IA e Chevron realizam o II Seminário de Políticas Públicas para Mulheres em Itapemirim, no Espírito Santo

 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
Solange Leite, do IA, e Carolina Senna, da Chevron, dando boas-vindas aos presentes. Olindina Serafim apresentando o Plano Nacional de Políticas para Mulheres. Itamarcos Coutinho Pitomba falando sobre economia solidária.

Constituição do Plano Nacional e Estadual de Políticas para Mulheres, economia solidária, desenvolvimento local, comunidades tradicionais do Espírito Santo e saúde da mulher foram os temas abordados no II Seminário de Políticas Públicas para Mulheres, realizado no dia 04 de novembro, pelo Instituto Aliança (IA) e Chevron Brasil Petróleo, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Itapemirim, para as participantes do Projeto de Inclusão Comunitária e outras mulheres empreendedoras do município.

Segundo Solange Leite, diretora do Instituto Aliança e coordenadora geral do Inclusão Comunitária, o Seminário faz parte do compromisso do IA e da Chevron – parceiro financiador do Projeto e representado no evento por Carolina Senna Figueiredo, Relações Comunitárias e Responsabilidade Social da empresa –, em divulgar e discutir com as participantes as políticas públicas voltadas à construção da igualdade e ao fortalecimento da autonomia da mulher, promovendo para todas o acesso aos direitos sociais, políticos, econômicos, culturais e ambientais.

O primeiro a se apresentar na atividade foi o coordenador de projetos sociais do Movimento Vida Nova de Vila Velha (MOVIVE), Itamarcos Coutinho Pitomba. Ele discutiu a importância da economia solidária, baseada no trabalho associado, na autogestão, na cooperação e na solidariedade para o fortalecimento e valorização da economia local e, consequentemente, para o desenvolvimento da comunidade.

Representando a Prefeitura de Itapemirim, a farmacêutica bioquímica Márcia Garcia da Silva, diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, esclareceu às participantes quais são e como ter acesso aos programas de saúde disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – para as mulheres itapemirinenses. Entre os programas estão o pré-natal, exame preventivo e de mamografia e distribuição de preservativos e anticoncepcionais.

Para encerrar o Seminário, Olindina Serafim Nascimento, integrante da comunidade quilombola Sapé do Norte, de São Mateus (ES), professora, mestre em Educação e subsecretária Estadual de Direitos Humanos, Comunidades Tradicionais e Diversidade Religiosa, apresentou o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. O documento trata das políticas de promoção da igualdade entre mulheres e homens. Durante sua palestra, foram discutidas também as políticas públicas que estão sendo implementadas pelo governo do Espírito Santo para atender e garantir os direitos das comunidades tradicionais do estado, como pescadores artesanais, pomeranos, indígenas, quilombolas, ciganos e comunidades de terreiro.

Para Claudineia Romão Valente, integrante da associação produtiva Águia de Saneantes, o evento mais uma vez superou suas expectativas: "O primeiro Seminário foi muito bom e sabia que este também seria legal. Temos muito pouco conhecimento dos programas que são disponibilizados para a gente pelo poder público. Com o Seminário, passamos a conhecer esses programas e como podemos usá-los. Os palestrantes nos esclareceram também sobre os nossos direitos e o quanto é importante lutarmos por eles. Como disse a Olindina, o poder de decisão sobre nossas vidas deve ser nosso, mas, para isso, é preciso sabedoria, conhecimento, informação e nos movimentar".

A farmacêutica bioquímica Márcia Garcia da Silva apresentou os principais programas disponibilizados pelo SUS para as mulheres do município.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Frederico Simões, nº 153, Ed. Orlando Gomes, sala 1009 – Salvador, Bahia, Brasil. Cep 41.820-774 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br