Fala Sério realiza apresentações no interior do Ceará

 
 
 

Apresentação em Itaitinga na EEEP Francisco Aristóteles e na EEMTI Raul Tavares. Visita de Chris Simes. Apresentação na cidade de Pacatuba na EEMTI Casimiro Leite.


Idealizado pelo Instituto Diageo e executado em parceria com a SEDUC, o Instituto Aliança e o grupo de teatro Bandeira das Artes, o Programa Fala Sério concluiu as apresentações em Fortaleza no mês de agosto. Em setembro, iniciou apresentações em escolas da região metropolitana e do interior do Ceará, promovendo debates com os estudantes acerca do uso de álcool na adolescência, suas consequências e impactos na concretização de seus projetos de vida. Nesta etapa, foram atendidas 60 escolas, distribuídas nas 20 Credes abarcando assim um público de 20.554 adolescentes de escolas de ensino médio regular (tempo parcial e integral) e profissional.

Uma referência especial à apresentação da peça no dia 17 de outubro, para alunos de Itatinga, que contou com a presença da equipe Diageo local, composta por Darline, Luciana e Paulo André, e do diretor e autor da peça, o britânico Chris Simes, que esteve pela primeira vez em Fortaleza em março, participando da fase de desenho e adaptação dos roteiros. Chris se mostrou encantado com a peça e com os estudantes, comentando: "Fala Sério! é uma versão fantástica deste programa internacional de educação. O desempenho dos atores foi divertido, poderoso e inspirador. Os alunos foram atraídos pelas performances dos atores e, como resultado, aprenderam muito sobre os perigos do consumo de álcool por adolescentes. Pude observar que todo o Programa envolve um conjunto dinâmico de parceiros comprometidos, que juntos criam essa experiência educacional única para adolescentes - o que os ajudará a ficarem protegidos de danos, fazendo escolhas seguras".

Por onde passa, a peça provoca uma série de debates pertinentes a essa fase da adolescência e busca, por meio da ficção, suscitar um diálogo focado em situações reais, uma vez que muitas escolas estão situadas em bairros de alta vulnerabilidade social, onde os adolescentes são pressionados e estimulados a cada vez mais precocemente se envolver com o uso de álcool e consequentemente outras substâncias.

“O evento encanta os jovens por causa das temáticas abordadas e a linguagem real. Ao interagir com os artistas, eles viram verdadeiros protagonistas da peça. Parabenizo o grupo Bandeira das Artes pela brilhante apresentação em nossa escola”, destacou o diretor da EEMTI Governador César Cals, em Quixadá, Crede 12, Auci Maia. Durante as apresentações, os jovens são convidados a participar e contribuir com sugestões e conselhos acerca da história de vida dos personagens, exercitando a empatia e o pensamento crítico a partir de situações fictícias que dialogam, em muitos casos, com a vida real.



 

Apresentação na EEMTI Lia Sidou, no município de Aquiraz.

 
Debate após a apresentação na EEMTI Lia Sidou, em Aquiraz.
 

Aluna da EEMTI Manuel Ferreira, na cidade de Eusébio.

 

Debates com os alunos da EEMTI Manuel Ferreira, na cidade de Eusébio.

Segundo o professor João Pereira, diretor da EEMTI Lili Feitosa, na Crede 15, “a apresentação realizada aqui em nossa escola foi gratificante e apresentou de forma prática para nossa juventude os dilemas sociais inerentes ao universo jovem. O uso de uma linguagem acessível e artística deixou uma mensagem de reflexão sobre a importância de estudar e de construir um projeto de vida. O grupo está de parabéns”.

O professor e coordenador Rogério Barros destacou o valor da iniciativa, que perpassa pelo desenvolvimento de habilidades socioemocionais, pela estruturação de projetos de vida conscientes e reflexivos e sobre o mundo do trabalho associado a um planejamento de vida focado em atitudes e escolhas responsáveis: “Ficamos felizes com a apresentação do Fala Sério! na EEMTI Lili Feitosa e nos sentimos contemplados nas falas e nos dilemas vivenciados. Importante ressaltar o respaldo dado às ações voltadas ao projeto de vida, mercado de trabalho e competências socioemocionais. Enfim, foi muito gratificante e com certeza houve uma sensibilização dos nossos jovens sobre a realidade vivenciada pelos protagonistas da peça. Nosso muito obrigado, esperamos outros momentos dessa natureza”.



 

Interpretação de aluna na EEMTI Raimundo Carvalho, na cidade de Pacatuba.

 

Participação de aluna da EEMTI Raimundo Carvalho, na cidade de Pacatuba.

 

Integração com o alunos da EEMTI Raimundo Carvalho, na cidade de Pacatuba.

 

Debate com os alunos da EEMTI Raimundo Carvalho, na cidade de Pacatuba.

 

EEFM José Alves de Figueiredo, na cidade do Crato.

 

EEFM José Alves de Figueiredo, na cidade do Crato.

 

EEFM Teodorico Teles, na cidade do Crato.

 

Apresentação na EEMTI Lili Feitosa, na cidade de Tauá.

Impacto – As atrizes e atores do Grupo Bandeira das Artes, responsável pela execução da peça, afirmam que estão muito sensibilizados com a pertinência das discussões levantadas pelo espetáculo e destacam a importância de promover ações voltadas à valorização da vida e à redução da violência. “Definitivamente, não encontramos nas escolas da rede estadual do Ceará o estereótipo do ‘matuto que desconhece o mundo civilizado’. O jovem do novo sertão cearense tem um discurso articulado, cosmopolita, sabe da importância que tem a luta feminista, persegue seus próprios objetivos, valoriza a diversidade de gênero e de pensamento, é humano, amável, prestativo, perseverante e generoso”, disse George Alexandrez, ator do Grupo Bandeira das Artes.

Já o ator Wellington Fonseca ressaltou as diferentes realidades encontradas em cada escola, em cada apresentação, sobre os sentimentos que a peça desperta no público e sobre o que cada escola pode fazer de melhor pelos estudantes: “Cada escola é um mundo, um universo cheio de possibilidades. Percebemos que uma gestão comprometida, preocupada com a formação humana dos alunos, que motiva a sensibilidade e não somente o resultado numérico faz da escola, mesmo das mais simples, um lugar diferenciado para o estudante, um lugar no qual sentem vontade de estar”.

Saiba mais – O Programa Fala Sério! começou a ser desenvolvido em maio, com a apresentação da peça Fala Sério! em escolas da rede estadual de Fortaleza. A peça retrata situações reais do cotidiano, em que o consumo precoce de bebidas alcoólicas traz impactos na vida dos adolescentes envolvidos. A narrativa teatral busca promover a reflexão entre os estudantes, e na sequência ocorre o debate. Desde sua implantação, o Programa já alcançou, até o final de outubro, 37.054 espectadores, em 120 apresentações. Espera-se, até o final de novembro, alcançar a meta de 50 mil espectadores.



EEFM Teodorico Teles, na cidade do Crato.

Apresentação na cidade de Itaitinga na EEEP Francisco Aristóteles, com a presença da equipe Diageo local e do diretor e autor da peça, o britânico Chris Simes.


EEFM Martins Rosa, na cidade de Ibiapina.

EEMTI Dr. João Almir, na cidade de São Benedito.

Apresentação na EEMTI Estefânia Mota, na cidade de Itapajé.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, salas 902/903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br