Educandos da ESV PE participam do Festival REC'n'Play e conhecem trajetórias de jovens que mudaram o rumo de suas vidas por meio da educação

 
 
 

Os jovens Joana D’Arc, Rogerio Pereira, João Victor e Secretário Murilo Cavalcanti. Jovem Mirelle Evelyn. Jovens Carla Milena e Miguel Neto. Rogerio Pereira, Mirelle Evelyn, Heloiza Ribeiro, Joana D’Arc, Alana Almeida, William Ramon e Mariana Barbosa.

Participantes do núcleo de Pernambuco da Escola Social do Varejo (ESV-PE) tiveram a oportunidade de conhecer inovações nas áreas de tecnologia, economia criativa e cidades, assim como trajetórias de jovens que deram a volta por cima e mudaram o rumo de sua vida durante o REC'n'Play. Em sua terceira edição, o festival de tecnologia e cidades inteligentes aconteceu entre os dias 2 e 5 de outubro, no Bairro do Recife (PE). Foram mais de 300 atividades, entre workshops, hackatons, palestras, painéis, shows, exibições e rodadas de negócio espalhadas por diversos pontos do bairro.

Os jovens da ESV-PE foram convidados pelo secretário de Segurança Pública do Estado, Murilo Cavalcanti, para assistirem, no dia 3 de outubro, a duas palestras mediadas por ele: “Vozes da Periferia”, com Washington Rimas – o Feijão do Afro Reggae – e Enderson da Costa, da Comunidade do Caranguejo Tabaiares, e “Educação ou Morte”, com Priscila Cruz, do Todos pela Educação/SP, Raul Henry, deputado federal de Pernambuco, e Fred Amâncio, secretário de Educação e Esportes de Pernambuco.

 
Convidados do secretário Murilo Cavalcanti, Washington Rimas (Feijão) e Enderson da Costa.
 

Washington Rimas (Feijão) explicando um pouco da sua trajetória na comunidade.

 
Murilo Cavalcanti, secretário de Segurança Pública do Recife.
 

Secretário de Educação e Esportes de PE, Fred Amâncio.

 
Priscila Cruz, do projeto Todos pela Educação.
 

Deputado federal de PE, Raul Henry.

 

Os jovens da ESV atentos nos debates sobre os temas "Vozes da periferia" e "Educação ou Morte".


"Uma tarde repleta de conhecimentos. Aprendi muito sobre a educação mundial, a situação do nosso país em relação aos outros países e principalmente sobre como a educação salva vidas, como, por exemplo, a história de vida do Feijão no Rio de Janeiro, que teve sua vida mudada através da educação. Foi uma tarde intensa, cheia de curiosidades e perguntas de uma plateia atenta a cada detalhe daquele debate. Foi enriquecedor demais estar em um ambiente tão intelectual, uma oportunidade de saber sobre o andamento da educação do nosso país; percebi como essa mudança poderia acontecer mais rápido se houvesse projetos como a ESV dentro do ensino médio", destacou o jovem do Núcleo ESV-PE Cleiton Silva de Souza, 19 anos.

O depoimento de vida e mudança de pessoas com históricos de vulnerabilidade social foi também o que mais marcou Pablo Matheus Silva de Santana, 23 anos: "Gostei muito! Contribuiu demais na minha formação e reflexão, pois, além do conhecimento que eles nos passam, também mostram que existe sim um futuro promissor para quem busca por ele, principalmente, quando vemos os depoimentos de Feijão e do Enderson, que deu a volta por cima, aprendeu a ler em uma biblioteca que tinha no meio da favela e com isso se dedicou aos estudos, cursou direito e hoje é um advogado. Mais um exemplo a ser seguido, de que se quisermos mudar para melhor, precisamos ter atitude. Eles não conseguiram sem ter, primeiramente, decidido mudar de vida, dar o primeiro passo. Então, tudo começa em nós, continua em nós e só termina em nós!”, reforçou o jovem.

A colega Suelayne Silva do Nascimento fez coro: “Feijão, ao sair do mundo do crime, deu a volta por cima e se tornou mediador de conflitos. O outro jovem, Enderson, foi influenciado pela educação após a construção de uma biblioteca em sua comunidade. Isso mostra que nosso caminho está na educação. E podemos sim alcançar nossos projetos de vida por meio da educação!”.

 
Jovem Jackson Lima, participante da ESV e presente ao evento.
 

Jovens Erika dos Anjos e Aldenise Oliveira.

 
Jovens José Simões e Rebeka Francyne.
 

Jovem Miguel Neto.

 

Outro ponto importante destacado pelos jovens foi o quanto as palestras os ajudaram a ampliar a visão que tinham sobre a educação. "Vimos a importância dos projetos envolvendo as escolas, tornando-as integrais, para que os alunos tenham mais tempo de aprendizagem, com assuntos mais complexos, que levam cada um dos alunos a serem pessoas mais aptas para crescer na vida, independentemente da área que escolher, pois a educação pode mudar o rumo da nossa vida e também do nosso país. Aprendi muito com eles de verdade!”, disse Pablo Matheus.

Saiba mais - Realizado pelo Porto Digital, com apoio da Prefeitura do Recife, o festival teve como objetivo transformar e conectar pessoas de diferentes formações e bagagens intelectuais para pensar em soluções de problemas da cidade e da sociedade. Segundo o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, são três os pilares que dão sustentação ao evento: educação, negócios e entretenimento. Para conhecer mais sobre o Festival, acesse: www.recnplay.pe.
A Escola Social do Varejo em Pernambuco é financiada pelo Instituto Grupo BIG e tem parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Recife/Compaz.



Jovens Paulo Braga, João Victor, Miguel Neto, Lucas Arruda e Daniel Melo.

Jovens Jadilson Marinho, Samuel Vieira, Iago Bazante, José Simões, Herik Lima, Jackson Lima, Maria Clara e Rebeka Francyne.


Equipe do Instituto Aliança Recife com os jovens do Projeto Escola Social do Varejo 2019.2, participantes
do evento.

Jovens Cleiton Souza, Bianca Cavalcanti e Rebeka Francyne.

Washington Rimas (Feijão) falando um pouco do trabalho que faz hoje na comunidade.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, salas 902/903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br