ESV fortalece vínculo entre jovens e familiares e oferece uma série
de atividades complementares nos três núcleos: BA, SP e PE

 
 
 

A jovem Tamyris Priscila com sua mãe Fabiana Maria. Os educadores da ESV PE, Jocemar Filho e Taciana Silva. Os jovens já com seus ingressos em mãos, conhecendo a área externa da Sala São Paulo. Jovens da ESV dando um show de entusiasmo no evento do SENAC, em Salvador.

Ampliar horizontes e fortalecer a permanência dos jovens na Escola Social do Varejo (ESV) até o final da formação. Estes são os objetivos das atividades complementares que estão previstas no itinerário formativo do programa e envolvem jovens, familiares e parceiros. Nos três núcleos do projeto, os meses de setembro e outubro foram repletos de atividades organizadas com este objetivo. Em Pernambuco, o Encontro de Famílias e Parceiros reuniu cerca de 120 participantes. No núcleo de Osasco (SP), dez jovens tiveram a oportunidade de participar de um concerto da Academia Jovem Concertante, na Sala São Paulo, no Centro Cultural Júlio Prestes (SP). Já em Salvador, mais de cem jovens da ESV participaram de palestra sobre Comunicação e Mercado de Trabalho, no SENAC.

No Núcleo da ESV em Pernambuco, estas atividades aconteceram entre os meses de setembro e outubro. Entre elas, destaca-se o Encontro de Família e Parceiros, realizado no dia 26 de setembro no auditório do Compaz. O evento contou com a presença de toda a equipe da ESV e com cerca de 120 participantes, entre jovens e seus familiares, incluindo pais, mães, tios, cônjuges.

 

Falas dos jovens egressos, Daniel Evangelista e Vinicíus Alexandre, no Encontro de Famílias, em PE.

 

Momento em que a mãe da jovem Bianca Cavalcanti, Magali Cavalcanti, veste a camisa da ESV, representando todos os familiares presentes.

 

A jovem Luanna Pereira com a sua mãe Ana Paula Pereira.

 

Natália Araújo com seu pai Nailson Pereira.

 

Gabriela Mariana com sua mãe Maria de Fátima Alexandre.

 

Sílvio, pai da jovem Joana D'Arc.

A programação do encontro, em Pernambuco, foi totalmente organizada pelos jovens. Na abertura, o grupo se apresentou e falou um pouco sobre suas respectivas funções. Para convidar os familiares a refletir sobre a importância de apoiarem os filhos nos estudos, foi exibido o curta-metragem “Vida Maria”. Sensibilizada pelo curta, Magaly Barros Cavalcanti, mãe de Bianca, uma das alunas da ESV-PE, partilhou: “A seriedade da equipe ESV é pura verdade, tem muitas famílias que levam seus filhos à escola, mas não encontram esse apoio. Se alguns lugares tivessem a metade dos profissionais como estes da Escola Social do Varejo, talvez a nossa juventude fosse diferente, talvez fossem outras “Marias”, deixando de ser a Maria que repete o que tem na família. Eles só precisam de uma oportunidade”.

Magaly contou o quanto o projeto tem sido uma oportunidade única na vida de sua filha: “Estávamos vivendo uma angústia em casa com ela. Tinha acabado de concluir o ensino médio e não sabia para que lado ia. Se faria medicina, arquitetura, fisioterapia. Essa é uma inquietação de muitos jovens. No primeiro dia de aula de minha filha aqui na ESV, já chegou diferente em casa, e disse: 'Mãe, eu me encontrei'. Eu, como mãe trabalhando na área de educação, não sabia como orientar minha filha, chorava por não saber como fazer. Ela passou no IFPE (instituto Federal de Pernambuco), mas disse: 'Mãe se fosse para escolher entre o IFPE e a Escola Social do Varejo, eu não tinha dúvida o que escolher'. Ela de fato se encontrou!”.

O relato emocionado de Magaly reforça a importância do Encontro de Família e Parceiros da ESV, que tem como proposta construir e fortalecer vínculos e estabelecer parcerias entre jovens, familiares e parceiros envolvidos. A jovem da turma 2019.2, Gabriela Mariana Alexandre de Santana, 19 anos, também destacou o quanto é fundamental que as famílias apoiem as decisões dos jovens para que eles não desistam dos seus sonhos: “O Encontro de Famílias foi um evento muito marcante para mim e minha mãe. Essa ideia de orientar familiares para nos ajudar na nossa trajetória e no nosso desenvolvimento é extremamente importante. Minha mãe não entendia no começo sobre o que eu falava ou que estava fazendo no notebook, que necessitaria de atenção e concentração, porém, depois do encontro, ela começou a me incentivar mais, a perguntar se está tudo indo bem no EAD. A comunicação entre nós melhorou e meu desenvolvimento como pessoa foi uma coisa incrível. Sou extremamente grata por terem me proporcionado essa experiência incrível que é a Escola Social do Varejo”, disse a jovem.  

No fim do evento, a equipe da ESV se colocou à disposição para tirar todas as dúvidas dos familiares sobre o itinerário e sobre a inserção dos jovens no mercado de trabalho após a certificação. “Para mim foi muito esclarecedor e válido e ajuda nossos pais a ficarem mais próximos. Minha mãe voltou para casa encantada com os temas abordados e com a dedicação e sensibilidade que os educadores tem para com os jovens”, concluiu Vitória Cristina Cabral, 17 anos.


 

Cláudia Moreira, palestrante do SENAC, e equipe do IA.

 

Jovens sobem ao palco para realizar dinâmica.

 

O jovem Marcus Silva responde à palestrante Cláudia Moreira sobre a importância da boa comunicação para o mercado de trabalho.

 

Todas as turmas da ESV, em Salvador, estiveram presentes na palestra.


Salvador - No dia 18 de outubro, 110 jovens da ESV Salvador participaram de palestra sobre Comunicação e Mercado de Trabalho, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Como o grupo já estava trabalhando o tema em oficinas, tiveram a oportunidade de agregar mais conhecimentos ao ver o assunto de outro ponto de vista. A palestra foi conduzida por Cláudia Moreira, especialista em neurociência aplicada à aprendizagem. “Conversar com os jovens é sempre uma ótima oportunidade. Ainda mais sendo tão motivados e atentos como os da ESV", afirmou Cláudia.

A participação dos jovens foi intensa. Ao longo das quatro horas de atividade, o tema da comunicação foi abordado por meio da participação em dinâmicas e jogos. “Foi muito bom, superdinâmico e nos deu uma percepção ou visão melhor sobre o assunto de comunicação. Tudo estava lindo, amei. Até tímidos se soltaram mais!”, disse o jovem Genilson Ferreira.

Para a coordenadora de inserção da ESV, Bárbara Pereira, a participação dos jovens foi fundamental para garantir o sucesso da atividade: "Considero a participação dos jovens da ESV nesta palestra bastante significativa, pois eles vivenciaram os conteúdos trabalhados nas oficinas em outro formato e linguagem. Com certeza, puderam compreender a importância de uma boa comunicação no mercado de trabalho e o quanto ela pode influenciar no seu desenvolvimento dentro da empresa. Além disso, os jovens que participaram do momento serão cadastrados no banco de currículo do SENAC e poderão participar de seleções de empregos por indicação de lá no momento em que fizerem 75% da formação na ESV”, afirmou Bárbara.

A coordenadora destacou também que o SENAC, presente em mais de 1.800 munícipios de norte a sul do Brasil, é um importante parceiro para a formação. Em 2018, quase 10% dos jovens foram indicados para seleções de empregos por meio do banco de oportunidade deles em diferentes empresas parceiras do Sistema S, em Salvador. Somado a isto, todos recebem certificado da atividade, que pode ser utilizado para enriquecer o currículo daqueles que não têm experiências profissionais e outros cursos – além da ESV.

Francine Torres, educadora de Desenvolvimento Pessoal e Social da ESV, acrescentou: “Não poderíamos fechar a temática comunicação de melhor maneira, falar desta questão sob a óptica de outro profissional reforça muito todas as atividades e narrativas trabalhadas em oficina. A palestra foi muito produtiva, pois o formato dinâmico e envolvente proporcionou uma maior interação dos jovens com a palestrante, facilitando a aprendizagem de um tema tão importante para o desenvolvimento de carreira dos participantesl”.

A jovem Karoliny Oliveira concordou com a educadora. “Eu gostei do início ao fim. Apesar de ter acontecido dinâmicas parecidas com as da ESV e ter sido com a mesma proposta, como aconteceu no núcleo. Foi bom repassar tudo que foi visto, pois acredito que nem todos sabem lidar com essa coisa da 'comunicação' literalmente. Logo, quanto mais reforçar, melhor. Maravilhoso também foi a gente ter interagido com outras turmas. Têm colegas que estudam na ESV e nem conhecemos, porque está no turno oposto”, reforçou Karoliny.

“Karoliny tem bastante razão quando fala sobre conhecer pessoas de outras turmas. O momento de integração faz com que pensem e se sintam como numa empresa, uma só equipe. Deixam de ser turmas A, B, C e D e passam a ser jovens da Escola Social do Varejo. Para além disso, como tantas vezes é trazido nas redes sociais e em oficinas: ‘Família ESV’. É incrível ver o quanto se entregam às atividades propostas em outros espaços pedagógicos. Percebemos em todos uma recarregada na energia, após a palestra”, concluiu Ingrid Pedrett, coordenadora pedagógica e local.



 

Jovens da ESV SP aguardando o início do concerto.

 

Alegria e expectativa na chegada.

 

Foto com o educador Lucas Raposo, na Sala São Paulo, que acompanhou os jovens.

 

Aguardando o concerto.

São Paulo – No Núcleo de Osasco, como parte das atividades complementares da ESV, os jovens tiveram a oportunidade de assistir a um concerto de música clássica. Por meio de parceria com o Instituto Credit Suisse Brasil (CSHG), foram disponibilizados dez ingressos para o concerto matinal Academia Jovem Concertante que aconteceu domingo, 20 de outubro, na Sala São Paulo.  

“Ter ido à Sala São Paulo pela ESV foi um dos melhores momentos da minha vida, uma experiência incrível, a orquestra que tocou foi maravilhosa, fora o lugar, que já é lindo. Gostei bastante e espero voltar mais vezes. Essa não foi a minha primeira vez, fui uma vez no passeio da escola, porém no dia 20 de outubro parecia a primeira vez. Parabéns por tudo e por esse momento inesquecível”, partilhou Victor Vinicius Santos do Nascimento, 17 anos, um dos contemplados com o ingresso.

“Eu achei maravilhoso e um sonho, pois meu sonho é tocar lá, já que a sala é um lugar histórico com uma das dez melhores acústicas do mundo. A música clássica para mim é algo gratificante, me traz um ponto de paz, tanto ouvir quanto tocar. A sala é um lugar encantador e o lugar em que sentamos ajudou mais ainda a ver e ouvir tudo. A orquestra é maravilhosa e transmitiu muito de como o espírito de equipe é, uma enorme harmonia. Não vejo a hora de realizar meu sonho, pois agora estou mais inspirada”, afirmou Sthefanie Katharina Gatti, 18 anos.

Para o educador Lucas Raposo, que acompanhou os jovens nesse dia, a visita à sala São Paulo foi um momento muito enriquecedor para os jovens, em que eles puderam ter acesso a um espaço muito fora de suas rotinas e a uma forma artística que é tida como distante da juventude, mas por meio de oportunidades como essa tem se tornado cada vez mais acessível. “Era nítido o encantamento e o brilho nos olhos já na entrada, e durante o concerto seus olhos não desviavam dos músicos e musicistas, tamanha a fascinação. Os jovens saíram apaixonados e com desejo de voltar mais vezes, sabendo o quanto é importante ocupar aquele espaço, que também é deles”, ressaltou Lucas.

“A experiência foi realmente transformadora. Conhecer a Sala São Paulo me fez crescer culturalmente e me engajar mais com alguns jovens que cursam o projeto em outro período. Estava um dia frio, mas dentro de mim havia uma chama de entusiasmo e uma felicidade por ter ganhado o ingresso e perceber que estão acreditando e investindo na gente”, concluiu Isaque da Silva Lacerda, 17 anos.

Saiba mais - O Programa da Escola Social do Varejo é apoiado por uma plataforma de parceiros, entre eles o Instituto Grupo BIG e o Instituto Credit Suisse Hedging Griffo.


Momento de mais uma apresentação artística com os jovens Ayrton Souza, Erika dos Anjos e Rebeka Francyne.

Pais, responsáveis, jovens egressos, jovens em formação e equipe local.

Mais de cem jovens aprenderam mais sobre Comunicação e Mercado de Trabalho.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, salas 902/903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br