Instituto Aliança inicia execução das ações do Programa Qualifica Bahia 2019

 
 
 
Alunas da turma de Doces e Compotas apresentam os primeiros produtos desenvolvidos. Alunas do Qualifica Bahia com o uniforme do Programa. Atividade de campo, em que as alunas visitaram empreendimentos da comunidade do Bosque das Bromélias. Apresentação de atividade do módulo de Qualificação Social.

O Instituto Aliança (IA) iniciou no mês de agosto mais uma de suas ações voltadas para o estímulo ao desenvolvimento comunitário e geração de renda. O Programa Qualifica Bahia, iniciativa do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), reúne um conjunto de organizações sociais com larga experiência em processos de qualificação e inserção socioprofissional para executar as suas ações. O IA participa das ações do programa desde 2013 e, em 2019, implementará cinco cursos nos municípios de Salvador, Madre de Deus e Coaraci. Ao todo, serão disponibilizadas 160 vagas nesta edição do Qualifica Bahia executada pelo IA.

O itinerário formativo dos cursos contempla entre 180 e 200 horas de atividades – a depender do foco adotado – e é desenvolvido a partir da metodologia participativa. As aulas acontecem em espaços formativos disponibilizados por parceiros locais. No decorrer do programa de formação, serão realizados os módulos de qualificação social e profissional. O que o Instituto Aliança apresenta como diferencial é o trabalho voltado para o desenvolvimento de competências socioemocionais, além da estruturação de grupos produtivos como estratégia de geração de renda e inserção socioprofissional.

"Para a edição de 2019 do Qualifica Bahia, o Instituto Aliança realizou um importante trabalho de revisão de todos os planos de aula, atualizando uma série de atividades e ações propostas no itinerário formativo. Também foi muito importante o trabalho de assessoria para organização do grupo de mulheres. Esperamos que em breve elas possam estar produzindo e comercializando seus produtos e conseguindo efetivamente ampliar a sua renda. Essa é nossa maior expectativa!”, afirmou Mariah Oliveira, coordenadora pedagógica do Programa. 


 
Grupo de educandos da turma de Doces e Compotas em Salvador.

  Palestra com o consultor Tadeu Mucarzel sobre estruturação de grupos produtivos e plano de negócios.

A primeira turma que iniciou as atividades foi o Curso de Doces e Compotas, realizado no Bosque das Bromélias, em Salvador. As atividades foram iniciadas em 27 de agosto e as educandas buscam o desenvolvimento de competências que possibilitarão a confecção de produtos alimentícios de qualidade, além da organização de um grupo coletivo de mulheres que desejam implementar um negócio/empreendimento solidário na comunidade. No dia 26 de outubro foi realizada a primeira feira no Bosque das Bromélias para comercialização dos produtos desenvolvidos durante o curso. A educadora de Qualificação Social e Empreendedorismo da turma, Renata Lapa, destacou seu contentamento em participar da iniciativa: “Uma junção de fatores faz com que eu sinta um enorme orgulho em participar da equipe de educadores da equipe do Programa Qualifica Bahia 2019, implementado pelo Instituto Aliança. Considero extremamente fundamental a capacitação desses grupos para inclusão no mercado de trabalho e transformação social, contribuindo para sua cidadania. Agradeço mais uma vez ao IA e a SETRE pela oportunidade, enriquecendo minha experiência profissional”.

Além do Curso de Doces e Compotas, o Instituto Aliança ainda implementará em 2019 quatro outras turmas no âmbito do Qualifica Bahia: 1 curso de Informática Básica em Salvador; 01 curso de Beneficiamento do Leite no município de Coaraci, 1 curso de Garçom Polivalente e 1 curso de Recepcionista com Noções de Inglês, sendo estas duas no município de Madre de Deus. Essas quatro outras turmas deverão ser iniciadas em novembro de 2019.



Visita de empreendedor local à turma para conversar sobre oportunidades profissionais.

 
Aula do módulo de qualificação profissional.

  Produção de atividade realizada no módulo de qualificação social.

Reunião de mobilização inicial das educandas antes do início do curso.
Grupo de educandos da turma do Curso de Doces e Compotas com a educadora Renata Lapa.
Visita do chefe de gabinete da SETRE, Sr. Everaldo Augusto, à turma do Curso de Doces e Compotas.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, salas 902/903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br