diretora-executiva do CAPLAB, Norma Ananos. Equipe do NEO Brasil e da International Youth Foundation, responsáveis pela apresentação dos resultados do sistema de qualidade NEO.
 

Jovem destaque e mestre de cerimônia, Gladys Acasiete, abraçada pela diretora da CAPLAB.



Resultados NEO Brasil - O Instituto Aliança comemorou com os aliados os primeiros impactos obtidos com a melhoria de todas as dimensões do Sistema de Qualidade NEO nas 29 escolas técnicas da Secretaria de Educação e do SENAI participantes do processo de fortalecimento institucional e apresentou os dados do Relatório apresentado pela International Youth Foundation, responsável pela aplicação do Sistema e pelo monitoramento dos Planos de Melhoria nas escolas.

O relatório apontou que a média de qualificação das instituições, entre julho de 2018 e julho de 2019, aumentou de 0.97 para 1.39, sendo 2 a qualificação máxima. Para as equipes pedagógicas, o maior benefício de implementação do Sistema de Qualidade NEO/Planos de Melhoria foi o de integração das equipes da base comum do ensino médio com as equipes da base técnica. Por outro lado, sob a perspectiva do aluno, diretores e equipes pedagógicas, as capacitações oferecidas pela Aliança NEO em Educação 3.0 e Projeto de Vida transformaram tanto os professores como os alunos, promovendo uma maior proximidade do jovem com a família e consequentemente da família com a escola. “O balanço positivo do Sistema de Qualidade NEO trará benefícios e impactos positivos para todos os atores envolvidos no processo de educação do jovem para a empregabilidade. Esses impactos poderão contribuir para uma maior inserção desses jovens no mercado de trabalho e melhoria de sua qualidade de vida e de sua família”, conclui o Relatório.

Juan Hernandez, consultor da IYF, alertou para o nosso próximo passo: planejar a sustentabilidade do projeto. Para isso é preciso considerar três fatores: sistematização, comunicação e o comprometimento de todos os atores envolvidos “Temos que juntar todos e planejar o futuro do NEO e fazê-lo permanecer por muito mais tempo na região atendendo as necessidades de mão de obra do setor privado, dos formadores e principalmente dos jovens”, afirmou.

Já Adriana Boscov, também consultora da IYF, apontou o efetivo engajamento dos envolvidos no projeto como um dos indicadores mais importantes nos últimos dezesseis meses. “No começo da implantação do Sistema de Qualidade NEO pelas escolas técnicas da Secretaria de Educação e do Senai, surgiram resistências iniciais em relação a algumas dimensões do Sistema, principalmente as relacionadas com a participação da família, assistência social aos alunos e apoio na inserção no mercado de trabalho”, relatou a consultora.

Como no Brasil, o NEO Peru propõe atribuir à educação técnica o papel que deve ter no debate setorial, focado por muito tempo na educação básica regular. Portanto, o trabalho está focado nos setores que demandam mão de obra jovem, setores que estão crescendo, e é urgente que eles cresçam nas mãos de jovens prontos para enfrentar novos desafios. “Tradicionalmente, o ensino técnico não é visto como o treinamento a que se aspira. A educação para o treinamento técnico tem uma relação muito próxima com o desenvolvimento social e produtivo do país. Deve haver um casamento feliz entre o desenvolvimento produtivo representado por seus empreendedores, pequenos ou grandes, e as escolas”, diz Norma Añaños Castilla, diretora-executiva da CAPLAB.

Saiba mais - O Programa New Employment Opportunities (NEO) é uma iniciativa liderada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do BID LAB e sua Unidade de Mercados do Trabalho (LMK), e pela International Youth Foundation (IYF), com o objetivo de melhorar as oportunidades de emprego para jovens da América Latina. A iniciativa NEO foi implementada em dez países da América Latina e do Caribe: Chile, Colômbia, El Salvador, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Brasil. O projeto NEO Peru trabalha com sete instituições-chave em todo o processo: Fundação AVSI, Câmara de Comércio de Lima, Ministério do Trabalho e Promoção do Emprego, Ministério da Educação, Bispado de Callao, SENSICO e CAPLAB.

A Aliança NEO no Brasil – cujas atividades serão desenvolvidas até 2020 – tem como objetivo incrementar as oportunidades de trabalho para jovens de 14 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social no Estado de Pernambuco. Graças à iniciativa da Aliança NEO Brasil, mais de sessenta mil alunos/as de 102 escolas técnicas e centros de formação de Pernambuco serão beneficiados até 2020. Os membros da Aliança NEO são o Governo do Estado de Pernambuco – por meio das Secretarias de Educação e Esportes, do Emprego, Trabalho e Qualificação da Mulher –, o SENAI/PE, SESI-Unindústria, Arcos Dourados e o Núcleo de Gestão do Porto Digital. A iniciativa ainda conta com a CESAR School como parceiro colaborador e a Microsoft como apoiadora.



Juan Hernandez, especialista sênior da IYF, destaca os desafios da sustentabilidade das organizações participantes do processo de fortalecimento institucional, por meio do Sistema de Qualidade NEO.
Adriana Boscov, da IYF, apresentando aos aliados os resultados do sistema de qualidade NEO.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br