Instituto Aliança realiza Conferência Magna em seminário sobre primeira infância  
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Onélia Santana fazendo a abertura do evento. Pronunciamento do governador Camilo Santana, saudando os agentes comunitários de saúde. Ilma Oliveira proferindo conferência magna sobre a importância das competências socioemocionais na formação do cuidador.

“Cuidando dos Cuidadores: a Importância das Competências Socioemocionais.” Esse foi o tema da Conferência Magna proferida pela diretora do Instituto Aliança, Ilma Oliveira, durante o Seminário “Compreendendo o Desenvolvimento Infantil”, no dia 26 de setembro. O evento marcou o lançamento estadual do Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil e a abertura do processo de formação dos Agentes Comunitários de Saúde, realizado no âmbito do Programa Mais Infância Ceará. Foi promovido pelo Governo do Estado, por meio do Gabinete da Primeira-Dama e da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde do Estado (Sesa).

O Seminário reuniu no Centro de Eventos do Ceará cerca de 1800 profissionais de saúde dos 184 municípios cearenses, entre agentes comunitários de saúde, coordenadores da Atenção Primária, secretários de Saúde, entre outras autoridades. O seminário teve como objetivo capacitar o público sobre o tema da Primeira Infância, resultado da parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Instituto da Primeira Infância (Iprede). Foram abordados temas relacionados ao Desenvolvimento Infantil, em mesas-redondas voltadas para a discussão de assuntos como “Desenvolvimento do Afeto”; “Desenvolvendo com Saúde”, e “Desenvolvendo com Segurança”.

 

Governador cumprimentando os integrantes da mesa de abertura e parceiros do "Programa Mais Infância Ceará".

  Visão panorâmica do auditório na conferência magna, proferida por Ilma Oliveira.

A cerimônia de abertura contou com a presença do governador do Estado, Camilo Santana, da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, dos secretários estaduais da Saúde, da Educação e do Trabalho e Desenvolvimento Social, além da representação de Organizações Sociais e Internacionais, como o Unicef. O governador destacou a relevância da capacitação dos profissionais de saúde, em especial dos agentes comunitários, pela importância do seu papel social, com presença nas famílias de todo o Estado, sendo o primeiro ator a identificar os problemas sociais enfrentados, em especial na primeira infância.

A primeira-dama ressaltou a inovação do Programa Mais Infância Ceará, como uma ação intersetorial e conjunta com foco na atenção direta às famílias do Estado. A diretora do IA, Ilma Oliveira, provocou em sua conferência uma reflexão sobre a importância do cuidado, enquanto zelo, atenção e cautela e sua relação com a “Saúde” enquanto sinônimo de vida, prática necessária para ser realizada com os cuidadores, em especial dos agentes comunitários de saúde, que, em seu cotidiano, estão submetidos a diversas situações desafiadoras e de violação de direitos. “O trabalho com as cinco grandes dimensões das competências socioemocionais, voltadas para o desenvolvimento da resiliência emocional, da amabilidade, do engajamento com o outro, da abertura ao novo e da autogestão, se faz necessário em cada equipe profissional”, ressaltou Ilma.



Participantes do seminário no auditório do Centro de Eventos do Ceará.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br