Capacitação fortalece rede de profissionais de ludotecas  
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Dra. Janete Vaz, proprietária do Laboratório Sabin e fundadora do Instituto Sabin, Rodrigo Ferreira e Lian Siqueira, colaboradores do Instituto Sabin, Ilma Oliveira e Sandra Santos, do IA. Ilma Oliveira em atividade expositiva com o grupo de profissionais das ludotecas. Sandra Costa e Fabio Deboni, do Grupo Sabin, Ilma Oliveira e Sandra Santos, do IA. Grupo troca experiências sobre como utilizam os brinquedos disponibilizados nas ludotecas.

Setenta profissionais de saúde, justiça, segurança pública e educação de vários estados brasileiros participaram de mais uma capacitação do Instituto Aliança sobre garantia de direitos infantojuvenis. Os profissionais atuam no Projeto Ludoteca, do Instituto Sabin, que promove espaços lúdicos para a escuta de crianças e adolescentes vítimas de violência. A capacitação aconteceu na sede da rede de laboratórios Sabin, em Brasília.

Coordenada pela diretora-técnica do Instituto Aliança, Ilma Oliveira, e pela especialista da área de Direitos Humanos do IA, Sandra Santos, com apoio da equipe do Instituto Sabin, a capacitação abordou temas relevantes para a atuação dos profissionais. Foram dois dias de debates sobre conceitos básicos, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema de Garantia de Direitos (SGD), até questões mais atuais como a Violação de Direitos do público infantojuvenil à luz da Lei 13.431/17.



 
Participantes durante a atividade de alinhamento sobre os conceitos básicos do SGD/ECA, com Sandra Santos, do IA.   Profissionais elaboram o fluxo de atendimento de cada ludoteca.

“As atividades destacaram a importância e as várias formas de uso do lúdico no atendimento desse público. Foram momentos muito ricos, em que compartilhamos depoimentos e aprendemos muito também”, destacou Ilma Oliveira, diretora-técnica do IA. O evento contou ainda com atividades em grupo sobre parâmetros, fluxo de atendimento e escuta de crianças e adolescentes em situação de violência.

Para Sandra Costa, uma das fundadoras do Instituto Sabin, capacitações como essa ajudam a fortalecer e qualificar a rede de profissionais de ludotecas: "A gente sabe que o projeto possibilita um espaço lúdico para as crianças se expressarem, mas nada disso é possível sem os profissionais. Acredito que, com esse trabalho, vamos multiplicar essa experiência e ajudar ainda mais essas crianças", afirmou.



 
Representante do Programa de Pesquisa, Assistência e Vigilância à Violência, da Secretaria de Saúde do DF, durante a sistematização do fluxo de atendimento.   Representante do grupo de segurança pública durante a apresentação do fluxo de atendimento de crianças e adolescentes.

O gerente-executivo do Instituto Sabin, Fabio Deboni, destacou que a capacitação foi muito produtiva e cumpriu o objetivo: “De um lado, o Instituto Aliança se colocou à disposição para conhecer com mais profundidade o projeto, a experiência, as contradições, as riquezas. Do outro, mostrou-nos tudo isso de forma aberta, ajudando-nos a redesenhar uma nova caminhada para o próximo ano, para as próximas ludotecas, para podermos atender ainda melhor essas crianças e adolescentes que o projeto ajuda”.

De acordo com a psicóloga Diana Barroso – que está prestes a receber uma ludoteca no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), onde atua, em Manaus (AM) –, a capacitação a ajudou a compreender a metodologia, os princípios e os instrumentos adequados para atender crianças e adolescentes vítimas de violência. Na avaliação de Juliana Marinho Ribeiro, que já atua como psicóloga numa ludoteca em Palmas (TO), a troca de experiências entre os participantes "foi o que ocorreu de mais rico nesses dois dias, pois possibilitou levar muitas coisas novas para o Estado e repensar as atividades e atitudes durante o trabalho".



 
Profissionais do Programa de Pesquisa, Assistência e Vigilância à Violência complementando informações sobre os fluxos nos PAVs, que contam com ludotecas.   Participantes em atividade identificando brinquedos usados nas ludotecas.


Já a chefe do Núcleo de Prevenção e Assistência às Situações de Violência (Nupav) Centro-Sul, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Fernanda Jota, que coordena o trabalho de várias ludotecas no DF, espera que a parceria entre o Instituto Aliança e o Instituto Sabin vá ainda mais além: "Com novos encontros, mais duradouros, com treinamentos sobre metodologias de atendimento, por exemplo”.

Os profissionais foram certificados pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), importante parceira do IA. Os conteúdos que foram compartilhados durante o encontro serão contemplados na sistematização do Projeto Ludotecas, que será realizada pelo IA, como parte da parceria com o Instituto Sabin.

Criado em 2005 pelo Instituto Sabin, o Projeto Ludoteca oferece espaços privilegiados voltados para a escuta de crianças e adolescentes vítimas de violência. As primeiras ludotecas foram instaladas em Brasília. Atualmente, são 76 ludotecas em fóruns, hospitais, delegacias, Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREASs), Institutos Médicos Legais (IMLs), entre outras instituições parceiras, em nove Estados brasileiros.


Parceria Instituto Aliança e Instituto Sabin: Iniciada em janeiro de 2017, a parceria entre os Institutos tem como foco a realização de um evento de formação dos profissionais das ludotecas e o compromisso com a sistematização da rica experiência que é desenvolvida no âmbito do Projeto. Em 2018, está prevista a continuidade da parceria, com ampliação das capacitações dos profissionais.



Grupo de profissionais participantes da capacitação.

Setenta profissionais, de várias áreas e Estados, receberam a certificação da UECE.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br