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Alunos do Programa Aprendiz na Escola, da EEFM João Mattos, apresentando mural de competências necessárias para o ingresso no mercado de trabalho. Aprendizes da EEFM João Mattos. Professor de Serviços Administrativos Andrius Sampaio e alunos participantes do Programa Aprendiz na Escola. Andrius Sampaio com alunos. |
Cinquenta e dois jovens da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) João Mattos, de Fortaleza, iniciaram seus contratos de trabalho com empresas parceiras do Programa Aprendiz na Escola em setembro e novembro. O período marca a retomada do Programa no Ceará, com o início das turmas 2019/2020, que possibilitará a adolescentes e jovens de 16 a 24 anos incompletos a oportunidade de fazer um curso técnico profissional na área administrativa e de colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas empresas contratantes.
Rogers Mendes, secretário executivo do Ensino Médio e da Educação Profissional do Ceará, explicou que a intenção do Programa Aprendiz na Escola é trazer o trabalho para o cotidiano dos alunos do ensino médio de forma responsável e com o cunho educativo. "A aprendizagem dos alunos nesta etapa conclusiva da educação básica deve estar fundada na perspectiva da formação escolar sólida e cidadã, concatenada com a ideia de educação integral, em que as dimensões que compõem a totalidade do ser humano sejam consideradas no processo formativo. Assim, o trabalho é uma das dimensões-chaves da construção histórica do sujeito aprendiz, estudante, cidadão consciente e determinado a superar os desafios que estão postos no seu percurso de socialização e inserção no contexto das relações complexas da sociedade contemporânea", destacou o secretário.
O Programa Aprendiz na Escola está respaldado pela Lei Nº 10.097/2000, que oportuniza a primeira experiência de trabalho, de forma protegida, para adolescentes e jovens, garantindo direitos como: registro CTPS, férias, 13º salário, descanso semanal remunerado, vale-transporte, FGTS (2%), INSS etc. Além disso, contribui fortemente para evitar a evasão escolar daqueles jovens que desejam ou necessitam trabalhar, uma vez que para a permanência dos contratos é exigida frequência na escola. No Ceará, o Instituto Aliança participa como entidade certificadora do Programa.
Os contratos iniciaram com uma carga horária teórica intensiva de 40 horas, em consonância com as novas diretrizes para a formação dos aprendizes, preparando-os para a entrada no mundo do trabalho de forma segura e adequada. Foram abordados temas relacionados às rotinas administrativas, posturas, relação interpessoal e um entendimento mínimo das macroestruturas organizacionais. A duração dos contratos é de 15 meses, com carga horária de 1.280 horas, sendo 400 horas de teoria e 880 horas de prática nas empresas contratantes.
Professor Andrius Sampaio na condução da aula sobre Ética Profissional com a turma do Aprendiz na Escola na EEFM João Mattos, turno manhã. |
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Aprendizes Sabrina Sousa Candea, Márcia Silva de Oliveira e José Arilo de Sousa Neto apresentando a discussão da equipe sobre códigos de conduta e ética profissional.
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Aprendiz Hemilly Teixeira Santos, inserida na empresa Ceará Distribuidora de Alimentos, participando da atividade “Construindo nosso código de ética”. |
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Aprendiz Francisco Maicon Carvalho da Silva, inserido na empresa APS – Associação dos Profissionais de Segurança, apresentando o Código de Ética construído pela equipe.
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NTPPS - O Programa Aprendiz na Escola tem o diferencial de integrar o desenvolvimento de competências socioemocionais, a partir da matriz de conteúdos da escola, por meio do Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS). O NTPPS desenvolve algumas temáticas que coincidem com a parte teórica-básica do Aprendiz, contemplando estratégias metodológicas mobilizadoras e incluindo temas relevantes para o mundo do trabalho contemporâneo, que possibilitam aos participantes o contato com as modernas rotinas das empresas. Segundo Lorena Vasconcelos, coordenadora do Programa pelo Instituto Aliança, “os aprendizes estão muito felizes e gratos pela oportunidade. Para muitos é a primeira carteira de trabalho assinada da família, por isso causa um impacto tão positivo na vida desses jovens, de suas famílias e de todo o corpo escolar”.
Rogers Mendes, secretário executivo do Ensino Médio e da Educação Profissional do Ceará, explicou que a intenção do Programa Aprendiz na Escola é trazer o trabalho para o cotidiano dos alunos do ensino médio de forma responsável e com o cunho educativo. "A aprendizagem dos alunos nesta etapa conclusiva da educação básica deve estar fundada na perspectiva da formação escolar sólida e cidadã, concatenada com a ideia de educação integral, em que as dimensões que compõem a totalidade do ser humano sejam consideradas no processo formativo. Assim, o trabalho é uma das dimensões-chaves da construção histórica do sujeito aprendiz, estudante, cidadão consciente e determinado a superar os desafios que estão postos no seu percurso de socialização e inserção no contexto das relações complexas da sociedade contemporânea", destacou o secretário.
Para Fernando Matheus Martins Gomes, participante do Programa e hoje aprendiz na empresa Só Tintas, essa experiência está lhe ajudando no seu desenvolvimento profissional e pessoal. “As competências estudadas estão sendo um norte. Estava em uma fase muito difícil da minha vida, esse projeto me trouxe luz! Quero agradecer a oportunidade”, disse o jovem.
Aprendiz Wanessa Maria da Silva Pereira, aluna da EEFM João Mattos, inserida na agência do Banco Itaú. |
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Aprendiz Denise de Oliveira França, aluna da EEFM João Mattos, inserida na agência do Banco Itaú.
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Saiba mais - O Aprendiz na Escola tem como finalidade oportunizar contratos de trabalho aos jovens do ensino médio de escolas públicas do Ceará, via Lei da Aprendizagem, que determina, a empresas de médio e grande porte, a contratação de jovens equivalente a um mínimo de 5% e a um máximo de 15% do seu quadro de funcionários. É realizado pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará e, em 2019/2020, tem o Instituto Aliança como entidade certificadora e o Itaú Unibanco como parceiro financiador. Participa também da plataforma de parceiros a Secretaria de Proteção Social (SPS), por meio do seu Programa Primeiro Passo, parceiro apoiador na captação de vagas nas empresas. O Itaú Unibanco identificou a iniciativa como pioneira no Brasil, por unir políticas de educação e trabalho, interessando-se em investir e futuramente expandir essa experiência para outros Estados. Além disso, integra o grupo de contratantes, inserindo em suas agências do Ceará aprendizes do Programa. Ao longo de 2019 e 2020, 400 jovens serão beneficiados.
Aprendizes Thalia Freitas dos Santos, inserida na empresa Bebê Tenkitê, e Laissa Ellen Almeida Silva, inserida no Posto Vila, apresentando para a turma suas cartelas da atividade “Bingo da Vida”. |
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Aprendiz Douglas Monteiro Borda, inserido na empresa LS Projetos e Serviços Ltda., apresentando o Código de Conduta elaborado pela equipe.
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Aprendizes Márcia Silva de Oliveira, Sabrina Sousa Candea e José Arilo de Sousa Neto apresentando a discussão da equipe sobre códigos de conduta e ética profissional. |
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Aprendizes Jeniffer Silva de Oliveira e Fernando Matheus Martins Gomes apresentando a discussão da equipe sobre códigos de conduta e ética profissional.
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Professor de Serviços Administrativos Andrius Sampaio e turma de aprendizes do Programa Aprendiz na Escola, turno tarde, da EEFM João Mattos. |
Professor de Serviços Administrativos Andrius Sampaio e turma de aprendizes do Programa Aprendiz na Escola, turno manhã, da EEFM João Mattos. |
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