Primeira turma do Programa Aprendiz na Escola de 2019 é iniciada em Fortaleza (CE)

 
 
 
Alunos do Programa Aprendiz na Escola, da EEFM João Mattos, apresentando mural de competências necessárias para o ingresso no mercado de trabalho. Aprendizes da EEFM João Mattos. Professor de Serviços Administrativos Andrius Sampaio e alunos participantes do Programa Aprendiz na Escola. Andrius Sampaio com alunos.

Cinquenta e dois jovens da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) João Mattos, de Fortaleza, iniciaram seus contratos de trabalho com empresas parceiras do Programa Aprendiz na Escola em setembro e novembro. O período marca a retomada do Programa no Ceará, com o início das turmas 2019/2020, que possibilitará a adolescentes e jovens de 16 a 24 anos incompletos a oportunidade de fazer um curso técnico profissional na área administrativa e de colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas empresas contratantes.

Rogers Mendes, secretário executivo do Ensino Médio e da Educação Profissional do Ceará, explicou que a intenção do Programa Aprendiz na Escola é trazer o trabalho para o cotidiano dos alunos do ensino médio de forma responsável e com o cunho educativo. "A aprendizagem dos alunos nesta etapa conclusiva da educação básica deve estar fundada na perspectiva da formação escolar sólida e cidadã, concatenada com a ideia de educação integral, em que as dimensões que compõem a totalidade do ser humano sejam consideradas no processo formativo. Assim, o trabalho é uma das dimensões-chaves da construção histórica do sujeito aprendiz, estudante, cidadão consciente e determinado a superar os desafios que estão postos no seu percurso de socialização e inserção no contexto das relações complexas da sociedade contemporânea", destacou o secretário.

O Programa Aprendiz na Escola está respaldado pela Lei Nº 10.097/2000, que oportuniza a primeira experiência de trabalho, de forma protegida, para adolescentes e jovens, garantindo direitos como: registro CTPS, férias, 13º salário, descanso semanal remunerado, vale-transporte, FGTS (2%), INSS etc. Além disso, contribui fortemente para evitar a evasão escolar daqueles jovens que desejam ou necessitam trabalhar, uma vez que para a permanência dos contratos é exigida frequência na escola. No Ceará, o Instituto Aliança participa como entidade certificadora do Programa.

Os contratos iniciaram com uma carga horária teórica intensiva de 40 horas, em consonância com as novas diretrizes para a formação dos aprendizes, preparando-os para a entrada no mundo do trabalho de forma segura e adequada. Foram abordados temas relacionados às rotinas administrativas, posturas, relação interpessoal e um entendimento mínimo das macroestruturas organizacionais. A duração dos contratos é de 15 meses, com carga horária de 1.280 horas, sendo 400 horas de teoria e 880 horas de prática nas empresas contratantes.

 

Professor Andrius Sampaio na condução da aula sobre Ética Profissional com a turma do Aprendiz na Escola na EEFM João Mattos, turno manhã.

 

Aprendizes Sabrina Sousa Candea, Márcia Silva de Oliveira e José Arilo de Sousa Neto apresentando a discussão da equipe sobre códigos de conduta e ética profissional.

 

Aprendiz Hemilly Teixeira Santos, inserida na empresa Ceará Distribuidora de Alimentos, participando da atividade “Construindo nosso código de ética”.

 

Aprendiz Francisco Maicon Carvalho da Silva, inserido na empresa APS – Associação dos Profissionais de Segurança, apresentando o Código de Ética construído pela equipe.

NTPPS - O Programa Aprendiz na Escola tem o diferencial de integrar o desenvolvimento de competências socioemocionais, a partir da matriz de conteúdos da escola, por meio do Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS). O NTPPS desenvolve algumas temáticas que coincidem com a parte teórica-básica do Aprendiz, contemplando estratégias metodológicas mobilizadoras e incluindo temas relevantes para o mundo do trabalho contemporâneo, que possibilitam aos participantes o contato com as modernas rotinas das empresas. Segundo Lorena Vasconcelos, coordenadora do Programa pelo Instituto Aliança, “os aprendizes estão muito felizes e gratos pela oportunidade. Para muitos é a primeira carteira de trabalho assinada da família, por isso causa um impacto tão positivo na vida desses jovens, de suas famílias e de todo o corpo escolar”.

Rogers Mendes, secretário executivo do Ensino Médio e da Educação Profissional do Ceará, explicou que a intenção do Programa Aprendiz na Escola é trazer o trabalho para o cotidiano dos alunos do ensino médio de forma responsável e com o cunho educativo. "A aprendizagem dos alunos nesta etapa conclusiva da educação básica deve estar fundada na perspectiva da formação escolar sólida e cidadã, concatenada com a ideia de educação integral, em que as dimensões que compõem a totalidade do ser humano sejam consideradas no processo formativo. Assim, o trabalho é uma das dimensões-chaves da construção histórica do sujeito aprendiz, estudante, cidadão consciente e determinado a superar os desafios que estão postos no seu percurso de socialização e inserção no contexto das relações complexas da sociedade contemporânea", destacou o secretário.

Para Fernando Matheus Martins Gomes, participante do Programa e hoje aprendiz na empresa Só Tintas, essa experiência está lhe ajudando no seu desenvolvimento profissional e pessoal. “As competências estudadas estão sendo um norte. Estava em uma fase muito difícil da minha vida, esse projeto me trouxe luz! Quero agradecer a oportunidade”, disse o jovem.

 

Aprendiz Wanessa Maria da Silva Pereira, aluna da EEFM João Mattos, inserida na agência do Banco Itaú.

 

Aprendiz Denise de Oliveira França, aluna da EEFM João Mattos, inserida na agência do Banco Itaú.


Saiba mais
- O Aprendiz na Escola tem como finalidade oportunizar contratos de trabalho aos jovens do ensino médio de escolas públicas do Ceará, via Lei da Aprendizagem, que determina, a empresas de médio e grande porte, a contratação de jovens equivalente a um mínimo de 5% e a um máximo de 15% do seu quadro de funcionários. É realizado pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará e, em 2019/2020, tem o Instituto Aliança como entidade certificadora e o Itaú Unibanco como parceiro financiador. Participa também da plataforma de parceiros a Secretaria de Proteção Social (SPS), por meio do seu Programa Primeiro Passo, parceiro apoiador na captação de vagas nas empresas. O Itaú Unibanco identificou a iniciativa como pioneira no Brasil, por unir políticas de educação e trabalho, interessando-se em investir e futuramente expandir essa experiência para outros Estados. Além disso, integra o grupo de contratantes, inserindo em suas agências do Ceará aprendizes do Programa. Ao longo de 2019 e 2020, 400 jovens serão beneficiados.



 

Aprendizes Thalia Freitas dos Santos, inserida na empresa Bebê Tenkitê, e Laissa Ellen Almeida Silva, inserida no Posto Vila, apresentando para a turma suas cartelas da atividade “Bingo da Vida”.

 

Aprendiz Douglas Monteiro Borda, inserido na empresa LS Projetos e Serviços Ltda., apresentando o Código de Conduta elaborado pela equipe.

 

Aprendizes Márcia Silva de Oliveira, Sabrina Sousa Candea e José Arilo de Sousa Neto apresentando a discussão da equipe sobre códigos de conduta e ética profissional.

 

Aprendizes Jeniffer Silva de Oliveira e Fernando Matheus Martins Gomes apresentando a discussão da equipe sobre códigos de conduta e ética profissional.

Professor de Serviços Administrativos Andrius Sampaio e turma de aprendizes do Programa Aprendiz na Escola, turno tarde, da EEFM João Mattos.

Professor de Serviços Administrativos Andrius Sampaio e turma de aprendizes do Programa Aprendiz na Escola, turno manhã, da EEFM João Mattos.

 
 
 
 

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